27/04/2022

“Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!”

Saudações, amados irmãos, família e amigos,

Com muita alegria compartilhamos com vocês o que Deus tem feito desde que chegamos a Moçambique em março/2022.

Antes, agradecemos o amor, companheirismo, suporte e acolhida da Missão Cristã Elim Curitiba (MCE Curitiba). O último ano foi muito especial para nossa família, uma alegria em poder conviver e servir nesta igreja.

E claro, não podemos deixar de destacar o lindo culto de despedida; quanto esmero em cada detalhe e a presença do Senhor foi marcante.


Louvamos ao Senhor por cada dia durante esse período de espera e preparação no Brasil, momentos que pudemos ver a mão invisível dEle trazendo à existência o que parecia impossível.

Cada despedida nesses últimos dias fora marcante. Nossa viagem para Moçambique começou em Curitiba, de onde fomos de ônibus até São Paulo, uma viagem que geralmente dura 6 horas, em nosso caso durou 9 horas (bloqueio na estrada), contudo em todo tempo vimos o cuidado de Deus.

Na última semana no Brasil, tivemos a alegria de estar com a amada MCE São Paulo.

Que povo amoroso e trabalhador! Um tempo especial na presença do Senhor Jesus, alimentados na Palavra e na comunhão com os irmãos. E não podemos deixar de destacar a perseverança destes irmãos conosco até o momento do embarque. Deus recompense a cada um de vocês.


Dia 04/03 é nosso dia histórico, após 32 horas de viagem, cruzando oceano Atlântico, passando por 4 aeroportos, pisamos em solo moçambicano. Louvado seja o Senhor!! Ao ver o nascer do sol pela janela do avião, podíamos contemplar a grandeza do nosso Deus e adorá-Lo por Sua fidelidade.

No aeroporto nos esperavam dois irmãos de nossa equipe MIAF/AIM Nampula (Missão para o Interior da África), que nos auxiliaram com bagagens e nos trouxeram para Base Missionária da JOCUM. Ficaremos alojados aqui até próximo mês de maio, enquanto organizamos aluguel de casa e compra de móveis.

Nesta Base há missionários de vários países e organizações, proporcionando um espaço de trocas de muita experiências. Inclusive há muitas crianças, o que tem sido maravilhoso para a adaptação dos nossos filhos.

Apesar de todo nosso preparo antes de chegar ao campo, quando chegamos percebemos as diferenças de um país a outro. Assim, nos primeiros dias nossos irmãos têm nos acompanhado nos órgãos governamentais (imigração, documentos locais), supermercado, feira, comércio de rua, transporte público (as peruas são chamadas “chapas”); nos ensinando como nos mover, comprar, nos relacionar com o povo, entre outras situações cotidianas.


Elizabeth iniciou a escola em março (no 2º trimestre, o ano escolar inicia em setembro), foi bem acolhida e está se adaptando ao idioma inglês. Já participou de um campeonato de natação e está bem feliz. Ezequiel iniciará no 3º trimestre, em maio próximo.

As crianças estão animadas e se acostumando à nova cultura, têm se alegrado com a liberdade de brincadeiras, convivência com novos amigos, apanhar frutas nas árvores e conhecer novos costumes. Sentem falta de muitos irmãos e família; e têm aprendido a agradecer a Deus pelas novas oportunidades.

O ciclone Gombe não teve grande impacto na área que estamos, porém, nas áreas mais baixas e descampadas da cidade tiveram grandes danos nas plantações e casas.

Tem sido um período de muito aprendizado, principalmente da dependência do Senhor.

Como necessitamos cada dia da Sua graça, para que o Reino avance nos lugares que ainda não foi anunciado Jesus, e presenciar o Seu agir nas pessoas, cuja Palavra tem transformado suas vidas.

Nossa equipe de trabalho MIAF é composta por 3 famílias brasileiras, 1 família moçambicana e 3 jovens solteiras (americana, queniana e brasileira). Temos como foco vermos o povo Mwani vivendo e proclamando Cristo como seu Senhor e Salvador, e igrejas locais envolvidas na grande comissão do nosso Senhor Jesus Cristo no alcance dos PNA’s (povos não-alcançados) em Moçambique.

Nampula é a capital da Província de Nampula, localizada no norte do país. Desde 2020, muitos povos migraram das cidades do extremo norte para Nampula. E desta maneira, povos PNA’s têm achado refúgio aqui, uma oportunidade de serem alcançados pelas Boas-Novas de Cristo.

Nos meses de março a maio estamos em treinamento com toda equipe MIAF/AIM, sobre aspectos históricos e gerais de Moçambique, as diferenças culturais entre as regiões e os povos que estão no norte do país, aprendizado da língua Mwani, prática de campo com comunidade, além de proporcionar entrosamento e estabelecer formas de trabalho em equipe.

Temos visitado um vilarejo, próximo de onde moramos. Estamos conhecendo, observando e orando, para buscar em Deus estratégias de como alcançar os Mwanis que vivem ali. A primeira vez que fomos nesta vila e nos sentamos com uma família que está começando a conhecer Jesus, pudemos lembrar de tantas promessas do Senhor, de Sua fiel Palavra que sempre se cumpre, da esperança e salvação que há somente nEle e do Seu amor, que tem nos movido e sustentado em todo tempo, a razão de estarmos aqui.

Como iniciamos esta carta: Até aqui nos ajudou o Senhor!!! Sim, são muitas mudanças, adaptações e experiências, e imensa alegria de testemunhar os poderosos feitos do Senhor.


ORE CONOSCO:

·   Agradecemos por cada irmão, familiar e amigos que participa de nosso ministério com suas orações e suporte financeiro;

·   Agradecemos a liderança da nossa igreja no Brasil, por nos amar, crer, enviar e orientar no caminho do Senhor;

·   Agradecemos por nossa saúde;

·   Ore pela direção para aluguel de nossa casa (próximo à comunidade/vila, acesso à cidade e lugar seguro);

·   Ore pela adaptação familiar à nova cultura;

·   Ore pelo aprendizado da língua Kmwani e aperfeiçoamento do inglês;

·   Ore por um veículo para locomoção até a vila e demais atividades de ministério;

·   Ore por novos intercessores e parceiros.


Que a graça do Senhor Jesus seja com todos!

Um grande abraço,

Família Barros da Silva (Manoel, Danielle, Elizabeth e Ezequiel).


Avatar
Publicado por Amanda