22/11/2016

Notícias das terras Moçambicanas

Amados parceiros de missão, que a graça e paz do nosso amado Senhor esteja sobre todos vocês, familiares e igrejas!

Hoje no culto ouvi o jovem pregador dizer: “Devemos pregar o evangelho a todas as pessoas. Até mesmo aquelas que não gostam de nós ou nos maltratam. Aquelas que quando chegamos à sua casa, fecham a porta, ou até são nossos inimigos. Devemos pregar o evangelho não só cá na Beira, mas em todos os lugares e a todas as pessoas”. Confesso que meu coração se alegrava pela mensagem e pelo mensageiro: um jovem aluno do IBS, que estava fazendo divulgação do seminário na nossa igreja local e pregando em Marcos 16.15 – “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Louvado seja Deus!

Sim, faz muiiiito tempo que não escrevemos. Mas ainda estamos vivos, bem, e servindo ao Senhor aqui em Moçambique.
Aqui estávamos aguardando a chuva para o início do plantio nas machambas (roças). Pela bondade de Deus tivemos uma chuva abundante, que atingiu boa parte da região central do país. Isso significa que haverá uma boa colheita e alimento para as famílias. Alegramo-nos muito com a chuva, mesmo que ela traga alguns transtornos para os moradores da cidade.

Uma das coisas mais significativas que aconteceu foi um treinamento sobre evangelismo, discipulado e plantação de igrejas, que Deila e eu pudemos fazer na África do Sul, juntamente com irmãos de outros países africanos. Aprendemos coisas novas que impactaram nossas vidas e recebemos ferramentas contextualizadas que serão úteis no ministério aqui. Aos poucos estamos tentando praticar o que aprendemos e orando sobre como treinar outros com aquilo que recebemos.

No Instituto Bíblico de Sofala - IBS - as coisas vão caminhando a passos rápidos para o final do ano. O segundo semestre é muito intenso, pois os alunos precisam fazer estágios em vários tipos de ministérios, além dos preparativos para a formatura, que acontece um dia após o final do semestre. Uma das tarefas é o aluno pregar na sua igreja e ser avaliado por um professor. Isso significa que Deila e eu tivemos o privilégio de conhecer várias igrejas nos últimos dois meses e ver alguns deles a pregar. Isso é muito bom porque nos dá uma visão mais clara do contexto de vida e ministério dos nossos alunos. O próximo grande desafio é a formatura. Há uma grande expectativa para este dia, afinal, chegar ao fim do curso é uma grande vitória. Vários deles estão com mensalidades atrasadas, o que lhes impede de graduar. Orem para que Deus abençoe os alunos com a provisão necessária.
Deila e eu estamos às voltas com provas e trabalhos para corrigir e fechar as notas até semana que vem. E eu também estou correndo para concluir tarefas administrativas do IBS antes do final do ano. Precisamos de muita graça e orações dos irmãos!

Mas, temos um bom motivo para acelerar o nosso ritmo! Iremos ao Brasil no dia seguinte à formatura: 04 de dezembro e retornaremos dia 4 de janeiro. Iremos para participar do casamento do Jonathan, nosso filho mais velho, rever familiares, a IELT - nossa igreja enviadora e fazer consultas médicas. Infelizmente não teremos tempo hábil para visitar igrejas. Mas, contamos com as vossas orações e apoio para este mês tão especial e tão intensivo!

Outro motivo de louvor a Deus é a provisão para aquisição do carro. Queremos agradecer de todo coração aos irmãos e igrejas que generosamente contribuíram para o montante de aproximadamente 5.600,00 dólares. Agora vamos achar um carro neste valor. Pedimos oração por isso também, pois comprar carro aqui não é uma tarefa tão simples.

Amados irmãos, mais uma vez queremos agradecer a Deus pela vossa participação na missão que todos compartilhamos aqui em Moçambique, seja através das orações, apoio, contribuições de todos.

Motivos de oração:

  • Gratidão pela provisão de Deus em todos os sentidos: material (ainda que com sustento em queda), proteção física (de moto, bicicleta, etc.), emocional e espiritual. Esta é uma grande resposta de oração.
  • Gratidão pela conclusão do semestre escolar que se aproxima.
  • Orem pelo nosso tempo no Brasil – passaremos por grandes e variadas emoções! Para que Deus prepare cada encontro, cada conversa, e tudo o que nos aguarda.
  • Como passaremos um mês fora, teremos pouco tempo para nos prepararmos para o primeiro semestre de 2017. Orem para que Deus nos capacite.
  • Continuem a orar pela situação política complicada em nosso país, que acarreta grandes dificuldades no desenvolvimento do mesmo, causando desemprego, fome, mortes prematuras e muito mais.


Avatar
Publicado por André Metz