Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

República Centro-Africana: França abre nova investigação por abusos sexuais de militares 04/04/2016

República Centro-Africana: França abre nova investigação por abusos sexuais de militares

A ONU referiu-se na semana passada dos abusos sexuais.

O Ministério Público recebeu do ministério da Defesa uma denúncia das Nações Unidas, que suspeita que podem ter ocorrido situações de exploração e abusos sexuais entre 2013 e 2015 em Dekoa (leste) envolvendo militares franceses.

Segundo a fonte, a ONU não forneceu detalhes a respeito do número de vítimas, sua idade ou a quantidade de militares envolvidos.

Na semana passada, a ONU revelou que havia recebido informações segundo as quais soldados franceses teriam forçado em 2014 jovens a ter relações sexuais com animais em troca de dinheiro.

Funcionários da ONU puderam receber os testemunhos de 108 supostas vítimas de abusos sexuais, "na sua grande maioria" menores de idade, indicou na semana passada o porta-voz da organização, Stéphane Dujarric.

Além de soldados franceses, uma centena de acusações envolvem os contingentes do Burundi e do Gabão da Missão da ONU na República Centro-Africana (Minusca).

Na França já estão em andamento duas investigações judiciais sobre várias acusações de estupro feitas por menores centro-africanos contra soldados franceses.

Fonte: Angola Press