03/12/2019

Ele tem feito tudo conforme Ele prometera

Queridos intercessores,
 
Saudações de Kotido, Uganda! Enfim, posso dizer isso, e, com alegria no meu coração. Tenho diversas coisas para partilhar, mas primeiramente gostaria de refletir nestes dois textos.

"O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera."
Gênesis 21:1

Esta semana ao ler Gênesis, este texto chamou minha atenção. Deus foi gracioso com Sara, dando-lhe Isaque, o filho que Ele prometera. Sinto-me como Sara, pois tenho experimentado o favor de Deus sobre minha vida: Ele tem feito tudo conforme Ele prometera e muito mais do que eu possa imaginar e pensar. Deus tem sido muito bom. O próprio fato de eu estar aqui na África é uma dessas demonstrações do Seu favor em minha vida. Assim como Sara, Deus tem me dado motivo para riso e aqueles com quem eu compartilhar poderão se alegrar comigo por aquilo que Ele tem feito.

"Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas." Isaías 25:1

Este texto ressalta a gratidão a Deus, o desejo de louvá-lO e adorá-lO, porque Ele tem feito tudo com perfeição e cumpre o que Ele mesmo já tinha planejado há muito tempo. Sou prova viva disso: todos meus dias já foram escritos por Ele, mas como é bom poder viver cada um destes dias de tal forma como Ele mesmo tinha pensado.

DIA A DIA
Vou compartilhar um pouco do meu dia a dia e como tenho experimentado Seu favor. No começo de novembro, terminamos a ABO – African Based Orientation - uma introdução à vida africana e orientações importantes neste sentido. Os princípios enfatizados neste tempo foram: certeza da soberania de Deus e que Ele está no controle de todas as coisas; ser um eterno aprendiz; importância de aprender a língua e a cultura; tornar-se parte da família MIAF; tornar-se parte da comunidade na qual se está inserido. 


Por fim, tivemos uma refeição de encerramento e pude ajudar na cozinha para preparar tudo. Foi um tempo precioso, de muito aprendizado e um abrir de olhos para uma cosmovisão diferente da que estou acostumada. Ser preparada para este novo tempo mostra que Deus se importa e sou grata por isso.

Logo depois deste tempo, viajei para Uganda e em seguida para Kotido, a cidade onde estarei morando nos próximos meses. Kotido é uma cidade de interior, com cerca de 20.000 pessoas. Tem energia solar e água encanada em algumas casas, mas não em todas. Há diversas vendas espalhadas pela cidade, uma feira central e um mercado maior, com produtos diversos. Estou morando na mesma casa que estava no ano passado, mas qual não foi minha surpresa ao ver a casa pintada e com algumas reformas.

Moro junto com a Destiny, que é do Canadá e responsável pela educação das três meninas da família da Inglaterra. Ter ela em casa é uma resposta de oração, pois assim posso desfrutar da sua companhia. Mas ao mesmo tempo tenho um quarto só para mim também, o que aprecio. É muita graça, não é?