05/09/2016

Notícias de Moçambique

Amados parceiros de missão, que a graça e paz do nosso amado Senhor esteja sobre todos vocês, familiares e igrejas!

“Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus." (Fp 1.9-11).

Ministério no IBS  – Maio foi o mês de aniversário do IBS, e tivemos diferentes atividades para celebrar os 28 anos do seminário. Dia de oração e jejum com professores, alunos e funcionários - foi algo muito significativo, com boa e alegre participação. Encontro de pastores e obreiros, para estudar temas ligados a vida pessoal e ministerial, além de orar uns pelos outros e pelo IBS. Pudemos mais uma vez perceber o desejo que eles têm de aprender, a ponto de pedir que o IBS organize mais oportunidades como estas. O culto de aniversário foi uma festa espiritual com muita música e danças bem ao estilo moçambicano. De fato há muito para louvar e agradecer a Deus. Conseguimos contar 524 ex-alunos dos diferentes cursos que o IBS oferece, o que nos dá uma ideia da importância e impacto do IBS na vida da igreja evangélica em Moçambique. Hoje são 5 cursos, 119 alunos e 28 professores (21 Moçambicanos e 7 estrangeiros).

Outro motivo de gratidão foi o encerramento do primeiro semestre no IBS. Deila ficou especialmente feliz em ver a resposta positiva dos seus alunos na disciplina de missões. Eu também louvei a Deus pelo resultado da disciplina de Plantação e crescimento de igrejas – todos os alunos fizeram projetos concretos de plantação de novas igrejas. Agora é orar para que Deus os capacite a cumprir os planos.
A escola terá 4 semanas de férias, com a aulas reiniciando dia 18 de julho. Enquanto isso Deila e eu iremos tirar uma semana de férias e trabalhar na preparação das disciplinas do próximo semestre. Paralelamente, continuo trabalhando meio período na função de diretor geral do IBS. Isso tem nos levado a visitar diversas igrejas para fazer divulgação e buscar parceiros para o seminário. Tem sido muito abençoador para nós, pois temos a oportunidade de conhecer as igrejas dos alunos, seus pastores, pregar a Palavra de Deus e fazer mobilização missionária.

...também agora será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1.20b-21).

Conferência dos missionários - Todo ano temos uma conferência dos missionários da MIAF. A deste ano reuniu os obreiros da região centro e norte de Moçambique. Foi muito bom rever colegas, conhecer outros, sermos alimentados com a Palavra, ouvirmos o testemunho de novos e antigos missionários. Fui particularmente edificado e instruído através das aplicações da Palavra ao contexto moçambicano, feitas por um missionário do Quênia que trabalha em Moçambique, dirigindo uma escola de treinamento missionário para moçambicanos.

Situação do nosso país - Pedimos que continuem a orar por Moçambique, pelo povo, pelas autoridades, e especialmente pela igreja de Cristo. Os desafios são imensos. Uma crise econômica agravada pela crise política e conflitos militares em alguns lugares do país.

Retomada do Proide – A Deila está muito grata a Deus pelo novo ânimo com o grupo de mulheres do Proide – há algumas novas participantes com muita disposição de aprender a “fazer arte”, e também a Palavra de Deus, que é ensinada a cada reunião. Além disso, passarem o dia juntas é uma das poucas oportunidades que elas têm de um tempo somente entre elas.
“Vivei acima de tudo por modo digno do evangelho de Cristo...firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica” (Fp 1.27)

Desafio... Amados irmãos e parceiros de missão, estamos orando a Deus por recursos para adquirir um carro usado para nossas necessidades diárias, visitas às igrejas dos alunos e eventuais viagens para o interior. Até o momento temos nos virado com a nossa moto (super Zongshen 49cc!!!) e, quando necessário, o carro emprestado de uma missionária que foi ao Brasil, mas retornará em setembro. Estamos cientes das dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta e não queremos ser pesados para ninguém. Mas, também conhecemos o Deus que faz milagres. Portanto, considerem em oração contribuir com esta necessidade. Caso queriam participar entrem em contato conosco por e-mail, Facebook (inbox), ou whatsApp.

Aprendendo com Paulo - Pois é, observando os textos acima, todos de Filipenses 1, o nosso amigo Paulo conseguia ver qualquer situação, fosse adversidade, tristeza, vida ou morte, através da sua comunhão com Cristo e dos possíveis benefícios que isso traria para o evangelho. Assim, ele experimentava a alegria indestrutível da presença de Cristo. Nada podia tirar a sua alegria no Senhor. Esta é a minha oração por mim e pelos irmãos nas suas lutas diárias para viver de modo agradável a Deus, com os olhos no seu Reino presente e futuro. Que Deus nos conceda a mesma graça!!

Amados irmãos, mais uma vez, obrigado pelas vossas orações, apoio moral, espiritual e material para com a missão que compartilhamos neste amado país.

Com gratidão,
Roberto e Deila.

Motivos de oração:

  • Gratidão pela fidelidade de Deus na provisão espiritual, física e material, através das igrejas e irmãos parceiros na missão!
  • Gratidão pela celebração dos 28 anos do IBS e seus frutos.
  • Orem por nossa vida espiritual e pelos nossos familiares no Brasil.
  • Orem pelos nossos ministérios: Ensino transformador, direção IBS, e Deila com mulheres.
  • Orem por Moçambique: pela paz, por um bom testemunho da Sua igreja em meio às tensões, e crescimento do seu povo em maturidade e missão.


Um breve alô de vocês já alegraria muito nossos corações!
roberto.welzel@aimint.org ou deila.welzel@aimint.org
Facebook: Roberto R. Welzel e Deila Welzel



Avatar
Publicado por André Metz