18/07/2017

Bíblias, histórias e blusas quentinhas para quem vive nas montanhas!

Betroka, 13 de julho 2017

"…pois a vós não foi concedido somente o crer em Cristo, mas também o sofrer por causa dEle..” ( Filipenses 1:29)

Estávamos voltando para nossa casa em Betroka, após alguns dias na capital de Madagascar, Antananarivo, quando ouvi uma música que dizia mais ou menos assim:  “…E se Sua cura vier através da dor? e se Suas bênçãos descerem apenas como gotas de chuva? Eu sei, que apesar disso, apesar dos sofrimentos dessa vida, Sua misericórdia estará lá, nos céus..” "… pois aqui ainda não é o nosso lar…”(Laura Story)

Queridos irmãos, enquanto em muitos lugares o evangelho tornou-se uma “grande - corrida - enlouquecida - pelas -bênçãos - do - Eterno” e alguns, porque não “conquistaram o que querem ” abandonam a fé, essa letra de música nos faz pensar se realmente vivemos por fé. A questão, não é se Deus vai ou não nos abençoar, mas sim, se deixaremos de seguir a Cristo por causa do sofrimento ou porque as Suas bênçãos não vieram da maneira como gostaríamos.
Deixaremos de amá-Lo porque não recebemos o que pedimos? Certamente que não! Os verdadeiros discípulos, seguem o Seu mestre aonde Ele for. E onde Ele está, ali estará eles. Na escola da vida, aprenderam a negar a si mesmo, tomar a cruz diariamente e segui-Lo.

Uma coisa é certa, “dias de angustias” virão; seja por causa do pecado, por provações, antagonismo mundano à nossa fé ou investidas do diabo. Todavia, eles não podem ofuscar a glória de Deus e o esplendor da Sua majestade, mesmo porque, a tristeza pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. O Senhor não se esqueceu de nós. Sua misericórdia, amor e justiça ainda são o estandarte da Sua glória, e no tempo certo Ele agirá.

Precisamos aprender com o profeta Habacuque que afirmou, em meio ao sofrimento que Judá estava experimentando por causa do próprio pecado: “…em silêncio devo esperar para o dia da angustia que nos acomete. Ainda, que a figueira não floresça ou não haja fruto na vide. mesmo que o produto da oliveira minta; mesmo que não hajam alimentos nos campos e as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não hajam vacas, todavia, eu exultarei no SENHOR. Eu me alegrarei no Deus da minha salvação… (Habacuque 3).

O profeta não nega, repreende, amaldiçoa ou rejeita. Ele aceita o dia da correção e provação. Por quê? Porque Ele esperava em Deus, no amor e justiça do SENHOR. Ele sabia que o Senhor era poderoso o suficiente para livrá-los. Assim, nossa fé, nossa alegria, nosso amor ao Senhor não dependem das circunstâncias vividas, mas sim em conhecê-Lo e saber que Ele é bom, eternamente.

Por fim, mesmo se as bênçãos nunca chegarem ou vierem de uma maneira inesperada, ou a cura não acontecer, não se preocupe, ainda não chegamos em casa!

Um pouco sobre nós
Amados, primeiramente queremos agradecer profundamente as orações, o carinho e amor de todos. Sabemos que é pela misericórdia do Senhor, que a cada manhã é renovada sobre nós, que estamos aqui.

Queremos responder aqui a pergunta que todos nos fazem: E o Benício? O Benício está crescendo a cada dia. Sei que não sou alto, mas ele já está quase da altura da minha cintura (rs). Se tornou um “comedor de mandioca e arroz”. Claro que suprimos sua alimentação com outros legumes, mas ele gosta mesmo é de arroz! Embora esteja um pouco atrasado na fala, pois está aprendendo três línguas, cremos que ele progride a cada dia. Ontem ele disse que o papai é “inndo” ou seja, lindo. Isso sim é importante (rs). Graças ao Senhor ele está bem adaptado e passa o dia inteiro brincando com as crianças da vizinhança e claro, chamando: “Naná, Naná…” (a Jana).

