20/09/2016

“No centro da vontade de Deus é o melhor lugar.”

“"Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” (1 Pe. 4.2) ”

Viçosa, MG 17 de setembro de 2016.

Quero iniciar esse informativo com uma reflexão do texto acima. Um dos maiores desafios de qualquer cristão é caminhar no centro da vontade de Deus. Quanto mais vivo, mais me convenço de que é um dos assuntos mais profundos da vida cristã é a vontade de Deus. Quanto mais escavamos, mais percebemos quão pouco sabemos. Quando paramos e pensamos profundamente em como Deus nos guia, chegamos à conclusão de que este é um dos temas mais misteriosos da vida espiritual. A verdade é que nosso problema não é a falta de conhecimento, mas de paixão: uma relutância em fazer aquilo que acreditamos que Deus queira que façamos. Fazer a vontade de Deus raramente consiste em uma tarefa fácil e simples. Ao contrario, ela é sempre difícil e conturbada. Por não sabermos onde Deus está nos levando, precisamos abdicar da nossa vontade em favor da dele – e a maioria das pessoas não esta disposta a se curvar dessa maneira. “Deixar sua posição e chegar até onde Deus está exige grandes ajustes”, diz Henry Blackaby. Deus quer que andemos pela fé, não pela vista. No entanto quando surge a crise da crença, a fé e a obediência devem prevalecer. Desapego e risco são necessários. O mais importante e fundamental é que façamos a vontade de Deus. Isso é 100% de obediência.



Se hoje me perguntarem qual é o lugar mais seguro do mundo? Eu digo com convicção “no centro da vontade de Deus”, fazer a Sua vontade pode nos levar a um final surpreendente, e significa trocar o familiar pelo desconhecido. Ashbel Green Simonton, ao terminar seu curso no Seminário de Princeton, recebeu vários convites para pastorear igrejas grandes nos Estados Unidos, seu chamado ministerial, porém era para o Brasil. Muitos amigos tentaram demove-lo, alertando-o para os perigos e desvantagens de deixar o conforto para vir para um país pobre. Ele então respondeu: Não há lugar mais perigoso para um homem do que fora da vontade de Deus. Porém, o lugar mais perigoso é totalmente seguro quando se está fazendo a vontade do Senhor. Apesar de todos os riscos, este ainda é o lugar mais seguro do mundo para estar. Estamos chegando há 1 ano e 9 meses, do tempo aqui em Viçosa. Diante do que tenho vivido este ano só posso agradecer a Deus por me escolher e me fazer forte e perseverante. Tem sido um tempo de muitas experiências, crescimento espiritual e ministerial. O Senhor tem me confiado oportunidades tremendas de realizar a sua obra e por isso estamos muito felizes. Estou em reta final do curso de mestrado e isso me traz esperança pois consegui vencer mais uma etapa, importante da minha vida. Fui em várias situações desafiada a ser forte e ter coragem, sabia que Deus estava comigo em cada momento, mesmo os que eu não podia controlar. Ouvi a sua voz me dizendo: “Se você quer me agradar vai ter de confiar na minha palavra neste assunto. Terá de acreditar que eu sou quem eu disse que sou e que vou fazer aquilo que eu disse que faria”. O evangelho está tendo um impacto forte no Estado de Minas Gerais, apesar de haver ainda muita idolatria por aqui, pois temos muitos católicos e espiritas nesta região. Porém a igreja do Senhor Jesus segue avançando.


Encontro com familiares – APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados)

Acompanhamos as famílias, na maioria das vezes com lares desestruturados, em todos os aspectos, que vivem a margem da sociedade. Sofrem a exclusão social e acabam, por isso mesmo, se tornando fonte geradora de delinquência. Por esse motivo, a familia do recuperando precisa receber atenção especial, não podendo ficar indiferente ao que acontece durante o processo de recuperação dos seus entes queridos. E preciso saber que preparar o recuperando convenientemente e depois devolve-lo a fonte que o gerou, sem transforma-la, com certeza irá dificultar a reinserção social daquele que cumpriu a pena. E necessário, pois, mudar o ambiente de onde ele veio. Em pleno século XXI, o ser humano está cada vez mais só. A violência, o medo, a competição social, a desconfiança, o desânimo e a depressão isolam as pessoas e as mobilizam. Portanto, a evolução, sem dúvida muito bem vinda sob inúmeros aspectos, não conseguiu aliviar as dores humanas.

