15/03/2018

O evangelho está sendo pregado!

Kampala, Uganda - Março de 2018

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim." Mateus 24:14.


Paradoxo Africano e o Desfio Missionário
Atualmente, somos por volta de 180 milhões de cristãos evangélicos na África sub-sahariana. Mais Cristãos evangélicos do que em qualquer outro continente. Neste mesmo continente, ainda cerca de 350 milhões de pessoas não alcançadas e 1000 povos que não tiveram a oportunidade de conhecer a Jesus. 


39% da população da Nigéria é considerada cristã. Já o seu vizinho, o Níger; a porcentagem de cristãos é de 0,1%. Exemplos como este são frequentes na África. Não há ainda continente no mundo com tamanho paradoxo.  

Nos países considerados cristãos, as igrejas geralmente se localizam nos centros urbanos, e seguem o nosso padrão ocidental de crescer e multiplicar. Excluindo problemas teológicos, trabalhar para o crescimento não teria nada de errado, se não fosse pelo esquecimento das necessidades de seus vizinhos. Se não fosse pela omissão da responsabilidade do IDE, da dificuldade de entendimento do papel da igreja em levar o evangelho a todos os povos!


2018 – Ano de Mobilizar a Igreja Africana para Missões
No mês de fevereiro a liderança da nossa organização – AIM/Miaf (Missão para o Interior da África), se reuniu no Quênia para definir e planejar mais estratégias para a mobilização de missionários locais. Rodrigo esteve mais de 10 dias em Nairóbi fazendo parte destas reuniões. Muitos desafios são reconhecidos e muitos outros foram levantados em relação à este processo de mobilização de pastores, líderes e igrejas locais. Entendemos a importância e a urgência de uma visão mais abrangente quanto ao IDE aos não alcançados do continente, e o quanto a igreja local africana também pode e deve fazer sua parte neste projeto de Deus. 


Por lacunas e falhas no processo de ensino e discipulado de novos cristãos. A igreja africana vem sendo acostumada e ensinada a ser somente receptora, não compreendendo a abrangente importância de também se doar. Muitas vezes, ainda enxergam “os brancos” simplesmente como fonte de recursos. E infelizmente alguns projetos (mesmo que com boas intenções) ainda continuam reforçando esta visão assistencialista e causadora de eternos dependentes. 

O nosso objetivo é desenvolver o potencial local já existente. O que exige tempo e convivência lado a lado. Assim, prosseguimos para o alvo de mobilizar igrejas locais e preparar mais líderes em direção  ao IDE. Reconhecemos que em meio aos desafios e limitações, esta obra é primeiramente do Senhor. A Missão é de Deus, e isto aquieta o nosso coração. Sentimos a alegria e o privilégio em cooperar com Ele. E já percebemos algumas sementes e frutos. Temos incluído missionários locais em nossas equipes, e já temos conseguido capacitar e incluir alguns locais como líderes de alguns de nossos times em meio aos povos não alcançados.


Ore conosco:
  • Para que a igreja Africana, cada vez mais entenda a importância de seu papel em meio aos não alcançados;
  • Para que o Senhor nos dê sabedoria para mobilizar e treinar cada vez mais missionários locais;
  • Para que estes missionários sejam supridos de forma integral em suas necessidades; 
  • Por nossa família; para que o Senhor nos dê graça, saúde, amor e sabedoria. Para que sejamos sempre um testemunho vivo da presença de Deus aqui;
  • Pelo plano de visita ao Brasil, no meio deste ano. Aproveitaremos as férias escolares dos meninos. Contamos com a sabedoria divina para bem administrarmos nossa agenda. E mesmo sendo um breve período, pretendemos ser capazes de realizar exames médicos, atualizar documentos, visitar nossos familiares e também igrejas. 

Igreja parceiras de nosso ministério que desejam receber uma visita quando estivermos no Brasil; por favor, entre em contato conosco através deste e-mail, assim planejaremos com antecedência o tempo em nosso país. 

Sempre Louvando a Deus pelo apoio e sustento através de sua vida! 

Pr Rodrigo, Valeska, João Pedro e Asafe. 

Avatar
Publicado por André Metz