16/02/2017

Um Deus que ainda trabalha...

Betroka 11 de Fevereiro 2017

“... o meu Pai trabalha até agora, e eu também...” ( João 5.17)

 O Senhor não abandonou o homem a sua própria sorte ou se esqueceu de sua criação. Pelo contrário, Ele ainda trabalha para reconciliar o mundo consigo (II Cor. 5). Nesse exato momento, o SENHOR está, através do Espirito Santo, pela pregação da Sua Palavra, persuadindo corações, regenerando vidas, curando, transformando pessoas à semelhança de Seu filho Jesus, confrontando cosmovisãos, salvando pecadores, abençoando e edificando os santos.

Uma das mais profundas verdades bíblicas é que Deus nunca deixou de trabalhar! Essa preciosa verdade, afirmada por Jesus, aos fariseus, enche nosso coração de esperança e regozijo. Certamente, as sementes plantadas, o tempo e recursos investidos, vidas consagradas ao trabalho missionário, não serão desperdiçadas. Pelo contrário, produzirão frutos para a Glória do Deus Eterno.

Irmãos, o nosso Deus nos deixou o exemplo. Devemos imitá-lo no serviço do Reino, pois isso faz parte da nossa vida de discípulo . Contudo,  a seara é grande e poucos são os ceifeiros!

Betroka & Malasos (ladrões)


Queridos irmãos , que a graça e a paz do Senhor Jesus permaneçam sobre a vida de todos.
 
Somos muito gratos pelas incessantes orações, pelas generosas ofertas em meio a crise brasileira e pelo amor, que excede o entendimento humano, dispensado em nosso favor. Certamente, é o SENHOR quem tem feito tudo isso e usado a vida de cada um para expandir o conhecimento do Seu Nome, entre o povo Bara.  Queridos irmãos , vocês são parte do que o SENHOR está fazendo em Madagascar.
 
Após nosso retorno à Betroka, em Dezembro/2016, temos trabalhado incessantemente. Programa para as crianças, Histórias para a Radio, Entrega de Bíblias e Comentários Bíblicos, Agricultura à maneira de Deus e, o Filme Jesus. O Senhor tem nos dado muitas oportunidades e novas idéias para o trabalho missionário. Bendito seja o Senhor, o dono da seara.
 
Contudo, ao mesmo tempo em que somos tomados por essa alegria indizível entristecemo-nos profundamente pela dor causada à comunidade de Betroka pelos Malasos. Esses são ladrões, que se utilizam de feitiçaria e poder das trevas para assaltarem,  trazendo medo e terror para Betroka e às vilas ao redor. Tivemos muitos assaltos em Janeiro. Nenhuma morte, mas algumas pessoas feridas. A polícia até tenta combater, mas eles mesmos são suprimidos pela corrupção que afeta profundamente todas as áreas da sociedade Malgasy.  Os malasos, facilmente conseguem sair da prisão, pagando o famoso “cafezinho”. Além disso, o despreparo e a sucateamento do armas, prejudicam o trabalho policial, facilitando a ação dos bandidos.
 
A Igreja, poderia ser um diferencial. Todavia, tem pouca atuação. Uma boa parte dos que se denominam cristãos, são nominais ou, ainda praticam os rituais animistas herdados dos ancestrais.  Isso fragiliza a pregação do Evangelho pelo mau testemunho e o confronto com as trevas é mínimo.

Entretanto, mesmo em meio a esse conflito, estamos bem. O Senhor tem nos guardado e protegido. Ele é nossa Rocha e Broquel. Apesar do medo que subitamente nos acomete, confiamos no Eterno. Bendito seja o Seu nome.

Irmãos, continuem firmes na brecha, orando por nós, para que o Nome de Jesus seja honrado, e muitos venham ao conhecimento do Evangelho, especialmente policiais e malasos por esses dias.

