30/11/2019

"... Anunciem a Sua grandeza e contem às nações as coisas que Ele fez"

Pemba, 28 de Novembro de 2019 

Agradeçam a Deus, o Senhor, anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele, falem dos seus atos maravilhosos; Deem graças ao Senhor porque ele é bom, e o seu amor dura para sempre. I Crônicas 16:8-9,34


Queridos amigos e parceiros,

Esperamos que você esteja bem, relembrando que o Senhor é bom e o Seu amor dura para sempre. Como temos provado da bondade e do amor de Deus constantemente em tudo que temos vivido nestes primeiros meses.

Graças a Deus já estamos de volta a Pemba após algumas semanas de treinamento no Quênia para todos missionários da AIM/MIAF que vão servir em terras Africanas. O treinamento foi bem positivo e cobriu vários aspectos muito importantes para o desenvolvimento do ministério, como cultura e cosmo visão africana, batalha espiritual, Islamismo, segurança, como manter sua saúde física, espiritual e emocional no campo, assim como dicas de aprendizado para aquisição de uma nova língua, entre outros assuntos.

É muito bom estar de volta em casa e poder dar continuidade na construção dos relacionamentos iniciados com o povo local, o processo de aprendizagem da língua Kimwani, perceber o carinho de alguns vizinhos para com a nossa família e portas abertas de novos relacionamentos com outros Mwanis.

Alguns dias depois que chegamos, fomos surpreendidos pela visita de um Mwani chamado "W" com pouco tempo de conversão. Foi bem interessante como ele chegou até nós. No ano passado "W" teve contato com um missionário que há muito tempo serviu entre os Mwanis. Este missionário estava saindo de Pemba, mas compartilhou que duas novas famílias missionárias estariam chegando em Pemba, e pediu para "W" procurar estas famílias (um delas era a nossa). Por conta de uma limitação física nem sempre ele consegue frequentar uma igreja local, mas neste dia específico ele ficou determinando que queria nos encontrar para estudar mais da Bíblia. Já tinha um tempo que ele desejava nos encontrar, e após perguntar para algumas pessoas qual a região onde moramos, e depois checando com nossos vizinhos, "W" nos encontrou. Foi um tempo muito especial onde ele compartilhou um pouco da sua história e estava muito desejoso de ouvir da palavra de Deus. Compartilhamos um pouco das escrituras e oramos juntos. Anunciamos pra ele que conhecíamos 3 Mwanis que são cristãos há um bom tempo. Ele ficou feliz de ouvir esta notícia e que gostaria muito de conhece-los. Uau, Deus é Deus e faz coisas surpreendentes que alegram nosso coração.


Uma de nossas vizinhas que é Mwani, após nosso retorno se mostrou mais aberta para iniciarmos uma amizade, e que alegria ter ela em nossa casa pela primeira vez. Compartilhamos muitas conversas, risadas e aprendizados. Esse primeiro momento nos rendeu um segundo encontro na casa dela, com ela preparando uma comida tipica para nós e nos ensinando como preparar em nossa casa. Não foi só um almoço, foi uma porta de aprendizado. De tantas coisas que pude aprender naquela manhã o que me encantou: o coração dela. Ela estava feliz em nos receber, ela se sentiu honrada e capaz por poder nos ensinar sobre a cultura, língua e em cada uma de suas atitudes só se via o amor. Já tivemos outros momentos que compartilhamos conversas. Peço para que o Senhor cultive esse relacionamento e nos ajude em cada atitude para que o nome de Jesus possa ser glorificado.

Outro momento marcante para nós foi com a professora de língua, ela é muçulmana e estava tomando um café em nossa casa junto com um outro Mwani bem próximo nosso, e ela perguntou abertamente se eu (Bruna) acreditava no poder do nome de Jesus. Foi muito bom poder compartilhar que cremos no poder do nome de Jesus que está acima de todo o nome.


