22/05/2017

"Grandes coisas fez o Senhor..."

““Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isto estamos alegres”- Salmos 126:3.”

Kampala, Uganda - Maio, 2017

Celebrando  ½ ano em Uganda

Neste mês completamos 6 meses em Uganda. Estamos instalados e iniciamos os trabalhos. Nossa família vive na capital. Aqui nossos filhos podem ter acesso a um bom estudo e atendimento de saúde. Além disso, Kampala é um lugar estratégico para atendermos os diferentes trabalhos nas vilas do Chade, Congo, República Central da África, Ruanda, Sul do Sudão e Uganda. Desta forma, o ministério do Rodrigo se dá através de várias viagens com fins de pesquisa, treinamento e apoio aos trabalhos entre os povos não alcançados destes países. Um grande desafio que nos faz experimentar a cada dia, da capacitação do Espirito Santo.

Alcançar um povo que não tem acesso ao evangelho é uma tarefa complexa, já tivemos esta experiência em Madagascar. Este trabalho requer; tempo (em média 2 anos até surgir os primeiros convertidos), pesquisa, estudo, aquisição da língua (a maioria destes povos ainda não tem a Bíblia em sua língua, e muitos não têm a gramática e escrita de sua própria língua), compreensão da cultura, construção de verdadeiros relacionamentos, dependência do Espírito Santo (paciência, perseverança, saúde emocional, sabedoria, criatividade...) e sobretudo muita ORAÇÃO.  Certos de que estamos inseridos em batalha espiritual.

Equipes de ministério entre os não alcançados

Denominamos nossas equipes por times. Cada time leva o nome do povo que pretende alcançar. Como por exemplo:

  • IK Time: trabalham para o alcance do povo IK no norte de Uganda. No mês passado, Rodrigo estava nesta vila como parte de uma equipe de apoio que levou aos missionários treinamento específico e suporte. Sua viagem foi muito proveitosa. Este time está na fase de aquisição da língua, compreensão da cultura e construção de relacionamentos. O time perdeu um de seus membros que faleceu no início do ano. No mês passado, uma de nossas missionárias lá, foi picada por cobra. Passou por uma cirurgia e atualmente está no Quênia, com boa recuperação.
  • Laarim Time: busca alcançar o povo Laarim no Sul do Sudão. Contam com nossas orações, tiveram que ser subitamente evacuados por causa de conflitos na região que comprometiam a segurança da equipe. Saíram deixando suas casas e todos os seus pertences, trazendo consigo somente uma mala. Aguardam notícias de paz para retornarem e dar continuidade ao trabalho na vila.
  • Zemio Time (República Central da África). Este time vem enfrentando grande instabilidade no local. Conflitos incessantes vêm ocorrendo na região. Mesmo a embaixada americana está se retirando por questões de segurança, o que afeta ainda mais o risco de vida de nossas famílias. Este time teve que ser mais uma vez evacuado e provavelmente desta vez, não poderá mais retornar. Nossos missionários estão em fase de difíceis decisões. Investiram suas vidas e recursos para o alcance deste povo e muitos (principalmente as famílias com crianças) não poderão retornar ao local por um longo período.  Alguns já decidiram voltar a seus países de origem. Ore por este time e pelo povo nesta região que continua não alcançado.

Estas são algumas de nossas equipes na região central da África. Ore conosco por nossos missionários e povos que temos trabalhado para alcançar!

(Povo IK)

Visitas especiais

Mesmo com pouco tempo na Uganda já recebemos algumas visitas muito especiais para nós. Nossos amigos Ricardo e Tina Matioli, também missionários da Miaf - na área de cuidado missionário, nos alegraram com a presença deles no mês de março. E neste mês de maio estamos recebendo Paulo Feniman, nosso diretor brasileiro. É um privilégio para nós recebermos visitas no campo, nos faz sentir mais de perto o cuidado de Deus por nós.

Ainda louvamos a Deus por cada irmão e igrejas que tem se comunicado conosco. Agradecemos àqueles que verdadeiramente tem nos apoiado através de suas orações e por àqueles que investem financeiramente em nosso ministério. Saibam que juntos estamos trabalhando para construir não somente a nossa, mas a morada de diferentes povos que estarão conosco no céu! Em nome de Jesus!

João Pedro e Asafe
 
Continuem orando também por nossos filhos. Nos últimos dias os dois tem estado doentes. Não estão passando por nada grave (apresentam gripes e infecções), contudo apreciamos as suas orações para que eles estejam saudáveis e caminhem normalmente com os seus estudos. E para que possamos ter sabedoria para instruí-los e educa-los em meio as diversas transições.
 
Em Cristo,

Pr. Rodrigo, Valeska, João Pedro e Asafe Petrelli.


Avatar
Publicado por André Metz