03/03/2020

Alegrai-vos no Senhor.

Família Basso
Servindo a Cristo entre o povo Bara

“...no mais irmãos meus, alegrai-vos no Senhor...” (Filip. 4:4).

Talvez alguém pergunte: Alegrar-se em que? Vivemos em um mundo tão hostil, mau, desigual; por qual motivo devo me alegrar? A única resposta plausível, na vida de um cristão certamente será: JESUS CRISTO! Ele é o motivo da nossa mais profunda alegria e satisfação. E essa foi a recomendação de Paulo à Igreja de Filipense.

Queridos irmãos, nunca podemos esquecer que Jesus foi exposto ao sofrimento humano de uma forma que ninguém jamais experimentou ou irá experimentar. Foi escarnecido, injustiçado,  perseguido, espancado, morto; sobre ele pesou a ira de um Deus Santo e Justo, contra todos os nossos pecados que foram imputados NEle,  pois Ele mesmo não tinha pecados e mesmo assim, alegrou-se.

O Autor da carta aos Hebreus nos diz que, "...por causa da alegria que estava proposta, suportou a afronta dos pecadores." Amados irmãos, mesmo em face de todas as coisas horrendas que enfrentou, Jesus alegrou-se, pois sabia da esperança que lhe estava proposta. 

Assim também nós, à semelhança do nosso Redentor, podemos nos alegrar em meio as nossas lutas. Claramente, ao completar a obra redentora na cruz, Cristo nos deu inúmeros motivos para nos alegrarmos. 

Podemos nos alegrar porque o Senhor é bom, e a sua misericórdia dura para sempre; porque estávamos condenados e ele nos resgatou; porque seu amor não muda; porque o sangue de Jesus nos purificou de todo pecado e agora já não há mais condenação; porque o Senhor está sempre conosco e por meio dele fomos reconciliados, adotados, santificados e ainda, podemos nos alegrar porque sua provisão sempre chegará no momento certo; porque Ele prometeu nos sustentar pela força do seu poder; porque o Senhor vai a nossa frente e nos mostra o caminho em que devemos andar; porque nosso trabalho nunca será vão, e finalmente, mas não o último motivo,  porque Ele virá para nos buscar e viveremos para sempre com Ele. 

Certamente há muito mais. Portanto, alegre-se! Não deixe as lutas do dia a dia o abaterem ou desviarem o foco do seu olhar que deve estar totalmente em Jesus. Alegre-se no Senhor, pois nEle há esperança.


Sobre nós
Todos estamos bem, embora Benício estivesse com uma inflamação de garganta, mas já passa bem. Podemos dizer que a "culpa" foi de uma maravilhosa chuva após 6 meses de seca. Com relação aos estudos, Jana tem feito muito esforço para ensiná-lo e temos visto certo progresso (embora, ele pense que Jana está brincando de professora e aluno). Ele já é quase fluente na língua local – o que nos surpreende e nos alegra muito. Está super adaptado, quase um Bara brasileiro, já começou até a pedir arroz para o café da manhã – como um bom Bara e começou seus primeiros passos na leitura. 

Timóteo também está bem, adaptado e saudável. Ainda não fala muitas coisas, pois tem sido exposto a duas línguas (o português e o Bara e, às vezes, ao inglês). Já aprendeu a falar “ága” que quer dizer água, “popo” que ma verdade é Popona – nome do nosso guarda, entre outras. No fim das contas, ele vai falar!