Discipulado
Há tantas oportunidades de compartilhar esse amor que recebemos, especialmente com aqueles que estão com seus corações distantes dos caminhos do Senhor. Nesse tempo foram feitos trabalho de discipulado, com o propósito de transmitir a vida de Jesus. Reproduzindo essa vida em outras pessoas, ensinando-as a guardar tudo que Ele ordenou.



Aconselhamento
O aconselhamento é realizado com um grupo de alunos, nos reunimos quinzenalmente, onde procuramos refletir, utilizando o material “Espiritualidade emocionalmente saudável”, toda pessoa tem uma história e um caráter, ou seja, um passado e um presente, que precisam ser redimidos. O aconselhamento é fundamental no processo de criar uma interação empática com a pessoa em situações de ajuda e confronto pessoal, seja em relação a situações delicadas de traumas ou situações de pecado, nas áreas fragilizadas. Somos os braços de Cristo estendidos.
O autoconhecimento e o relacionamento com Deus estão estreitamente associados. De fato, o desafio de abandonar nosso “falso antigo” eu para vivermos autenticamente nosso “verdadeiro novo” ego esta no cerne da verdadeira espiritualidade. O apostolo Paulo o expressou deste modo:..vos despir do velho homem {...} e vos revestir do novo homem, criado segundo Deus em verdadeira justiça e santidade. Ef. 4.22-24.

Desafio: Chamado para Servir na Tribo Ndau – Espungabera/ Moçambique
O povo Ndau está concentrado na província de Manica e Sofala área central de Moçambique. A língua é cindau falada por grande parte da população rural. A espontaneidade e carinho escondem o sofrimento de um povo, onde grande parte da população são portadores de HIV. Os efeitos sociais são devastadores, pois inúmeras crianças ficam órfãs, abandonadas e precisam sobreviver de suas maneiras. Geralmente as crianças são cuidadas pelos avós que apesar do carinho não possuem condições de evitar a desnutrição e a morte prematura. A religião que prevalece é o animismo (feitiçaria) e nas zonas a situação é bastante crítica, pois o povo vive numa pobreza espiritual enorme e vivem uma vida totalmente dominada pelo poder das trevas. O mundo espiritual controla suas vidas. O maior envolvimento vem através das mulheres, principalmente as mais velhas. Todos os louvores são dados aos antepassados. Aqueles que tem Esperança sabem que o Pai nos guarda do mal e que não há mais condenação para aqueles que estão Nele, não e verdade? Mesmo nos momentos mais difíceis, lembrar dessas verdades nos ajudam a seguir em frente, mas muitos ainda não sabem disso, pois nunca ouviram essa Boa Nova. Pessoas estão perdidas em medos, superstições e confusão.

Mais uma vez agradeço todo suporte, suas orações e carinho. Seguimos louvando e glorificando ao nosso Deus, alcançando pessoas com a Sua palavra. E o trabalho missionário que desenvolvemos é possível porque você tem somado forças conosco. Peço que sigam orando pela minha vida e ministério. Agradecemos a Deus por nos dar a certeza de Sua proteção e de que Nele tudo coopera para o nosso bem. Uma das formas de lembrarmos-nos disso é agradecer a Ele pelo seu apoio. Muito obrigada! Agradecendo ao Senhor pelas muitas bênçãos que Ele nos tem concedido. Ter um coração grato é muito importante. Devemos ser gratos pelas pequenas e grandes coisas pelas pessoas que Ele usa para nos ajudar e abençoar. Verbalizar nossa gratidão ajuda, porque quando fazemos isso, também nos lembramos de quanto somos abençoados.

Motivos de oração:

  • Pela minha saúde física, emocional e espiritual;
  • Pelos novos exames médicos que estarei fazendo, ainda em tratamento;
  • Pelo termino dos estudos em Viçosa, já em fase de projeto final (Mestrado);
  • Pela conclusão dos trabalhos realizados na APAC, Mentoria e Aconselhamento;
  • Pela minha família, em especial pelos meus pais (Felipe e Joaquina);
  • Pelo mais novo desafio, servir o povo Ndau em Moçambique;
  • Pelo período de mobilização de novos parceiros:
  • Pelo fechamento do sustento mensal;
  • Pelos preparativos para a minha saída ao campo;
  • Para que o Senhor renove a cada dia as minhas forças, ajudando-me a cumprir a missão para o qual fui designada.

Agradeço muito a Deus pelo que Ele tem feito, está fazendo e fará na obra e por seu apoio espiritual e material para com o ministério que recebi do Senhor Jesus.

A Ele seja toda a honra, gloria e louvor.

Com amor e gratidão,
Suely Sanches Monteiro

Avatar
Publicado por André Metz