19/04/2017

Jornada em Moçambique

Graça e paz a todos!!
Amados queremos compartilhar um pouco da nossa jornada missionária em Moçambique. Na foto acima temos os nossos formandos caminhando alegre e triunfantemente para o culto de formatura. Louvado seja Deus!!

António José Madocha (pseudônimo) vem de uma família que pratica a “religião tradicional”, o que significa envolvimento com feitiçaria. Como ele mesmo disse, a família tem uma longa linhagem de feiticeiros que foi quebrada com a conversão do seu pai, uma tia e do próprio António José. Os demais ainda estão envolvidos. Ele é um jovem estudante do bacharel em Teologia, casado, pai de um filho de 3 anos, e que tem enfrentado muitas lutas para manter-se e continuar seus estudos. Ele é um irmão comprometido com Jesus, inteligente, fala inglês, tem formação técnica (nível médio), mas não consegue emprego devido à crise econômica em Moçambique e porque ele não paga suborno para obter um trabalho. Nas férias de janeiro conseguiu um bico na sua área profissional, viajou mais de 1.000 km e ficou trabalhando algumas semanas. O ‘patrão’ viajou e os deixou na mão, literalmente. Ele conseguiu uma carona de caminhão para voltar para casa, sem nenhum centavo no bolso. Com isso perdeu 2 semanas de aula. Logo que chegou seu filho adoeceu, ficou 10 dias na UTI, e finalmente melhorou e está em casa, mas o casal não tinha o dinheiro para comprar os remédios. Perdeu mais uma semana de aula. Na mesma semana, ladrões entraram na sua casa (um cômodo cedido pelo tio), e levaram o pouco que eles tinham. Irmãos, vocês não imaginam a pressão que este jovem casal sofre dos parentes e pessoas incrédulas por causa de todas estas ruins que aconteceram. A crença popular é que isso é fruto de algum “trabalho” espiritual de alguém (feitiço), ou retaliação dos ancestrais porque o casal fez algo que os desagradou. Eles confiam em Deus, mas tem sofrido.
Esta é uma ilustração viva da situação de alguns alunos do IBS, com maior ou menor grau de semelhança. Por que escrevo isso? Para que os irmãos entendam melhor os desafios por aqui, e orem por nós, pelos nossos alunos, por este país que amamos, e pela igreja de Cristo aqui, que tem uma grande responsabilidade no processo de transformação da sociedade.

  

Chuva, muita chuva! Nos últimos meses experimentamos um verão Beirense extremamente quente e chuvoso, bem diferente do ano anterior. As chuvas intensas causaram inundações em bairros residenciais, ruas, escolas e até no IBS. (Foto à esquerda é de um prédio do IBS. À direita, da rua da nossa casa). Como Beira é uma cidade abaixo do nível do mar a água não tem para onde correr, o que significa água parada por muitos dias. Pessoas perderam pertences, comida, e algumas casas (feitas de barro e palha) simplesmente desmoronaram. Sentimo-nos entristecidos e impotentes diante de tantas necessidades, e temos que aprender a lidar com estas situações.

  

2 anos de Moçambique! No mês de fevereiro completamos 2 anos em Moçambique, motivo de louvor e gratidão a Deus. Percebemos que à medida que o tempo passa nos sentimos mais “em casa” para viver em todos os ambientes. Aqui frequentamos a Igreja Missão Viva Esperança em Cristo, uma igreja muito especial que nos acolheu de maneira amorosa desde o primeiro dia. Temos aprendido com os irmãos, sido abençoados pela comunhão com eles, e também servido com pregações, estudos para homens, líderes, mulheres e casais.
As fotos acima são da igreja reunida e da liderança (pastores e presbíteros).


As fotos são da graduação dos alunos dos diferentes cursos do IBS em dezembro 2016.

Ministério no IBS - Pessoalmente tenho sido grandemente abençoado com as aulas que dou. Particularmente Teologia Sistemática II (doutrina de Cristo e do Espírito Santo). Como tenho sido encorajado na minha fé e devoção através do estudo da Palavra, das leituras, das aulas e interação com os alunos. A minha oração tem sido que Deus edifique a minha fé e que assim eu possa encorajar os alunos e fazê-lo de forma contextualizada.

Uma das minhas principais tarefas como diretor do IBS, juntamente com o Conselho Diretivo da escola, é procurar um diretor geral moçambicano. Pedimos que os irmãos orem para encontrarmos a pessoa certa. Temos um plano de transição, mas precisamos da direção do Senhor.

Deila está ensinando bibliologia e missões para o curso médio em teologia e tem estado muito encorajada com a sede de aprender a Palavra demonstrada pelos alunos do primeiro ano. É um deleite ver as transformações que Deus já tem operado na vida deles nestes poucos meses de aula. Além das aulas, Deila continua auxiliando as mulheres no PROIDE que reiniciaram suas atividades. É muito bom vê-las desenvolvendo habilidades para costura, produzindo bonitas peças que tem sido vendidas e muito apreciadas, além de gerar renda para as famílias.


Carro - Já compramos o carro que está no navio, a caminho de Moçambique. Deverá chegar em Maputo esta semana.Mais uma vez, nossa gratidão sincera a todos que contribuíram. Mais do que nunca sentimos falta dele em meio às constantes chuvas. Na próxima carta mandaremos foto.

Nossa ida ao Brasil – O nosso tempo de divulgação no Brasil estava planejado para o primeiro semestre de 2018, mas por vários motivos, em acordo com a IELT/AMEL/MIAF decidimos ir no segundo semestre de 2018. Isso significa que estaremos no Brasil de junho a dezembro de 2018. A saudade é grande, mas vamos ter que esperar um pouco mais para reencontrar os irmãos! Em função do adiamento da nossa ida, entendemos que seria importante a Deila ir ao Brasil em maio por ocasião do nascimento do nosso primeiro neto.

“Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou sobremaneira...” (Fp 2.7-9a). Este texto é muito encorajador, pois percebo a grandeza de Cristo ao deixar a glória, descer ao ponto mais baixo ao tornar-se homem-servo crucificado, mas que também é elevado à mais alta posição ao lado do Pai. Como tenho sido abençoado por este ato de Cristo, e desejo sinceramente andar nos seus passos de amor, humildade e serviço na expectativa da glória vindoura.

Amados, recebam nosso abraço fraterno, cheio de gratidão por vosso amor, orações, ofertas, apoio. Oramos para que Deus mantenha todos vocês firmes na fé, cheios de bons frutos, até que Ele venha.

Motivos de oração

  • Louvor a Deus pela nossa igreja daqui – temos crescido com eles.
  • Louvor a Deus pelo carro, pela nossa saúde e proteção..
  • Gratidão a Deus pela trégua de 4 meses nos conflitos armados entre forças do governo e oposição. Orem para que a paz seja permanente.
  • Orem pela viagem da Deila em maio - por proteção e um tempo de qualidade com Jonathan, Ana e o neto Benjamin. E por mim que terei que me virar 30 dias sozinho!!
  • Continuem a orar pelo IBS – alunos, professores, funcionários (saúde, perseverança, provisão e eficiência) e também por um futuro diretor.


Roberto e Deila

Caso você ou sua igreja queiram tornar-se parceiros ou fazer uma contribuição única ao Projeto Moçambique podem fazê-lo clicando aqui.


Avatar
Publicado por André Metz