No mais, estamos bem. Nossa saúde está melhor e podemos assim dedicar mais tempo ao ministério.

No mês de Junho, estivemos na capital, Antananarivo, para descansar um pouco e também fazer compras; para nós, para o ministério infantil e para suprir os irmãos em Betroka com Bíblias. Também aproveitamos o tempo para ver nossa situação com relação ao nosso visto de permanência no país. Todos os anos tem sido muito dificultoso obter um visto maior que um ano, o que aumenta nossas despesas de estadia no país, infelizmente.

A viagem de volta foi bem tranquila e chegamos bem. Embora os rumores de que os ladrões (malaso) estavam nas redondezas, o SENHOR nos livrou de todo o mal. Bendito seja o Seu Nome.


Programa na  Rádio \ Histórias e Testemunhos
Diariamente as histórias na língua Bara são transmitdas na rádio. Contudo, a rádio que temos o programa possui um peque alcance, não chegando às vilas mais distantes. Portanto, estamos  procurando uma nova parceria com a Radio AVEC. Uma rádio de potência muito maior do que essa que temos aqui em Betroka e que pode transmitir as histórias em lugares muito mais distantes.

Orem pelos diretores da rádio, para que eles possam cobrar um preço justo por 10 minutos de programa - pela manhã e a noite, de Segunda à Sábado.

Projeto com  crianças
Ministério Infantil: Distribuição de Blusas e jaquetas para o Rigoroso Inverno de Betroka.

Em nosso tempo na capital compramos 3 fardos de roupas (usadas, mas em ótimo estado) vindos da Europa. Mais ou menos 140 Kg de roupa ou mais de 400 peças. Todas Blusas de frio para as crianças que frequentam o Ministério Infantil. Esse ano, o inverno está bastante rigoroso aqui em Betroka, o que faz das blusas um presente maravilhoso para elas, que as vezes não tem sequer uma.

Foi maravilhoso ver o sorriso de todas ao receberem a blusa de frio. Bendito seja o SENHOR Jesus que cuida destes pequeninos dos pequeninos, Ele mesmo disse: “…deixa vir a mim os pequeninos…”. Assim também testemunhas na prática o que temos pregado:  Deus os usou essas simples blusas de uma forma extraordinária para demonstrar o amor dEle à esses pequeninos.

Programa de Agricultura: Uma ferramenta à evangelização
Próximo Treinamento: Inseticidas Naturais e Contadores de Histórias

O próximo treinamento ocorrerá no dia 01/11/2017, sendo o último para o ano de 2017. O tema será: Inseticidas Naturais e Contadores de Hístórias.

Com a ajuda de um Eng. Agrônomo brasileiro e grande irmão em Cristo, desenvolvemos um pequeno livreto com receitas de inseticidas e fungicidas naturais, que podem ajudar a controlar pragas e aumentar a produtividade das lavouras. Todas as plantas utilizadas podem ser encontradas em Madagascar, especialmente o “Nem”, árvore frondosa, parecida com a Santa Barbara, que esta sendo pesquisada por grandes empresas como Bayer, BASF, para ser usada como substituta de inseticidas químicos, sendo menos tóxica ao meio ambiente e altamente eficaz no controle de insetos.

Dentro do treinamento trataremos também de Estratégias de Evangelismo entre o povo Bara. A idéia é que os evangelistas e discipuladores da Igreja local, possam contar com novas ferramentas de Evangelismo entre o povo Bara. Já ensinamos sobre Alfabetização, como uma porta aberta para compartilhar o Evangelho. Também a sobre plantio e  agricultura, e agora o tema será: Contadores de Histórias: Levando as boas novas de Jesus.

O objetivo é ajudá-los a contar as histórias bíblicas de forma contextualizada, culturalmente relevante, mas profundamente enraizadas na Eterna Palavra de Deus, para que o povo possa ouvir sobre Jesus.
A cultura do povo Bara é tradicionalmente oral, então, as histórias são excelentes ferramentas na evangelização, pois são usadas pelo povo para transmitir verdades e conhecimento. Além do mais, quem não gosta de ouvir uma boa história?

