30/11/2019

"... Anunciem a Sua grandeza e contem às nações as coisas que Ele fez"

Pemba, 28 de Novembro de 2019 

Agradeçam a Deus, o Senhor, anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele, falem dos seus atos maravilhosos; Deem graças ao Senhor porque ele é bom, e o seu amor dura para sempre. I Crônicas 16:8-9,34


Queridos amigos e parceiros,

Esperamos que você esteja bem, relembrando que o Senhor é bom e o Seu amor dura para sempre. Como temos provado da bondade e do amor de Deus constantemente em tudo que temos vivido nestes primeiros meses.

Graças a Deus já estamos de volta a Pemba após algumas semanas de treinamento no Quênia para todos missionários da AIM/MIAF que vão servir em terras Africanas. O treinamento foi bem positivo e cobriu vários aspectos muito importantes para o desenvolvimento do ministério, como cultura e cosmo visão africana, batalha espiritual, Islamismo, segurança, como manter sua saúde física, espiritual e emocional no campo, assim como dicas de aprendizado para aquisição de uma nova língua, entre outros assuntos.

É muito bom estar de volta em casa e poder dar continuidade na construção dos relacionamentos iniciados com o povo local, o processo de aprendizagem da língua Kimwani, perceber o carinho de alguns vizinhos para com a nossa família e portas abertas de novos relacionamentos com outros Mwanis.

Alguns dias depois que chegamos, fomos surpreendidos pela visita de um Mwani chamado "W" com pouco tempo de conversão. Foi bem interessante como ele chegou até nós. No ano passado "W" teve contato com um missionário que há muito tempo serviu entre os Mwanis. Este missionário estava saindo de Pemba, mas compartilhou que duas novas famílias missionárias estariam chegando em Pemba, e pediu para "W" procurar estas famílias (um delas era a nossa). Por conta de uma limitação física nem sempre ele consegue frequentar uma igreja local, mas neste dia específico ele ficou determinando que queria nos encontrar para estudar mais da Bíblia. Já tinha um tempo que ele desejava nos encontrar, e após perguntar para algumas pessoas qual a região onde moramos, e depois checando com nossos vizinhos, "W" nos encontrou. Foi um tempo muito especial onde ele compartilhou um pouco da sua história e estava muito desejoso de ouvir da palavra de Deus. Compartilhamos um pouco das escrituras e oramos juntos. Anunciamos pra ele que conhecíamos 3 Mwanis que são cristãos há um bom tempo. Ele ficou feliz de ouvir esta notícia e que gostaria muito de conhece-los. Uau, Deus é Deus e faz coisas surpreendentes que alegram nosso coração.


Uma de nossas vizinhas que é Mwani, após nosso retorno se mostrou mais aberta para iniciarmos uma amizade, e que alegria ter ela em nossa casa pela primeira vez. Compartilhamos muitas conversas, risadas e aprendizados. Esse primeiro momento nos rendeu um segundo encontro na casa dela, com ela preparando uma comida tipica para nós e nos ensinando como preparar em nossa casa. Não foi só um almoço, foi uma porta de aprendizado. De tantas coisas que pude aprender naquela manhã o que me encantou: o coração dela. Ela estava feliz em nos receber, ela se sentiu honrada e capaz por poder nos ensinar sobre a cultura, língua e em cada uma de suas atitudes só se via o amor. Já tivemos outros momentos que compartilhamos conversas. Peço para que o Senhor cultive esse relacionamento e nos ajude em cada atitude para que o nome de Jesus possa ser glorificado.

Outro momento marcante para nós foi com a professora de língua, ela é muçulmana e estava tomando um café em nossa casa junto com um outro Mwani bem próximo nosso, e ela perguntou abertamente se eu (Bruna) acreditava no poder do nome de Jesus. Foi muito bom poder compartilhar que cremos no poder do nome de Jesus que está acima de todo o nome.