28/03/2019

Madagascar - De volta ao Campo


Betroka, 26 de março 2019

“...no mais irmãos meus, sede fervorosos de espirito, servindo ao Senhor ”
(Rom 12: 11b)


Esse foi o conselho de Paulo para uma geração de cristãos, que inclui a nossa. Sermos fervorosos servindo ao Senhor. Talvez seja pertinente emprestar as palavras de I Coríntios 15:58“...Sempre abundantes na obra do SENHOR...”

Obviamente, uma coisa está ligada a outra. O fervor e o zelo pelas coisas de Deus, nos conduz ao trabalho abundante. Não creio, que Paulo falava de um fervor estranho – como o fogo estranho trazido ao tabernáculo por Nadabe e Abiú (Leviticos 10:1-7) mas de um fervor produzido pelo Espirito Santo, que nos leva a deixar para trás as coisas do mundo, nossa própria vida, e viver para a Glória de Cristo, com os olhos na Eternidade.

Esse fervor, não fala tanto de gritarias e performance, pulos e palmas; nem mesmo de extravagância ou qualquer coisa do tipo, mas o zelo e ardor, referem-se ao cuidado pelos interesses de Cristo, vivendo vidas “dignas do Evangelho”. Esse fervor nos conduz ao zelo por Sua Glória – e essa, manifestada entre todos os povos da terra. 
Certamente, esse ardor e fervor, produzido pelo Espirito Santo, nos guiará a uma vida de trabalho abundante na seara de Cristo.

Querido irmão, ainda existe esse ardor e fervor em seu coração?
Que o Senhor, Todo-Poderoso nos ajude, e encha nosso coração para Sua Glória. E que o reflexo disso seja, um grande mover missionário em nossas mentes e corações.

Betroka, aqui estamos nós
Queridos irmãos, graça e paz.
Já estamos a quase três meses de volta em nossa vila de Betroka – Madagascar. Contudo, parece que já estamos aqui a um longo tempo.

Tivemos alguns problemas com o visto do Timóteo assim que chegamos aqui. Ontem recebemos a notícia de que ele recebeu o visto e agora sim está regular no país. Bendizemos o Senhor pela forma maravilhosa com que ele operou na questão do visto do Timóteo.

Na vila as coisas não mudaram muito durante o tempo que ficamos no Brasil. Todavia, temos tido menos roubo de gado e os ladrões, parecem ter “dado um tempo”, após os militares terem matado oito deles, enquanto assaltavam o mercado municipal. Foi um momento muito triste de ver, jovens, sendo mortos por causa do roubo e ainda mais por acreditarem que suas feitiçarias os protegeriam dos tiros e os daria porção extra de poder.
 
No mais, fomos muito bem recebidos “novamente” pelo povo e por nossos amigos. Foi muito bom ver que eles permanecem na fé e firmes no trabalho do Senhor.

A Jana gasta suas tardes dando "Homescholling"; ensinando o Benício uma vez que não temos escolas aqui na vila, bem até temos, mas a escola aqui é mais um lugar para deixar as crianças ocupadas ou brincando, sem a preocupação de ensinar os conteúdos necessários de uma escola. 
Jana também se dedica ao ministério infantil, cuidado de crianças doentes na medida do possível e com o pouco conhecimento que temos, ao cuidado do Timóteo, e demais deveres da casa, o que já é bastante para um dia aqui.

Todos os ministérios continuam normalmente e "a todo vapor". Eu tenho me dedicado ao trabalho missionário, treinamentos de pastores, tradução de histórias, e programas do ministério em geral. Também no aprendizado da língua e relacionamentos na vila. 

Deus tem sido muito bom conosco. A readaptação do Benicio, foi um pouco difícil nos primeiros dias, mas agora já está totalmente aculturado – nem chinelo usa mais e já aprendeu a mexer o “bico” para pedir as coisas – no modo Bara de pedir.

Timóteo está bem na medida do possível. Em relação a saúde ainda está doente, creio que até se acostumar com o clima, água e tudo mais aqui. Louvamos ao Senhor pela Dr. Catarina da IELT, a qual tem sido bênção nos ajudando a medicá-lo mesmo a distância. Obrigado a cada um dos irmãos pelas orações.

Atividades Missionárias

Filme Jesus
Pastor Emanoela, o líder local que serve conosco está muito empolgado em continuar a projeção do filme Jesus nas Vilas. Desde que voltamos para Madagascar, em Janeiro 2019, ele já visitou outras cinco vilas. A baixa quantidade de visitas é devido a temporada de chuvas e ciclones. Nossas estradas estão bem ruins e enlameadas, o que dificulta nossa ida às vilas. Também, o projetor, que recebemos do Filme Jesus Project – USA, não possui lumens suficiente para projetar durante o dia; apenas a noite. E é a noite que chove, o que impossibilita a projeção.

Outro fator que traz um pouco de dificuldade é a falta de uma nova moto. A moto que tínhamos, doamos para o pastor Emanoel para usar no ministério. Viajar em dois numa moto fica cansativo e apertado, pois ainda precisamos levar as malas e o material para projeção do Filme Jesus. 