Bíblias & Bíblias e mais Bíblias.
Uma História sobe a Palavra de Deus: Ronaldo lidório, por meses a fio, visitou um senhor, quando ainda seminarista, e pregou o Evangelho para ele. Até mesmo o senhor brincava: - Ronaldo, sente-se aqui, tome um café e eu vou me Evangelizar - dizia rindo.

Um dia, fazendo a mesma brincadeira, ele começou a evangelizar-se e por um momento parou. Lágrimas começaram a rolar da sua face, e naquele momento o Espirito de Deus tocou seu coração e ele rendeu-se a Cristo ao ler um verso das Escrituras.

Irmãos, a Palavra de Deus é o poder de Deus para salvação de todo o que crê, e por isso, somos tão empenhados em fazer com que a Palavra de Deus chegue às mãos desse povo, que amamos.

Através das ofertas enviadas ao Projeto Madagascar, conseguimos comprar 50 Bíblias em Audio, no valor de U$20 (dólares cada), chamada de “O Tesouro” ( The Treasure - MegaVoice) que iremos ofertar para os líderes locais para que eles tenham mais uma ferramenta de trabalho. São recarregadas a bateria Solar e muito úteis para o trabalho Evangelístico. Dentro dessas Bíblias em audio, colocaremos todas as histórias bíblicas e testemunhos de Bara convertidos a Jesus que temos produzido durante esse ano de 2017 para servir de auxílio no discipulado e evangelismo.

Além do mais, adquirimos mais 25 Bíblias capa dura pra serem distribuídas para o povo Bara. As Bíblias, são caras e muitos não possuem recursos para comprar. Até agora já compramos mais de 120 Bíblias, 90 Novos Testamentos na língua Bara e 120 pequenos comentários Bíblicos.

Filme Jesus em Bara
Para o meses de Julho/Agosto já temos 3 vilas para visitar e passar o filme Jesus. Acreditamos que o filme abre muitas portas à evangelização e posteriormente  ao trabalho de discipulado. Em uma das vilas que fomos, um amigo testemunhou: - Baba’ñy Benício (pai do Benício), na minha vila eles estão me perguntado: Porque Jesus morreu na cruz?

O maior objetivo do filme Jesus é espalhar a fama de Jesus para que os Bara possam questionar, se interessar e perguntar: Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?

Projetos futuro! Ore conosco
Nova Parceria: Levando saúde aos povos.

Pela graça de Jesus, uma nova parceria missionária está a caminho.
Pensando em como alcançar o povo Bara com o Evangelho, entendemos que a parceria com a Fiainana Be dia Be Doctors . A Fiainana Doctors Ass. conta com 20 médicos Sul-Coreanos cristãos que servem a Cristo com sua profissão, levando saúde ao povo de Madagascar. Eles aceitaram vir para Betroka para ajudar. Virão pontualmente, se o Senhor quiser, uma vez ao ano. Eles possuem uma clínica móvel e podem fazer consultas e até mesmo cirurgias de pequeno e médio porte.

Mais uma porta aberta para proclamar as Boas Novas do Reino e demostrar o amor de Cristo de forma prática. Durante os séculos, centenas de pessoas voltaram-se à Cristo por causa da demonstração de amor dos cristãos. E de fato, é o amor que fará a diferença nesse mundo de trevas, sendo ele, o amor, a demonstração de que de fato estivemos com Jesus.

Por favor, orem por esse Projeto que está sendo planejado para começar em 2019.

Histórias&Testemunhos
Continuamos a gravar as histórias, agora do Novo Testamento. Escolhemos algumas histórias que são relevantes e culturalmente importantes para os Bara. Principalmente àquelas relacionadas a autoridade de Jesus sobre demônios, doenças, e natureza.

O AT faz a base para a vinda de Jesus, o Messias e demonstra como os “nossos primeiros pais” pecaram e foram separados de Deus. Agora, Deus, que não está tão distante do homem como é a crença Bara, em Cristo trouxe reconciliação e paz. A Vida de Jesus e as histórias sobre Jesus, mostram como o Pai o vindicou como Salvador, Senhor e Juíz de todos os homens.

