Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

Programa de Treinamento em Alfabetização 05/04/2017

Programa de Treinamento em Alfabetização

“Ensinando a ler e escrever: Alfabetização como uma oportunidade para Evangelismo e desenvolvimento comunitário entre o Povo Bara”.

Ler e escrever são básicos para o desenvolvimento comunitário. É muito difícil uma sociedade se desenvolver sem saber ler e escrever. Obviamente, compreendemos que apenas o estudo, não muda a vida das pessoas. Mas é em Jesus e através dEle que há uma real transformação.

Entretanto, por causa do passado sombrio do cristianismo entre o povo Bara, tem-se tornado muito difícil pregar o Evangelho. Missionários, evangelistas, pastores e cristãos, têm dificuldade de completar a tarefa de compartilhar as Boas Novas de Jesus. Eles precisam encontrar novas maneiras/estratégias para aproximar do povo e quebrar as barreiras e o preconceito do passado.

Uma dessas estratégias é o Programa de Alfabetização.
Segundo uma pesquisa realizada pela Wyclife Mission Associated, 77% dos Baras não sabem ler nem escrever. Por causa da cultura e tradições, eles permaneceram longe das escolas. Contudo, as necessidades presentes e mudanças no cenário global, fizeram com que essa etnia abrisse portas para receber ajuda.
Há uma grande porta para a alfabetização. Uma porta que podemos usar como estratégia de aproximação para compartilhar o Evangelho de Jesus.

Nossa meta como o Programa de Alfabetização, é treinar pessoas chaves - evangelistas, pastores e todos que se interessarem em levar Evangelho de Jesus ao povo Bara, oferecendo ferramentas para ensinar ler e escrever através da Bíblia, assim como estratégias de evangelismo.

I Treinamento em Alfabetização
Nosso primeiro programa de Treinamento em Alfabetização ocorreu dia 1 de Abril de 2017.
Tivemos 18 Evangelistas da Igreja Luterana Malagasy, que trabalham em vilas Baras e um Bara convertido a Jesus, Jauna. Enquanto muitos comemoravam o dia da mentira aqui na vila, trabalhávamos para que a Verdade do Evangelho pudesse ser exposta de forma fiel e como estratégia de a aproximação que abençoasse o povo Bara.
Durante todo o sábado, três professoras Baras, cristãs fiéis a Jesus, ensinaram as técnicas de alfabetização. Os participantes tiveram aulas práticas, o que ajudou a visualizar a parte teórica. Também distribuímos material para trabalho e o livro de alfabetização: Feliz em Aprender a Ler (Sambatra Mahavaaky teny).
Todos os participantes foram constantemente desafiados a depender de Cristo para o trabalho de alfabetização, se esforçar ao máximo e usar a Bíblia como ferramenta de leitura.

Bendito seja o Senhor Jesus, o Senhor da Seara. É Ele que deseja ver os povos redimidos. Louvamos a Deus pela oportunidade de servi-Lo entre o Povo Bara.

Obrigado a todos que apoiam o Projeto Madagascar. Que Deus os abençoe.



* Todas as fotos foram feitas pela Família Basso. Para ver mais, clique aqui ou acompanhe-os pelo Facebook.

Fonte: Família Basso

Artigos relacionadas