Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

Migração Africana e Missão 01/05/2019

Migração Africana e Missão

Este tema sobre a Migração é uma das principais questões políticas polarizadoras em todo mundo e tem até dividido muitos cristãos. Nós da MIAF – Missão para o Interior da África estamos envolvidos com a evangelização de povos africanos não alcançados. Além do desafio no continente africano temos hoje cerca de 140 milhões de africanos vivendo fora de seu continente e estes números continuam crescendo. Hoje os africanos estão por todo mundo e não apenas no interior da África. Muitos deles fazem parte de povos não alcançados pelo Evangelho. No entanto, precisamos refletir o que a Bíblia nos diz a respeito dos imigrantes e refugiados, quais são seus ensinamentos e qual a nossa missão dentro da Diáspora. 

Diáspora é a dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica. Com isto podemos dizer que este assunto acompanha toda nossa história, pois, o povo de Israel se viu na condição de migrante em importantes momentos de sua trajetória, como a estada e fuga do Egito e o cativeiro na Babilônia. Já no Novo Testamento, Jesus e sua família fugiram para uma terra estrangeira, o Egito para escapar da perseguição do rei Herodes. Desde o princípio da igreja primitiva, a propagação do Evangelho estava ligada as redes de migrantes, o início da missão entre os gentios é marcado por movimentos migratórios e refugiados sem nomes em Antioquia conforme Atos 11:19-20. Nos séculos que se seguiram os movimentos de migração foram um elemento fundamental para expansão do Reino de Deus. Nos anos de 1815 a 1914 Deus dispersou mais de 60 milhões de europeus migraram para outras partes do mundo pelos mesmos motivos que os refugiados de hoje. Este movimento trouxe a maior expansão missionária cristã de todos os tempos. Quantas igrejas brasileiras são frutos deste movimento de imigração. Hoje o Senhor esta trazendo imigrantes e refugiados para bem perto de nós, alguns são imigrantes econômicos, outros estão escapando da opressão política de seus países, outros são estudantes, outros são comerciantes e muitos até trabalhadores em empresas internacionais. O fato é que uma grande parte deles está vindo do interior da África. 

Assim, não temos dúvidas que este movimento global de povos, seja provocado por força ou voluntário, estão sob os olhos do Nosso Senhor. A migração não ocorre por acaso, temos a convicção de que Deus esta permitindo o movimento destes povos em todo o mundo, de modo a avançar seu Reino. Tanto a Grande Comissão em Mateus 28:19-20 para “fazer discípulos de todas as nações” quanto a exortação divina de Cristo, “Vocês serão minhas testemunhas” (Atos 1:8), exigem que evangelizemos. Já são milhares de imigrantes e refugiados em nossas cidades e eles continuam chegando. Deus esta nos dando inúmeras oportunidades de acolher, servir e testemunhar o amor de Deus para todos eles, sejam africanos ou não. Com a graça de Deus podemos também consolidar, formar parcerias, comissionar e envia-los de volta para seu povo como missionários para multiplicar o número de discípulos, líderes e igrejas. Assim, a migração continua sendo uma grande oportunidade que Deus esta nos dando para cumprir Sua missão.

Artigos relacionadas