Já temos 26 histórias gravadas - esse ano gravamos 16, assim como 12 testemunhos de Baras convertidos à Jesus.

No fim, tudo isso será usado como material de evangelização, discipulado e conversão de perdidos. Glória a Deus pelo seu amor e sabedoria.

Projeto Cooperadores
Decidimos renomear o nome do Projeto Casa para Ler livros - Projeto Madagascar, para Projeto Cooperadores. Conforme Paulo nos ensina, “…somos cooperadores com o Evangelho…” . Assim, podemos atuar e apoiar diferentes estratégias para a evangelização do povo Bara como programa na rádio, compra de Bíblias, compra de Bíblias em Audio, alimentação para o projeto com crianças, impressão de material, treinamentos, ajuda humanitária ( roupas, arroz), etc…

Glória a Deus pelo seu amor para com os povos e por Sua providência. Contudo, precisamos sempre do apoio da Igreja e dos irmãos para que possamos continuar a evangelizar o povo Bara. Que o Senhor abençoe a cada um e muito obrigado pela fidelidade dos irmãos.

Motivos de Louvor

  • A Deus por sua graça e provisão. O Senhor tem nos abençoado e agraciado todos os dias suprindo nossas necessidades. O Senhor é bom e seu nome Maravilhoso;
  • A todos que fazem parte desse ministério através de orações, ofertas, apoio;
  • Pelas Igrejas mantenedoras que amam ao Senhor e ofertam para que possamos abençoar o povo Bara;
  • Pelas portas abertas à pregação do Evangelho.
  • Pelo nosso tempo na capital e viagem de retorno- O Senhor nos guardou em todo tempo;
  • Agradecemos pela vida do Pastor Emanoel, Justine, Pastor Haza, Pastor Tomera, Pastor Tolotra,  Pastor Willian, Derah e Elvilda - nossos parceiros no ministério e grande amigos. Que o Senhor os abençoe pelo trabalho.


Motivos de Oração

  • Pelos projetos e estratégias para o alcance do Povo Bara. Que o SENHOR abençoe e use cada uma delas para que o Evangelho chegue até os lugares mais distantes das terras Baras;
  • Pelos Evangelistas da Igreja local. Que o SENHOR derrame um amor profundo por Ele e pelo povo Bara. Que eles vivam vidas santas e que o desejo de levar o Evangelho ao Bara possa queimar em seus corações;
  • Pelo Filme Jesus. Mais de 1200 Bara já assistiram. Que a vida, morte e ressureição de Jesus possam tocar esses corações e essas sementes não sejam perdidas mas frutifiquem trazendo muitos ao Reino do Filho do Amor de Deus;
  • Pelas crianças do Ministério infantil. Que elas possam ser salvas pelo Senhor Jesus, libertas das tradições dos ancestrais e tornarem-se discípulos do Mestre. Também para que elas possam ser o canal de evangelização em suas casas e vilas.
  • Pela segurança em Betroka- a vila vive sempre sobre tensão com a invasão de ladrões. O pedido de oração das nossas crianças tem sido para que o Senhor as ajude a não ficarem com medo dos ladrões;
  • Pela converção de Malasos ( ladrões de gado) e
  • Que Deus ilumine o coração daqueles que tem encantado-se com o I*slamismo;
  • Pelos novos projetos ainda guardados em nosso coração;
  • Pelo sustento pessoal e recursos para o Projeto Cooperadores;
  • Que o SENHOR continue provendo e sustentando-nos aqui em Betroka, emocional, física e espiritualmente todos os dias. Que satanás seja derrotado, e o nome de Jesus glorificado em nossas vidas.


Louvamos ao Senhor pela vida de cada um e igreja! Um grande abraço, com amor
Família Basso


Deseja contribuir com nosso projeto? Você pode fazer isso clicando aqui.


Avatar
Publicado por André Metz