Neste último mês tivemos que dar até logo para uma das famílias missionárias de nosso time. Uma família muito querida que nos ajudou muito na chegada e foi muito presente. Parece que esta vida missionária é recheada de idas e vindas, e de algumas despedidas. Por questões familiares eles tiveram que retornar ao Brasil. Como time iremos sentir muito a falta deles, foram uma família para nós em Pemba. Mas temos a certeza que o Senhor em sua soberania tem o controle de todas as coisas, e que o legado e testemunho que eles deixaram aqui vai permanecer e resultar em vidas salvas. "Nunes", Jesus os acompanhe e sustente sempre.

E em meio a tantas coisas boas que vivemos, pequenas oportunidades que Deus tem nos permitido viver e testificar nossa fé, também tivemos algumas dificuldades como família. Malu apresentou um outro quadro viral quando retornamos do Quênia com muita febre e tosse. Mas pela graça de Deus ela já está bem! Vinicius passou mal em uma madrugada e teve que ser hospitalizado e foi diagnosticado com Febre Tifoide. Ele também já está bem e finalizando o tratamento da doença.

As dificuldades que poderíamos colocar aqui como saúde, casa, segurança, só nos fazem olhar cada vez mais para a cruz de Cristo, pois Ele fez o maior ato de amor por nós. Todas as coisas nos aproximam Dele e nos fazem entender o porque Ele nos trouxe aqui.

Em nossa última carta compartilhamos como pedido de oração a aquisição de um carro. Não compramos um carro, mas fomos muito abençoados através de uma missionária muito querida nossa que serve na região central de Moçambique. Ela tem um carro que algum tempo estava parado, e gentilmente nos emprestou seu carro para que pudéssemos usar, especialmente com criança pequena no calor de Pemba. O carro chegou para nós alguns dias após nosso retorno do Quênia. Deus responde as orações, não da maneira que pensamos mas do jeito Dele. Algum tempo antes de viajarmos para o Quênia, a Malu nos momentos de oração vinha pedindo ao Pai do céu um carro ("Pai do céu, carro Malu"). Uau, na simplicidade de suas orações e diante das nossas necessidades de locomoção, Deus foi gracioso e mandou um carro para nossa família usar. Só temos que agradecer por Sua bondade para conosco e o coração cheio de amor da missionária para com a nossa família.

Só podemos agradecer pelo imenso amor de Deus e pelo cuidado de sempre de amigos, irmãos, igrejas e familiares sustentando a corda ai do outro lado do oceano. Seu apoio tem sido fundamental para que prossigamos conforme a soberana vontade do Senhor.

Motivos de Louvor
  • Recuperação da saúde da Malu e Vinicius.
  • Por novos parceiros que se juntaram a nós.
  • Pelo treinamento no Quênia e retorno a Pemba.
  • Pelo incrível apoio da equipe em Pemba durante esses primeiros meses.
  • Pelos relacionamentos sendo construídos com o povo local, especialmente na vizinhança.
  • Pelo carro disponível para se locomover, especialmente com criança pequena no calor de Pemba.

Motivos de Oração
  • Por proteção e boa saúde.
  • Pelo processo de aprendizagem da língua Kimwani.
  • Cuidado e sustento do Senhor para com o nosso time.
  • Portas abertas na construção de novos relacionamentos entre o povo Mwani.
  • Por sabedoria e graça de Deus no desenvolvimento do ministério entre o povo Mwani.


Com gratidão,

Em Cristo,

Vinicius, Bruna e Malu
Família Ramos Silva


Deseja fazer parte de nosso ministério em oração ou apoiando financeiramente? 

Clique nos links abaixo para se tornar um parceiro ou efetuar ofertas on-line.

Ofertas Online - R$ 30 reais
Ofertas Online - R$ 50 reais
Ofertas Online - R$ 100 reais
Ofertas Online - Outros

Avatar
Publicado por André Metz