15/01/2018

"Fortaleçam-se no Senhor"

Nairobi, Quênia

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Ef. 6.10

Queridos amigos, intercessores e mantenedores, 

Paulo escreveu a carta aos Efésios durante seu tempo na prisão em Roma. Mesmo encarcerado, ele não se achava um preso dos judeus ou dos romanos, mas um embaixador em cadeias, um prisioneiro de Cristo. Depois de um tempo escrevendo com muita profundidade sobre questões sérias a respeito de Cristo, da sua obra de redenção e sobre os princípios que regem a igreja, ele escreveu o versículo destacado acima. Com Cristo temos a possibilidade, a capacidade, a autoridade para fazermos o que, sem ele, não podemos fazer. O nosso homem interior é fortalecido pelo Espírito de Deus, que habita em nós e, sem ele, nada podemos fazer. Deus não nos pede nada sem nos dar o que é necessário para o realizar. Quando Jesus disse IDE, ele sabia que teríamos capacidade por causa dele mesmo. Supondo que a igreja de Cristo levasse a sério a obediência a Deus, princípio fundamental do Cristianismo, quantas pessoas já teriam sido alcançadas pelo evangelho? A possibilidade de alcançar os não alcançados seria enorme e o trabalho missionário estaria muito melhor realizado em produção e ação. Precisamos deixar que o Espírito de Deus controle as nossas vidas para que o mundo seja impactado pelo amor de Deus. Se o o Espírito de Deus nos dominar, o nosso comportamento como igreja de Cristo fará diferença, pois Cristo será conhecido através de cada pessoa  “igreja" fortalecida no Senhor e na força do seu poder.

Fortalecer significa consolidar, fortificar, animar, etc. Se cada um de nós estivermos fortalecidos no Senhor, com certeza estaremos consolidados, firmados, animados em um só propósito, em uma mesma direção e andaremos em amor para alcançarmos os que estão nas trevas. Se o nosso homem interior mudou quando aceitamos a Jesus, por que o mundo não está vendo Cristo em nós através do nosso exterior? Creio que nossa maior luta é a maneira de vivermos a vida de Cristo em nós. Como tem sido a minha submissão, a minha entrega, a minha obediência, a minha dependência, a minha reverência, a minha consagração? 
O Versículo acima na versão NTLH (Nova tradução na linguagem de hoje), diz: Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Ou seja, nós precisamos ser fortalecidos, mas também sermos fortes! Nossa vida é feita de desafios e, para vivermos conforme a palavra de Deus e sermos luz do mundo, precisamos constantemente ser fortalecidos no Senhor. E como faremos isso? Creio que, em primeiro lugar, esta a renúncia, pois se quisermos seguir a Cristo temos que negar a nós mesmo. Então, não podemos parar de buscar, de orar, de ler a palavra e entre tantos conceitos, obedecer. Assim seremos fortalecidos nEle.

Tudo o que somos hoje, é por causa dEle. Se fazemos alguma coisa, é por causa dEle. Se amamos os nossos inimigos, é por causa dEle. Se somos alcançados com graça e misericórdia todos os dias, é por causa dEle. Se hoje somos salvos, é por causa dEle. Podemos ser fortes, porque nosso Deus é forte. Por causa dEle podemos enfrentar as lutas, sobreviver às tragédias da vida, suportar o insuportável, resistir ao irresistível, aceitar o inaceitável, porque o nosso Deus é forte e somos forte nEle. Precisamos realmente entender quem somos em Cristo e que nEle somos mais que vencedores. O meu desejo é que sejamos fortalecidos no Senhor nesse novo ano que se inicia, pois o tempo da igreja exibir a sua luz nas trevas é agora, o tempo de alcançar os não alcançados, é já! O que estamos esperando para nos fortalecermos nEle?

Comecei o discipulado com a “S" que já aceitou a Jesus e com a sua irmã. Ela sofreu um acidente de Matatu (ônibus) e realmente ela teve um grande livramento. Continuem orando por ela, para que Deus a fortaleça e que ela venha a ficar firme, e pela sua irmã, que ainda não crê em Jesus, mas tem participado do discipulado. Também tive um grande livramento logo após retornar de uma conferência espiritual com os membros da MIAF. Uma moto veio na contramão e parou embaixo da parte da frente do carro no qual eu estava. Deu polícia, e tivemos que dar dinheiro para o rapaz da moto sem estarmos erradas. Foi um susto, mas no final tudo ficou bem. Obrigada pela retaguarda de oração.

No final de Novembro, participamos de um diálogo entre muçulmanos e cristãos sobre vida eterna. Tivemos a presença de 62 cristãos e 34 “S”. Foi um momento muito oportuno, em que a palavra de Deus foi proclamada, mas precisamos das suas orações para que o Espírito Santo abra os olhos, ouvidos e corações, para que eles venham a ouvir, entender e crer. Já estou envolvida no projeto “S" relatado na última carta de 2017. Temos tido oportunidade de fazer trabalho com crianças “S" e estou fazendo um curso de fotografia para estar junto delas. Este ano, iremos começar a classe de inglês para adultos nesse local, orem por mais essa porta aberta. 

Quero agradecer a todos vocês que caminharam comigo orando e contribuindo com o meu ministério em 2017. A parte de cada um nessa obra tem sido essencial! Desejo um ótimo 2018 cheio da graça e misericórdia do nosso Deus na vida de cada um.