26/01/2018

Jornada

Eu e as missionárias Sônia e Paula, visitando a congregação de Pecuária, em Ribáuè, Norte de Moçambique. A recepção foi calorosa!


Visita ao Norte
Em dezembro de 2017, tive a oportunidade de conhecer um pouco do Norte de Moçambique, atravessando três estados numa viagem de mais de 30 horas de "machibombo", os ônibus daqui. Fui acompanhando duas missionárias que vão morar em Ribáuè, interior do estado de Nampula, e ali vivi dias muito intensos, morando com uma família moçambicana e experimentando vários aspectos da vida cotidiana do povo da terra.


O Norte de Moçambique é uma região linda e seu povo, muito carinhoso. Contudo, o mais especial desses dias foi testemunhar a igreja recebendo as missionárias com cultos alegres e muita emoção. "Oramos muitos anos por um missionário e Deus nos mandou duas!" - diziam eles. Que lindo ver a graça de Deus se manifestando para esses irmãos através da vida das Miss. Sônia Siqueira e Paula Cristina, da Jami.

Nas fotos estamos na "chapa" (van) seguindo de Nampula (capital) para Ribáuè. À frente da nossa Igreja Baptista Renovada com os líderes, Ir. Diamantino e Pr. António Maningue, o fundador da congregação. Sentadas na esteira, participamos da "retirada" de um bebê (veja mais fotos clicando aqui). Na última imagem, eu ministro a palavra à congregação de Pecuária, com ajuda de um intérprete para a língua makúa.


Jornada Teológica 2018
O novo ano começou com a festa da família beirense, parecida com o que vemos no Brasil: fogos, comida e confraternização. E 2018 veio também com muito trabalho pela frente! Depois de alguns meses com o ritmo mais leve, para dedicar à adaptação física e emocional à nova vida, comecei a trabalhar "pra valer" já em janeiro, participando da Jornada Teológica do Instituto Teológico Baptista Renovado. Ajudei na organização e também ministrei uma disciplina - as primeiras aulas em solo moçambicano. Quem conhece minha jornada, sabe que esperei muito por esse dia, e ele finalmente chegou!!!


Esses dias de Jornada foram uma bênção. Além das aulas, o contato com irmãos provenientes de sete cidades foi muito enriquecedor. Tivemos ainda um tempo para compartilhar nossa experiência de vocação ministerial e pudemos incentivá-los a buscar a direção de Deus para suas vidas. Oremos para que o Senhor confirme Seus propósitos e use esses irmãos poderosamente em suas comunidades! 

O que vem por aí

No final de janeiro começam as aulas no Instituto Bíblico de Sofala, onde ministrarei duas disciplinas. Além das aulas no IBS, vou apoiar a EBD nas Igrejas Baptistas Renovadas de Beira e Chamba. Tenho buscado também estratégias para trabalhar com os jovens da igreja na Beira, que se reúnem nos domingos à noite. Vou começar a estudar uma das línguas locais, o xisena. Outras ideias de trabalho vão surgindo aos poucos. Ore pelas atividades em que já estou envolvida e por novos campos de serviço - que o Senhor me oriente em tudo.

Em Cristo,


Miss. Lícia Rosalee Santana
Beira, Moçambique.



"Meus lábios transbordarão de louvor, pois me ensinas os teus decretos.
A minha língua cantará a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos."
(Sl 119.171, 172)




Quer contribuir com meu ministério? Clique aqui.


Avatar
Publicado por André Metz