Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

Vida e Trabalho em Missão 24/01/2020

Vida e Trabalho em Missão

Por Paulo Feniman*

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Cor 10.31

Ainda que conheçamos bem o versículo acima e o afirmemos em nossa caminhada cristã, temos muitas dificuldades quando o assunto é nosso trabalho e/ou profissão. Estamos inseridos numa cultura cristã onde vivenciamos uma dicotomia entre nossas profissões e nosso testemunho cristão. O cristianismo é uma das únicas religiões que enfrenta dificuldades com a integração da vida religiosa vs. “vida secular”.

Como podemos integrar nossa fé com nosso trabalho?
Hoje em dia um dos movimentos que mais crescem no mundo é o BAM – Business as Mission, ou Negócio em Missões, onde profissionais das mais diversas áreas têm a oportunidade de compartilhar o evangelho enquanto desenvolvem relacionamentos através de suas profissões. BAM hoje tem se tornado extremamente eficiente especialmente se considerarmos que os lugares que nos restam alcançar se tratam de países e ou regiões com muitas restrições ao trabalho missionário tradicional.
Negócios são um meio pelo qual o evangelho tem sido pregado, nós temos buscado ensinar alguns princípios importantes que valem não só para contextos transculturais mas também para nossa Jerusalém. 

Relacionamentos e Confiança
Um dos princípios fundamentais para compartilhar o evangelho em nosso ambiente de trabalho é desenvolver confiança.
Abordá-los diretamente com a pregação sem um ambiente de confiança provavelmente não trará bons resultados, no entanto, se você tiver tempo para conhecê-los e desenvolver confiança, a porta estará sempre aberta para o compartilhar do evangelho.
Através de relacionamentos e situações cotidianas, você terá oportunidades de mostrar como Cristo pode fazer a diferença.

O cristianismo é uma das únicas religiões que enfrenta dificuldades com a integração da vida religiosa vs. “vida secular”.

Seja intencional
Nos campos transculturais sempre ouvimos histórias de missionários envolvidos em BAM que ao longo da caminhada perderam o foco de ministério. Um fator importante para combater isso é ser intencional na tarefa de pregação do evangelho.
Ore ao Pai pelas oportunidades de compartilhar em seu local de trabalho. Procure oportunidades de compartilhar as verdades do evangelho durante seu dia de trabalho.

Faça disso uma normalidade
Se, desde o início, você fizer da sua caminhada com Jesus uma parte normal de sua vida, as pessoas verão que isso é "quem você é".
Falar sobre o que você leu na palavra a cada dia ou orar por problemas são maneiras fáceis de incorporar sua fé em sua vida profissional.
Eu acredito que devemos estar vivendo Jesus sempre! Não podemos fazer negócios e ministério separadamente... nossas vidas precisam sempre proclamar e refletir a Cristo. Faça do seu relacionamento com Ele a parte mais importante da sua vida.
Precisamos manter em nossas mentes o fato de que precisamos proclamar o Evangelho em todo tempo, e nosso trabalho e profissão são uma excelente ferramenta para isso !
Busque o Senhor por oportunidades específicas para falar do amor de Jesus.

*Baseado no site BamEdu.com


Imagem: Marvin Meyer on Unsplash

Artigos relacionadas