Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

O QUE CELEBRAMOS HOJE? 31/10/2017

O QUE CELEBRAMOS HOJE?

foto: reprodução Google Imagens

Com certeza não é (mesmo que “inocentemente” para muitos) o halloween!

No século 1, Jesus veio ao mundo (como ser humano) para morrer. Veio para pagar o preço (exigido por Deus) que tinha de ser pago para que expiar o pecado, reconciliando ser humano (que é pecador e merecedor do inferno) com Deus. Ao fazer isso, deu ao ser humano a oportunidade de crer nEle como Salvador e Senhor, por causa da Sua morte e ressurreição. Ao crer nessas boas notícias (conhecido como Evangelho) o homem é “religado” a Deus, e ainda que morra nesta vida, viverá a eternidade com Ele.

Os séculos se passaram, e apesar da feroz perseguição romana, o cristianismo continuou se espalhando por causa do Evangelho. Mas na oficialização do cristianismo, no século 4 a fé cristã começou a ser diluída. Costumes pagãos (adoração a imagens, oração pelos mortos, etc.) começaram a adentrar os locais de culto a Deus tornando turva uma água que antes era límpida. A partir disso o Evangelho passa a ser algo que depende muito mais da ação humana do que da ação de Deus.
Poder e riqueza tomaram conta da mente daqueles que deveriam pastorear o povo. À medida que os séculos passaram, durante a idade média, ao invés de pregar o Evangelho através do ensino da Bíblia (Palavra de Deus), o clero só se importou com o próprio umbigo. Por um milênio escuridão espiritual pairou sobre o mundo, momento esse da história que ficou conhecido como “Idade das Trevas”.

Nos séculos 12 a 15, ainda em meio à trevas espirituais, alguns homens enxergaram o Evangelho na Palavra de Deus. Eles se levantaram e “brigaram” pela propagação das boas notícias que podem salvar o homem do inferno. Eles viram que a Verdade estava sendo ocultada em troca da ganância e poder controlador sobre o povo que padecia do analfabetismo espiritual. Esses homens lutaram e deram a própria vida para que o Evangelho fosse propagado. O que eles fizeram, preparou o terreno para aquilo que haveria de vir em seguida.

No final do século 15 (em 1483) nasce Martinho Lutero em Eisleben, na Alemanha. Lutero estudou, se formou na faculdade e em 1505 concluiu seu mestrado em artes, ingressando 4 meses depois no curso de direito. Mas Deus (o Senhor Soberano sobre todas as coisas) tinha algo diferente para Lutero, direcionando-o para estudar a Bíblia na casa agostiniana de Wittenberg. Em 1509 Lutero se forma como bacharel em teologia e em 1512 adquire seu doutorado.

Mesmo sendo um monge muito piedoso, Lutero não tinha paz quanto à salvação e o perdão de seus pecados (algo que o atribulava a anos). Ele então começa a lecionar (na Universidade de Wittenberg) alguns livros da Bíblia; Salmos, Romanos, Gálatas e Hebreus. Ao fazer-lo, algo lhe chamou a atenção, “… o justo viverá pela fé”. Isso foi contrastado com as indulgências, gananciosamente comercializadas pela igreja. Lutero viu que elas não tinham respaldo no Evangelho descrito na Palavra de Deus. E foi diante desse constraste, vendo que “o verdadeiro tesouro da Igreja é o santo Evangelho da glória e da graça de Deus” (tese 62), que Lutero escreve 95 teses sobre as indulgências.

A exatos (hoje, 31 de Outubro de 1517) 500 anos, Lutero afixou essas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, protestando contra a mentira da “salvação da alma por obras humanas”. A partir desse protesto, o Evangelho volta a ser enfatizado como o único caminho do homem até Deus. Lutero viu que era possível conhecer a Bíblia e não conhecer o Evangelho (caso do clero por centenas de anos), mas viu que era impossível conhecer o Evangelho sem conhecer a Bíblia (seu próprio caso).

Lutero se dedicou a ensinar e pregar a Palavra de Deus, ensinando que a justiça de Deus nos justifica pela fé nEle através da Sua graça. Isso fez com que Martinho fosse ameaçado de morte, mas não fez com que ele parasse de falar do Evangelho, “… que é o poder de Deus para todo aquele que crê”. Esse foi o início do que hoje comemoramos “500 anos da Reforma Protestante”.

Esse homem foi a favor do que a Palavra de Deus prega (Sola Scriptura). Entendeu, lendo a Palavra de Deus, que a salvação do homem é dada por Deus pela graça (Sola Gratia), e isso acontece por meio da fé (Sola Fide), não é por obras ou por merecimento humano. Essa fé que salva tem que ser depositada na obra redentora de Cristo (Solus Christus) na cruz por nós pecadores, e porque isso não vem de nós a glória é apenas e unicamente de Deus (Soli Deo Gloria).

Isso é o que comemoramos hoje, o Evangelho que voltou à luz. Feliz 500 anos da Reforma protestante!

obs: sob a Lei nº 13.246 (desde o dia 12 de Janeiro de 2016) o dia 31 de Outubro no Brasil é oficialmente o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.


Autor: Pr. Leandro Pasquini

Fonte: Pr. Leandro Pasquini

Artigos relacionadas