   


Ministérios
 
Crianças Bara
 
Aos sábados, já são quase 120 crianças que frequentam a nossa casa. As quartas-feiras, quase 80. Continuamos contando as histórias de forma cronológica, para que elas possam compreender a mensagem bíblica de uma forma completa. Nossa oração é que o Senhor Jesus transforme estes pequenos corações e que ele possam ter uma nova vida com Jesus mesmo ainda tão pequenos.

 

   
 
Agricultura à maneira de DEUS
 
O programa de Agricultura e treinamento de pastores está novamente em nossa agenda. O campo já está preparado e plantamos mandioca, milho e feijão. Queremos abordar os temas: Rotação de Culturas, Época de Plantio, Semeadura e Cristologia: Defendendo a fé frente ao Islã.

Ore para que o Senhor Jesus possa despertar o interesse dos evangelistas para usarem a Agricultura como forma de Evangelismo.

 

   

Radio/ Projeto Histórias
 
Semanalmente traduzimos histórias bíblicas para a língua Bara. O SENHOR  tem agregado pessoas para o trabalho. Agora já temos uma equipe de apoio – nativos Baras que nos ajudam. Entre eles: Sra. Justine, Dera, Pr. Tomera, Pr. Willy, e outros. Todos cristãos que se dispuseram a trabalhar em conjunto para que possamos sempre ter novas histórias para a radio.

Já escrevemos e estamos traduzindo as histórias de: Rute, Ana e Penina, Elias e a Viuva, Elias e os profetas de Baal, O Gadareno, Lazaro, O Rico e Lazaro, Jesus acalma a tempestade, O Ladrão da cruz, Sadraque Mesaque e Abdnego, O cego de Jericó.
 
O trabalho não é fácil e toma bastante tempo, mas é gratificante saber que Deus pode usar essas histórias para levar o Evangelho em lugares inimagináveis do território Bara.

 

Filme Jesus nas Vilas
 
O Filme Jesus tem sido uma grande ferramenta nas mão do Senhor para proclamação do Evangelho. Inúmeras aldeias pelo mundo já foram impactadas pelo filme  que conta a história do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Messias.

Em Outubro/2016, pela providência do Senhor, recebemos um kit do Projeto Jesus contendo um projetor, uma bateria, e duas caixas de som. Ficamos muito felizes, pois antes mesmo de orarmos por ele, o que já estava em nosso coração, o Senhor nos enviou.
 
Em Janeiro de 2017 começamos a visitar as vilas ao nosso redor e transmitir o Filme Jesus na língua Bara. Já visitamos as aldeias de: Ambatomanga (300 pessoas), Isoanala (90), Mbalafrera (100) e Manañovy (150). Temos planos de visitar outras aldeias e transmitir a poderosa mensagem do Evangelho. Ore para que as imagens do filme e a mensagem possam falar profundamente ao coração desse povo tão escravizado e sofrido.

 

 

Motivos de Louvor e Oração
 

  • Louvamos ao Senhor pelas portas abertas à pregação do Evangelho e Filme Jesus nas vilas;
  • Pela proteção do Senhor conosco e nossa casa;
  • Pela provisão e sustento- De nada temos sentido falta, tudo o Senhor tem suprido de modo maravilhoso;
  • Pela nossa saúde e proteção física;
  • Pelo Benício- Louvamos ao Senhor pela sua adaptação aqui;
  • Pedimos que os irmão continuem orando pela nossa segurança, saúde física e espiritual;
  • Pelos nossos mantenedores sustento mesmo em meio a crise no Brasil;
  • Para que o Filme Jesus, as histórias na rádio e o programa com as crianças frutifiquem para Glória de Deus;
  • Pelas nossas viagens até a Capital e para as vilas- Segurança nas estradas e proteção;
  • Pela conversão do Povo Bara;
  • Pelos novos projetos que o Senhor tem colocado em nosso coração;
  • Pelos nossos familiares que ainda não conhecem a Jesus.

Avatar
Publicado por André Metz