Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

Sobe para 29 o número de mortes causadas pelo ciclone 09/01/2018

Sobe para 29 o número de mortes causadas pelo ciclone "Ava" em Madagascar

Foto: Google Imagens

Antananarivo, 9 jan (EFE)

Pelo menos 29 pessoas morreram em Madagascar durante a passagem do ciclone "Ava", que deixou também 22 desaparecidos e mais de 17.000 pessoas deslocadas, segundo o último boletim divulgado nesta terça-feira pelo escritório da presidência do país.

Os dados do Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (BNGRC, na sigla em francês) mostram que "Ava" já se encontrava 345 quilômetros mar adentro da cidade litorânea de Fort Dauphin (sudeste), razão pela qual o governo suspendeu o alerta nas 14 regiões afetadas.

No entanto, as inundações e os deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas e ventos seguem sendo perigosos para a população local, e o número total de afetados pelo "Ava" já chegou a 83 mil.

Em seu curso, o ciclone provocou graves danos materiais e pessoais em todo o país, inclusive na capital, Antananarivo, onde muitos bairros ainda estão inundados.

A segunda cidade mais importante, Toamasina, também foi gravemente afetada pelo impacto do "Ava", razão pela qual o presidente malgaxe, Hery Rajaonarimampianina, se deslocou até ali, onde anunciou que o Executivo assumirá os custos de todos os funerais.

Em março do ano passado, o impacto da "Enawo", a tormenta mais forte em uma década, matou dezenas de pessoas e deixou milhares de deslocados.

Fonte: UOL Notícias

Notícias relacionadas