09/12/2020

Provisão de Deus na jornada dos pés formosos

Queridos intercessores,

Os dias passam rapidamente e ao me dar conta já estamos no fim do mês. Graças a Deus que nos dá o dom da vida e o privilégio de desfrutar de cada dia. E como é bom saber que Deus nos sustenta por meio da Sua palavra. Quero compartilhar alguns textos que têm sido relevantes neste mês.

Ao ler a bíblia, estes versículos saltaram aos meus olhos (Dt 1.29-31, 33 e 2.7) e fui impactada pela sua mensagem. É como se Deus me dissesse: Não fique com medo, Eu estou indo adiante de você, Eu vou lutar por você, tenho cuidado de você e carregado você como um pai carrega seu filho até alcançar o lugar escolhido. Tenho ido adiante de você nesta jornada e quero te mostrar o caminho que você deve seguir. Eu tenho te sustentado nesta jornada!

Posso dizer que tenho experimentado isto de primeira mão neste tempo na Uganda: mesmo nem sempre entendendo tudo o que Deus tem feito, mas tenho provado da Sua provisão, da Sua fidelidade e do Seu cuidado de uma forma especial!

Mas nesta jornada, Deus espera que meus pés sejam formosos: levando as boas novas, proclamando paz e salvação e anunciando que Deus reina (Is 52.7)! Caminhamos em lugares diferentes, mas espera-se que nossa prioridade seja levar o evangelho por onde passarmos. Numa devocional li: “Por que pés? Porque estão dispostos a ir. Nada é mais belo aos olhos de Deus que pés calejados devido à obediência”. Também assisti um vídeo incentivando-me a mover-me mesmo em face de circunstâncias difíceis e que geram medo. O vídeo finaliza questionando onde estão os pés dispostos a irem a lugares difíceis a fim de proclamar as verdades de Deus (se quiser assistir, este é o link https://www.youtube.com/watch?v=-hX84RA14Vo). Que nossos pés sejam formosos...por onde passarem!


DIA A DIA
Como a Destiny estava para voltar ao Canadá, resolvemos tirar alguns dias de folga como equipe. Juntos fomos para Sipi Falls. Ficamos num lugar simples, com vista para as cachoeiras e uma bela natureza. Caminhamos bastante naqueles dias, desfrutando da natureza; mas também tivemos tempo para jogos, refeições, tomar café, cantar, compartilhar a palavra, oração; foi um tempo precioso de descanso e renovo. E em todo o tempo da viagem, o que vinha ao meu coração era a gratidão pela fidelidade e provisão de Deus na jornada, confiando que Ele cumpre Suas promessas.


FOTOS
Logo ao voltar, conheci as três diferentes unidades de saúde a fim de escolher uma para trabalhar como enfermeira. Após a visita, estive orando durante algum tempo para entender de Deus a qual delas Ele estava me direcionando. Inicialmente havia apenas o silêncio; depois Deus me dizia para esperar ainda um tempo antes de decidir. Mas na semana passada, entendi que devo focar em Rengen e que neste tempo que estou trabalhando lá devo orar por Nakapelimoru (onde creio eu há uma necessidade maior). É tempo de armar o arco e atirar as flechas, como jovem guerreira do Senhor! Tendo em mente que toda a provisão vem de Deus e que Ele fará meus pés formosos!


Viajei então para Kampala, visitei algumas pessoas e pude resolver algumas coisas. Mas o objetivo principal desta viagem foi participar de um treinamento de liderança. Este treinamento se dará por um ano: são três encontros presenciais, encontros mensais on-line e leitura de diversos livros. 

Este primeiro momento foi para criarmos vínculo com os demais participantes, partilhando nossa história de vida, nossos sonhos e medos. Foi um tempo precioso, de renovo e descanso. E duas coisas me marcaram: liderança é muito mais uma questão do coração – aprender a liderar como Jesus; e que Deus me chama para caminhar mais perto d’Ele e chama-me de Sua jovem guerreira destemível.

A viagem de volta para Kotido foi bastante interessante: iria viajar bem cedo pela manhã, mas a pessoa que me levaria para a rodoviária não compareceu. Resolvi então viajar durante o dia para uma cidade mais ou menos na metade do caminho e no outro dia continuar viagem (por motivos de segurança relacionados aos eventos recentes em Kampala devido às vindouras eleições). Antes de viajar, o que Deus colocou muito forte em meu coração era que independente do que acontecesse naquele dia, Ele estava comigo e cuidando de mim. 

A viagem demorou mais que o esperado, devido ao tráfego intenso e por isso cheguei mais tarde na cidade. Passaria a noite na casa de um conhecido, cerca de meia hora da cidade. Tentamos três pessoas diferentes para me levar de moto, mas por temor dos policiais, ninguém queria se arriscar. Decidi então dormir numa pousada na cidade e um rapaz concordou em levar-me. Ao partirmos, fomos abordados por diversos soldados, pois não era permitido transitar com a moto mais naquele horário. Após dar algum dinheiro, liberam-nos e consegui chegar ao lugar e descansar. No outro dia continuei a viagem, e após um longo tempo de espera numa das cidades, cheguei bem. Percebi claramente o cuidado e a provisão de Deus na jornada.

Alguns dias depois, era tempo de despedir-se da Destiny (a moça que morava comigo), pois ela estava voltando ao Canadá. Agora estou morando sozinha, mas mesmo em meio à esta situação, Deus tem me sustentado e posso confiar na Sua provisão.

Neste domingo, Joseph, Drusilla e eu fomos para Natiraipus. Como foi bom estar ali e participarmos da celebração junto com o pessoal. E como sempre receberam-nos muito bem. Estar ali, lembra-me do quanto é importante saber a língua a fim de comunicar-se e partilhar quem Jesus é e da Sua fidelidade e poder ser estes pés formosos que anunciam a boa nova.

d

Lembre-se de orar pela Uganda: as eleições são em janeiro. O presidente atual já está no poder há anos. Há diversas manifestações de oposição e em nome de proteção da população do covid, o governo tem usado do poder e da violência, causando ferimentos e mortes. Ore para que o Reino de Deus venha sobre esta nação e que o Seu poder se manifeste.


MOTIVOS DE ORAÇÃO
Continue orando...

  • Gratidão pelo tempo de descanso em Sipi Falls
  • Gratidão pelo guiar de Deus em que unidade de saúde trabalhar
  • Gratidão pelo tempo em Kampala, pelo treinamento de liderança e por novos contatos
  • Gratidão pela proteção e pelo cuidado de Deus na viagem de volta para Kotido
  • Gratidão pelo tempo em Natiraipus
  • Gratidão pela provisão e pelo sustento do Senhor na jornada
  • Ore por esta nova fase de adaptação agora que a Destiny não está mais aqui
  • Ore pelo aprendizado da língua a fim de poder ser os pés que anunciam as boas novas
  • Ore pela Uganda, por este tempo que antecede as eleições e pelas eleições em si
  • Ore para que eu seja esta jovem guerreira do Senhor e destemível neste lugar
  • Ore para que meus pés sejam formosos, proclamando a boa notícia
   


Que possamos experimentar da provisão de Deus na jornada e que por onde passarmos nossos pés sejam formosos, levando a boa notícia!

Em Cristo, Dirce.


Para mais fotos, clique aqui.
Se deseja contribuir com meu ministério, clique aqui. 


Avatar
Publicado por André Metz