21/01/2020

Alegrem-se na esperança...

Pemba, 8 Janeiro de 2020

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração”. Romanos 12:12


Queridos parceiros de caminhada,

É com alegria e gratidão em nosso coração que queremos saldar vocês nesse início de ano e dizer que somos gratos por tudo o que o Senhor tem nos permitido viver aqui em Pemba. Esse versículo representa bem um pouco do nosso último mês de 2019.

Nossas aulas de Kimwani estão acontecendo semanalmente, e é desafiador aprender uma outra língua, mas sabemos que com a graça de Deus vamos conseguir. Fazer isso na comunidade também tem tornado nosso desafio mais suave.

Em nosso último encontro do ano com nossos irmãos Mwanis fomos bastante encorajados com suas histórias e o que Deus tem feito também através deles na comunidade local. Um deles, irmão "S", tem sofrido bastante pressão por parte da família por ser cristão e permanecer firme na fé. Por favor, ore conosco por ele para que continue perseverante na fé e que seus parentes possam ser alcançados pelo amor de Jesus.

Vinicius teve o privilégio pela primeira vez de ministrar a palavra do Senhor na igreja local o qual temos congregado. A igreja tem nos recebido com muito carinho e convidou Vinicius para trazer uma reflexão durante o período de preparativos das festividades do natal. Foi uma oportunidade muito boa de relembrar o nascimento de nosso Salvador e encorajar os irmãos a deixar a luz de Cristo brilhar a todos ao nosso redor.


Em meados de Dezembro passamos por uma situação desconfortante com a polícia de trânsito. Fomos parados para uma inspeção e uma das situações enquadras foi que Vinicius já era residente e deveria estar utilizando a permissão de dirigir Moçambicana e não mais a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Porem a percepção que tivemos era que o policial queria tirar vantagem de nós, pois ele tinha retido a PID e o documento do carro, aplicado uma multa extremamente alta e só iria devolver os documentos após pagamento da multa. Foi uma situação bem desconfortante, especialmente com a retenção dos documentos, e sem termos recursos sobrando, efetuamos o pagamento e recuperamos os documentos no Departamento de trânsito. Conforme o código de trânsito e o acordo entre Brasil e Moçambique temos direito de dirigir usando a PID por até 180 dias, e o artigo que ele tinha nos enquadrado era como se Vinicius fosse um motorista remunerado sem permissão para dirigir. A orientação de amigos, vizinhos e missionários é que deveríamos retornar ao Departamento de trânsito para reaver a multa. Em nosso coração só queríamos que a situação fosse tratada com justiça e sem tirar proveito porque somos estrangeiros. Depois de um dia bem difícil e de dor, entregando a situação perante Deus, retornarmos ao Departamento de transito no outro dia e a situação foi revista e eles reconheceram que o agente tinha agido arbitrariamente conforme o código de trânsito, desconsideram e efetuaram a devolução do dinheiro da multa relacionado a permissão para dirigir. Louvado seja Deus por pelejar por nós e por terem reconhecido a situação injusta. 

Dezembro foi um mês desafiador com algumas situações que passamos mas também com os preparativos para o Natal. Em nosso planejamento para o Natal não tínhamos os recursos suficientes para recepcionar todas as famílias convidadas e fazer um momento especial com as crianças de nossa rua, mas colocamos diante do Senhor em oração. Começamos a orar, planejar o natal e duas pessoas que tem caminhado com a nossa família se colocaram a disposição para nos ajudar na organização do Natal conforme o contexto local. Recebemos um presente para usar no nosso Natal e entendemos que era o Senhor nos dando os recursos que faltavam. Para nossa família era importante esse momento para falar abertamente de Jesus aos nossos vizinhos.

Tivemos dois momentos em nossa casa para celebrar o Natal: No dia 24 fizemos uma ceia com 3 famílias e suas crianças em nossa casa. Foi uma benção celebrar o Natal e poder falar abertamente sobre Jesus. No dia 25 fizemos um café da manha para as crianças com bolo e suco. Cantamos, contamos uma história sobre o nascimento de Jesus e oramos juntos. Tínhamos no quintal de nossa casa em torno de 40 crianças, e nenhuma delas sabia o motivo de celebrarmos o verdadeiro sentido do Natal. Para nossa família foi um tempo precioso, pois declaramos abertamente para nossos vizinhos que somos cristãos e pudemos compartilhar o pouco que tínhamos com eles. Foi especial!





Logo após o Natal, nossa cidade sofreu bastante com chuvas fortes e uma tempestade tropical. Alguns vizinhos perderam suas casas ou tiveram as casas severamente afetadas, inclusive a nossa casa também foi bem afetada!! Nosso telhado ainda não tem forro, e a impressão que nós tínhamos é de que o telhado iria embora com a chuva e com os ventos.

Depois de 3 dias intensos de chuvas, duas vizinhas chegaram em nossa casa para ajudar voluntariamente, e eu (Bruna) pensei que incrível isso!! Eu não estava sozinha!! Eu não estou sozinha!! E confesso que a ajuda delas foi muito bem vinda, pois minha casa precisava de muito trabalho. Louvamos a Deus que em meio a tudo isso, contamos com o apoio de amigos locais para ajudar a conter a chuva dentro de casa e dias depois o esposo da dona da casa foi ver a situação e se mostrou muito aberto para dar um solução na estrutura e no telhado da casa.

Depois de um período de viagens, nossos lideres estão de volta em Pemba e nos alegramos muito com isso! Nosso time recebeu de oferta algumas bíblias em áudio no dialeto local (kimwani)  que foi compartilhada com nossa equipe.

Uma das mulheres que tem caminhado comigo (Bruna) que é Mwani, ouviu a bíblia na minha casa e pediu uma para ela. Alguns dias depois ela me fez perguntas bem concretas sobre o que ela estava ouvindo na bíblia e compartilhou que o marido dela também tem ouvido com ela. Sabemos que esse é um longo processo, mas temos caminhado com essa Mama e sua família. Oramos ao Senhor para que no tempo oportuno Deus venha semear no coração dela, e que a verdade da palavra de Deus que é viva traga libertação.

Tivemos dias de muitos desafios, mas também temos tido muitas oportunidades de nos relacionar, aprender, ensinar, amar, orar e viver Jesus. Pedimos e oramos para que o Senhor nos conduza no que Ele tem sonhado para nossa casa, família e para o povo Mwani.

Louvamos a Deus por sua vida, por seu amor por Jesus dedicando sua vida e seus esforços junto conosco para que Cristo seja conhecido entre o povo Africano. Muito obrigado por todo suporte espiritual, financeiro e emocional para que sigamos adiante conforme os planos do Senhor pra nós aqui em Pemba.

Motivos de Oração
  • Por forças renovadas a cada manhã;
  • Por saúde física, espiritual e emocional;
  • Pelos relacionamentos sendo construídos com povo local;
  • Processo continuo de aprendizagem da língua Kimwani e cultura local;
  • Boas novas oportunidades de compartilhar da graça e amor de Jesus com os vizinhos;


Com carinho,
Em Cristo,

Vinicius, Bruna e Malu
Família Ramos Silva

Deseja fazer parte de nosso ministério em oração ou apoiando financeiramente? Clique aqui.

Você também pode clicar abaixo para se tornar um parceiro ou efetuar ofertas on-line.

Ofertas Online - R$ 30 reais
Ofertas Online - R$ 50 reais
Ofertas Online - R$ 100 reais
Ofertas Online - Outros


Avatar
Publicado por André Metz