22/12/2017

Gratidão

Prezados irmãos em Cristo,

O ano de 2017 se aproxima do seu final e é sempre bom lembrar-se do que passou, especialmente em gratidão ao que Deus fez por nós, em nós e através de nós. Assim, gostaríamos de compartilhar um pouco de tudo isto, para que juntos possamos glorificar e louvar ao nosso bom Deus.

Como todos vocês puderam acompanhar, nós tivemos muitas viagens neste ano, a fim de cumprir nossas responsabilidades ministeriais, com as organizações com as quais nós cooperamos. A última delas ocorreu em fins de novembro e parte de dezembro. Tivemos a oportunidade e o privilégio de ir ao norte do Brasil. Estivemos por alguns dias na cidade de Iranduba - AM, pequeno município do outro lado do Rio Negro, em relação à cidade de Manaus, onde existe uma ponte bonita e moderna ligando as duas cidades. Em Iranduba, estivemos visitando uma familia de missionários à pedido da organização deles. Tivemos um tempo muito bom, mesmo em meio a uma agenda meio apertada. Também em Iranduba, também pudemos conhecer o Semiraitá, que é um ministério desenvolvido pelo CONPLEI, para o treinamento de indígenas, tanto em matérias bíblicas, como em matérias profissionalizantes e outras áreas. Foi muito bom conhecer e saber tudo o que está sendo feito ali.

De Iranduba nos deslocamos para Boa Vista - RR, onde estivemos por uma semana. Pudemos visitar a Meva, missão com a qual trabalhamos por vários anos, entre algumas comunidades indígenas. Pudemos estar com vários amigos, dos tempos que morávamos por lá, que foi dos anos 1978 a 1992. Assim, tivemos dias bem cheios, com muitos encontros alegres e por poder ver muitos de nossos irmãos em Cristo, andando com Cristo e servindo ao Senhor com suas vidas. No domingo, dia 10/12, pudemos fazer uma visita à uma região no interior de Boa Vista, onde existem algumas comunidades de indígenas Wapixanas. Por vários anos visitávamos aquelas comunidades, pregando e ensinando a Palavra de Deus. A visita nos trouxe muitas alegrias, por rever e conhecer muitos irmãos em Cristo. Nas 3 localidades que costumávamos visitar, existem 3 igrejas funcionado, todas com liderança própria. Este resultado não aconteceu somente através de nossos trabalhos, pois quando saímos no ano de 1992, outros colegas missionários continuaram o trabalho e isto produziu aquilo que pudemos ver e nos alegrar naquele dia. Durante os dias em Boa Vista, nós nos hospedamos na casa de uma dessas familias de irmãos em Cristo, que por estar viajando, gentilmente nos ofereceram a casa deles, e de “quebra”, um carro à disposição para nos locomover naqueles dias. Também pudemos encontrar com alguns de "nossos filhos”, ou seja, filhos de missionários que moraram conosco a fim de poder estudar, enquanto os pais estavam nas aldeias trabalhando. Em todos os sentidos, o tempo que tivemos em Boa Vista, foi muito especial para nós. 

De Boa Vista, fomos uma vez mais a Iranduba, onde estivemos com um outro casal de missionários, que trabalham no Brasil a muitos anos. Este casal também está envolvido com o Semiraitá, que mencionamos acima. Para nós foi muito bom aquele único dia com estes irmãos. Esta parte da viagem não foi planejada por nós, mas certamente estava na agenda de Deus. Fazia muitos anos que nós não víamos este casal e não sabíamos das doenças e de várias outras situações difíceis que eles passaram e ainda passam. Assim, tivemos um bom tempo, onde pudemos compartilhar muitas coisas, e ao fim do dia, antes de reiniciar a viagem de volta pra casa, pudemos orar juntos, sabendo que o Senhor conhece todas as coisas e Ele mesmo vai conduzir este casal.

Chegamos em casa, cansados mas bem de saúde, e mais uma vez gratos, por poder ser útil na obra de Deus, onde quer que estejamos. 

No último domingo, dia 17/12, Eliane e eu completamos 40 anos de matrimonio. Pela graça de Deus pudemos dar uma saidinha e ter uma comemoração simples, mas muito significante para nós. Ao relembrar destes anos, nós pudemos dar graças a Deus por sua graça e misericórdia, que não somente nos acompanhou todos estes anos, mas que nos sustentou, nos capacitando a amar um ao outro, a manter nossa fidelidade a Ele e um vou outro como casal. Sem a ajuda de Deus em nossas vidas, nosso casamento certamente estaria fadado ao fracasso e hoje teríamos razões para lamentar em vez de celebrar.  

Todos os dias quando oramos juntos, Eliane e eu, sempre damos graças pelas vidas de nossos mantenedores e intercessores. As suas vidas dedicadas ao Senhor e ao seu trabalho, mais uma vez nos sustentaram. Reconhecemos que as suas vidas têm sido usadas por Deus através dos anos para estar conosco e juntos podermos realizar aquilo que Deus nos dirige a fazer. Mas também têm nos sustentado espiritualmente através das orações e intercessões que chegam ao trono de Deus diariamente. Por esta razão, não podemos mensurar o que é a sua parte e a nossa em tudo isto. Também, não podemos julgar o que, ou quem, é mais importante ou menos importante, pois Deus realiza através de todos nós os seus propósitos. Entendemos assim, que todos nós juntos, formamos uma grande equipe, onde cada um contribui com aquilo que Deus lhe dirige a fazer. Graças a Deus por suas vidas, sejam igrejas, amigos ou familiares, por pessoas desconhecidas por nós, que movidas por Deus nos apoiam e nos levam adiante.

Por fim, queremos desejar a todos:

UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DAS BENÇÃOS DE DEUS

Em Cristo Jesus nosso Senhor,
Enoque e Eliane de Faria

Avatar
Publicado por Fernanda