24/01/2017

O Deus da Graça e do Amor

O Deus da Graça e do Amor

“E disse-me : A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.”  (2Co 12:9)


Esse foi o texto que Deus me levou a meditar, nesse encerramento de ano, de curso e do tempo em Viçosa. Louvamos a Deus por esses dois anos, com a oportunidade de poder anunciar as obras maravilhosas do nosso Salvador. Aqui no estado de Minas Gerais Deus tem feito muitas coisas e nos deu muitas oportunidades para compartilhar as Boas Novas da Salvação. Passamos por lutas, mas Ele usou as mesmas para nos atrair aos seus pés, nos aproximar mais da cruz e aumentar o senso de urgência em fazer conhecido o Seu nome. 

Nossa cultura tornou a palavra graça impossível de compreender. Repercutimos frases de efeito como: “Nesta vida nada é de graça”. “Cada um acaba ganhando o que merece.” “Quer dinheiro? Vá trabalhar”. “Quer amor? Faça por merecer”. “Quer misericórdia? Mostre que é digno dela.” “Faça aos outros antes que lhe façam”. A palavra graça, em si, tornou-se banal e desgastada pelo mau uso e pelo uso em excesso. Quando o evangelho da graça toma conta de nós, algo passa a estar muito certo. Vivemos na verdade e na realidade. Pois a graça proclama a assombrosa verdade de que tudo é de presente. Tudo de bom é nosso não por direito, mas meramente pela liberalidade de um Deus gracioso.Embora haja muito que podemos ter feito por merecer — nosso diploma e nosso salário, nossa casa e nosso jardim, uma noite de sono caprichada — tudo é possível apenas porque nos foi dado tanto: a própria vida, olhos para ver e mãos para tocar, mente para formar idéias e coração para bater com amor. 

Até mesmo nossa fidelidade é um presente. "Se nos voltamos para Deus", disse Agostinho, "até mesmo isso é um presente de Deus". Minha consciência mais profunda a respeito de mim mesmo é de que sou profundamente amado por Jesus Cristo e não fiz nada para consegui-lo ou merecê-lo. O evangelho da graça clama: nada poderá jamais separar você do amor de Deus tornado visível em Cristo Jesus nosso Senhor. Você deve estar convencido disso, deve confiar nisso e não deve jamais esquecer de lembrar disso. Todo o restante passa, mas o amor de Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. A fé se tornará visão, a esperança se tornará possessão, mas o amor de Jesus Cristo, que é mais forte do que a morte, permanece para sempre. No final, é a única coisa à qual você pode se apegar.

A Boa Nova do evangelho da graça
O ministério da evangelização é uma extraordinária oportunidade de demonstrar gratidão a Jesus no ato de repassar seu evangelho da graça para os outros. Evangelizar uma pessoa é dizer a ela: você também é amado(a) por Deus no Senhor Jesus. E não apenas dizer mas realmente achar isso e amarrar isso no relacionamento com esse homem ou essa mulher de forma que eles possam senti-lo. E isso que significa anunciar a Boa Nova. Jesus faz a sua parte, doa a graça de transformação e libertação, mas precisa de nós, do nosso compromisso de anunciar e viver a Boa nova.

Nessa fase de preparação para o campo, mergulhei nos estudos, muitas leituras, com noites e madrugadas de dedicação. Sabemos que todo o conhecimento que nós é passado e totalmente necessario para nossa atuação, o Senhor vem com sua mão e nos passa os ensinamentos que provem ao Pai ensinar: paz em meio a tribulação, confiança no Senhor, provisão na necessidade, socorro bem presente, amor inexplicavel que nos consome e que nos move.  Tive o privilégio também de realizar visitas e estudos bíblicos com familias que vivem em cidades próximas de Viçosa, pessoas que moram na “roça”, pessoas simples, e carentes do amor de Deus. Pudemos também promover  Impacto Evangelístico, uma das ações do CEM, para alcançar  universitarios e trabalhadores da Universidade Federal de Viçosa –UFV.

Sempre é muito bom avaliar o que Deus fez em nossas vidas a cada período.  Stephen Neil disse “onde as bases não são sólidas, cedo ou tarde o edifício desaba.” Foram tantos os desafios e oportunidades, que me alegra o coração e estimula a continuar a caminhada. Momentos únicos de poder testemunhar do amor de Deus para as pessoas, com pregação da palavra, evangelismo pessoal, ajuda humanitária nas cidades de Mariana e Barra Longa, atingidas pela lama com rompimento das barragens, estivemos ali presente estendendo a mão e a chorar com os que choram.

Louvamos a Deus pelas reuniões com as famílias dos presidiários condenados, acompanhados pela APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). A família do recuperando precisa receber atenção especial, não podendo ficar indiferente ao que acontece durante o processo de recuperação dos seus entes queridos. Louvamos a Deus também pelos encontros de discipulado e mentorias realizados com as pessoas que o Senhor nos presenteou para acompanhar. Foram tantas as oportunidades de poder compartilhar esse amor que recebemos, especialmente com aqueles que estão com seus corações partidos, sentindo-se sem esperança e sem futuro.

NOVO CICLO – Seguindo em frente, saída para o campo
Entregando o tempo em Viçosa nas mãos de Deus e dEle receber um “novo ciclo do processo em direção à Moçambique.” Foram dois anos de aprendizado e tempo de estudo no CEM – Centro Evangelico de Missões. Conclui o curso de Mestrado em Missiologia. Agradeço todo suporte, suas orações e carinho. Seguimos louvando e glorificando ao nosso Deus, o trabalho missionário que desenvolvemos é possivel porque você tem somado forças conosco. 

E dando continuidade ao nosso projeto rumo a Moçambique/Africa, sigo na fase de preparação de saída para o campo. Estarei a partir de Janeiro/2017, levantando o sustento necessario para minha saída, iniciando o processo com um tempo na África do Sul para aperfeiçoamento do inglês e depois a orientação da MIAF no Quênia e então a chegada em Moçambique, onde será meu lugar de ministério. Realmente é uma satisfação compartilhar com você o que tem acontecido comigo e por poder representar a igreja de Cristo (e você especificamente) em outras nações.

Agora é começo de um novo tempo. Com o desejo de que em julho possa estar saindo , para isso é necessario levantar, o valor mensal efetivo. Conto com seu apoio em oração e divulgação para que as portas se abram, e o sustento mensal seja alcançado, e assim poder levar as boas novas do evangelho da graça ao povo de Moçambique. 

Finalmente gostaria de te agradecer por orar por mim e por estar comigo neste projeto! Que o Senhor continue te abençoando, direcionando e ensinando a cada dia! Que as bençãos do Senhor se renove sobre você e sua familia em 2017, espero que caminhemos juntos neste ano que se aproxima e que possamos com o Deus da graça e do amor alcançarmos nosso objetivo: “Servir entre o povo Africano.”

Motivos de oração:
  • Gratidão pelo tempo em Viçosa-MG, pelo aprendizado e crescimento;
  • Pelos preparativos para a minha saída ao campo;
  • Pelo período de mobilização de novos parceiros;
  • Pelo fechamento do sustento mensal;
  • Ore pela minha familia, agradecendo a Deus pelo apoio e entendimento do meu chamado;
  • Pela minha saúde fisica, emocional e espiritual;
  • Pela fidelidade dos intercessores e mantenedores
  • Por sabedoria e direção para os proximos passos. Que eu esteja sensível e obediente à voz do Senhor.  

Deus abençoe,
Suely Monteiro

Avatar
Publicado por André Metz