25/09/2020

Seguimos caminhando

Pemba/Moçambique

“Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1.8)

A alguns dias atrás visitamos R. e sua sobrinha F., Mwanis que a pouco foram transformadas por Cristo. F e M. são jovens e foram espancadas pelo pai por conta da sua fé em Jesus. M. voltou para sua “familia”, porém F. tem permanecido firme, sua familia tem perseguido, maltratado e ameaçado R. e F., mas apesar das circunstancias elas tem permanecido firmes no Senhor. 

Nosso amigo Mwani A. foi resgatado por Jesus e desde então sua familia o despreza. Na cultura Mwani a sua identidade é definida pela comunidade que você faz parte, se a sua familia te rejeita toda a comunidade o rejeita e com isso os benefícios como alimento, trabalho, moradia, etc param.

Mama R. refugiada, está morando próximo de nossa casa e teve sua filha de 13 anos sequestrada pelos extremistas, juntamente com mais 10 meninas. E somente chora pois sabe que nunca mais verá sua filha.

Como ajudar ou como suportar todas estas situações? Nos lembrando que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, o Deus Todo-Poderoso, o nosso Salvador, aquele que nos resgatou e nos dá a esperança. Nossos olhos e pensamentos devem estar nAquele que tem o controle de todas as coisas, devemos descansar e confiar nEle.

Dessa forma continuamos caminhando… procurando olhar para o Senhor a cada dia e descansar nEle… procurando ser luz em meio as trevas, procurando demonstrar o amor de Cristo e compartilhar que a esperança está nEle.


Situação Norte Moçambique
Como falado em informativos anteriores, desde 2017, nossa província/estado, aqui no Norte de Moçambique tem sofrido ataques de extremistas, durante este período várias vilas e distritos próximos de Pemba (nossa cidade) até Mocimboa da Praia foram destruídas e queimadas e muitas pessoas foram mortas e sequestradas. 

Não se sabe bem ao certo o propósito desta guerra, sabemos que não é uma perseguição aos cristãos (apesar de alguns cristãos terem sido mortos e igrejas terem sido queimadas), pois a  maioria das pessoas mortas são muçulmanas. O governo tem tentado agir em resposta a essa situação, mas não tem sido eficaz. No último mês este grupo conquistou um distrito estratégico, a cerca de 200km de nossa casa, que tem porto e aeroporto.

Desde março deste ano, os ataques tem se intensificado nesta região e em consequência disto muitos moradores destas áreas tem fugido de suas casas, procurando abrigo em outros distritos.

Segundo a ONU estima-se que mais de 300.000 pessoas deixaram suas casas, a maioria somente com a roupa do corpo, pois suas casa e bens foram queimados, algumas pessoas estão machucadas por terem que caminhar dias pelo mato até encontrar um local seguro.

Situação em Pemba (nossa cidade)
Estima-se que cerca de 40.000 pessoas/refugiados chegaram a nossa cidade (Pemba) nos últimos meses. Tem sido um tempo difícil, de muita fome, doenças, aumento da criminalidade e necessidades nas mais diversas áreas, mas louvamos a Deus pela oportunidade de podermos ajudar algumas famílias, de podermos demonstrar de forma prática o amor de Cristo, louvamos a Deus pelos recursos que Deus tem levantado, louvamos a Deus pela oportunidade de podermos compartilhar que a nossa esperança deve estar em Jesus Cristo. 

A maioria das pessoas que tem fugido destes locais de guerra, são Mwanis, e muitos nunca ouviram falar do evangelho de Cristo e devido a toda essa nova realidade eles tem estado abertos ao evangelho. 

Na última semana, um Senhor que fugiu de umas dessas vilas chegou até nossa casa e falou que gostaria de ter uma bíblia em áudio, pois ele escutou de uma outra senhora, vizinha nossa (que Evelyn tem discipulado) sobre Jesus Cristo e gostaria de aprender mais sobre Ele.

Apesar de tantas lutas e histórias trágicas, tem sido maravilhoso ver o Senhor agindo em meio a essa situação entre o Povo Mwani.


TRABALHOS
Devido a essa nova realidade de guerra, temos dedicado boa parte do nosso tempo na ajuda desses refugiados, mas continuamos desenvolvendo outros ministérios: pregação, discipulado, visitação, treinamentos e etc. Jovens cristãos tem nos ajudado neste trabalho e outros tem vindo conversar conosco querendo saber melhor como podem estar ajudando no alcance dos Mwanis que tem fugido da guerra. Próxima semana estaremos iniciando um treinamento para estar capacitando estes jovens e enviando eles para levarem o evangelho. Evelyn também estará iniciando próxima semana um novo grupo de estudos com algumas mamás (mães) Mwanis para estarem estudando a Bíblia e também começaremos um treinamento de sustentabilidade para algumas famílias refugiadas, como iniciar pequenos negócios para auxiliarem na renda (produção de pequenos pães)… muitas coisas o Senhor tem feito… e louvamos a Ele por isso!


FAMÍLIA
Os meninos, como na maioria das famílias ao redor do mundo, continuam estudando em casa. Em relação a nossa saúde, no último mês tive uma crise renal, acabei tendo que ir até Maputo (capital) para fazer mais exames, mas graças a Deus a pedra saiu e segundo o médico, o rim está limpo! 

Nos últimos dias, Lucas tem sentido dores na região abdominal, fizemos alguns exames aqui em Pemba mas ainda não descobrimos o que está causando esta dor. Uma médica amiga no Brasil tem caminhado conosco e sugere que possa ser intolerância a lacotse. Ele já começou com a nova dieta e esperamos que as dores passem e ele se recupere.


Em relação ao COVID-19, nos últimos meses tem crescido o número de casos aqui em Moçambique, mas os números são baixos comparados com outras realidades. Nossa maior preocupação aqui na nossa região acaba sendo a questão da guerra.

ORE CONOSCO
Louvamos a Deus pela vida de cada pessoa, igreja e familiar que de forma tão preciosa tem caminhado conosco, em oração, suporte financeiro, conversas…

Louvamos a Deus por ver muitos Mwanis, mesmo em meio as diversas dificuldades aqui do Norte de Moçambique, abertos para o evangelho e para aprenderem mais de Cristo.

Ore pela nossa saude física, emocional e espiritual, sentimos que temos sofrido nestas areas diante das situações que temos vivido nos últimos meses.

Ore para que o Senhor nos dê sabedoria e ousadia no trabalho com os mwanis (evangelismo, ajuda comunitária, discipulado e  treinamentos).

Contribua com a Família Costa.

Avatar
Publicado por André Metz