Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

Violência faz OIM suspender trabalhos humanitários em região do Sudão do Sul 14/02/2017

Violência faz OIM suspender trabalhos humanitários em região do Sudão do Sul

Combates foram retomados na semana passada na cidade localizada no estado do Alto Nilo, no norte do país.

A Oganização Internacional para Migrações (OIM) no Sudão do Sul anunciouno dia 01/02/2017  a suspensão de seus trabalhos humanitários em Wau Shilluk, por conta do reinício dos confrontos armados entre forças do governo e oposição.

Conforme a organização, os combates foram retomados na semana passada na cidade localizada no estado do Alto Nilo, no norte do país, o que impediu à OIM de registrar 3 mil pessoas que precisam urgentemente de ajuda humanitária. A OIM, que retirou 14 de seus funcionários da região, afirmou que os civis "sofrerão muito" pela suspensão das ajudas no local.
Os combates entre as forças governamentais do presidente Salva Kiir e a oposição, leal ao ex-vice-presidente Riek Machar, voltaram a acontecer em Wau Shilluk em 27 de janeiro e prosseguem em diferentes áreas do estado, segundo a OIM.

Aproximadamente, 33 mil cidadãos de Wau Shilluk, dominada pelas forças da oposição armada, fugiram para Malakal, a capital do Alto Nilo, desde que a guerra entre as duas partes começou, em dezembro de 2013.
As forças opositoras controlam a maior parte dos territórios do oeste do Alto Nilo e são especialmente fortes nas áreas próximas à fronteira com o Sudão.

Fonte: G1

Notícias relacionadas