Ministério com as Crianças
Deus tem nos surpreendido com relação ao seu amor pelos pequeninos. No primeiro Sábado que retomamos aos trabalhos, tivemos 80 crianças. Semana passada, vieram cerca de 160 crianças. Sabemos que cada criança que participa é uma vida que o Senhor tem poder para transformar, salvar e mudar a realidade de vida. 

Na vila de Mbalafrera semana passada tivemos 80 crianças. Muitas dessas crianças não conhecem a Jesus e são filhos de feiticeiros.

Iniciamos o ano com as histórias sobre os "Milagres de Jesus". Os milagres não são apenas petições respondidas, mas a autenticação de que Jesus é o Filho de Deus.

Agricultura a Maneira de Deus
Fizemos um plantio tardio de feijão no começo do mês de Março de 2019, apenas para demonstração e recuperação do solo. O projeto deu tão certo e as sementes germinaram tão rápido, que decidimos fazer um treinamento com os seminaristas a respeito de como podemos melhorar nosso cultivo das lavouras, preservar o solo, aumentar a produtividade e pregar o Evangelho àqueles que ainda não conhecem a Jesu. Vieram 25 estudantes da Escola Bíblica de Mananuve, foi um tempo muito proveitoso de ensino e comunhão.
 
Além disso, muitos estão nos perguntado, o que fizemos em nossa lavoura para que ela germinasse tão robusta. Apenas respondemos que estamos seguindo a “estrada de Jesus”. Alguns estão reproduzindo, e os evangelistas que treinamos, estão treinando outros, encontrando assim, uma nova ferramenta para aproximar e testemunhar de Jesus.

Treinamentos
Agendamos para o mês de Julho/2019 o segundo treinamento desse ano com 80 Evangelistas da Igreja Luterana e mais 10 pastores. Iremos tratar de temas como:
Aproximação para pregação do Evangelho - Como fazer perguntas que conduzam pessoas a pensarem seriamente na verdade em relação as suas crenças e cultura- Um evangelho-Supra cultural
Contadores de Histórias - Recebemos da Global Records, Agência Missionária na Austrália, livros Flip-Chart com figuras Bíblicas, as quais vamos aproveitar para entregar ao evangelistas que trabalham em áreas Bara. 
Uma vez que o  povo Bara é um povo de cultura oral, acreditamos  que essa ferramenta pode ser um instrumento usado por Deus para alcançar os corações e expandir Seu Reino.

Missiologia: A Glória de Deus entre as nações;
O Trabalho de um Evangelista e a ética cristã.

 
Será uma grande oportunidade de mobilização da igreja no sul da ilha. Contaremos com a participação de pastores nativos amigos e envolvidos na evangelização: Pr. Emanoel, Pr. Tolotra, Pr Tomoeira e Pastor Haja.
Por favor, orem por esse encontro, para que cada dias mais o Senhor toque no coração da Sua igreja e ela possa ver sua importância no engajamento missionário local.

Bíblias em áudio e Tradução
Durante o nosso tempo no Brasil, recebemos uma oferta para a compra das bíblias em áudio para o povo Bara, porém não conseguimos adquirir as bíblias em áudio por causa da alta do dólar, o que fez com que o custo das bíblias dobrassem. Esperamos que o preço possa abaixar para conseguirmos mais Bíblias e com um valor mais acessível.
Enquanto isso, já produzimos seis novas histórias do Novo Testamento e até Julho/2019, queremos ter produzido pelo menos mais vinte novas histórias para colocar nas Bíblias em áudio. Nosso alvo é que pelo menos cada vila tenha acesso a uma Bíblia em áudio para ouvirem o evangelho. 

Rádio
O programa na rádio não voltou a funcionar. A rádio que usávamos para transmitir nossas histórias fechou. Ainda não sabemos se tem outra rádio com alcance nas montanhas – onde o povo Bara vive.
Ore por isso, o povo gosta muito de ouvir rádio e cremos que poder usar a rádio seria um instrumento de evangelismo de longe alcance.  

Bicicletas
Já recebemos o dinheiro para a compra de novas bicicletas. Tínhamos recursos para comprar apenas duas. Mas Deus é bom e fomos agraciados com o valor exato para a compra de mais vinte bicicletas. Elas serão entregues ao evangelistas para o trabalho em áreas isoladas ou de difícil acesso. Louvado seja o Senhor.
Contudo, sempre temos novos evangelistas sendo agregados ao quadro de evangelistas da Igreja. Ore, para que o Senhor sempre supra essa necessidade.

A igreja no Brasil que estendeu a sua mão até nós
Fomos surpreendido por uma situação, usual em Betroka. O TOBY (área da Igreja que cuida das pessoas doentes) e a Escola Biblica em Mananuve estavam passando por sérias dificuldades. Não tinham nem mesmo o “arroz diário” para as pessoas se alimentarem.
Foi a partir de uma generosa oferta do Pastor Nivaldo Goes – Maringá (Instituto PAQTO), que pudemos enviar 400Kg de arroz para essas duas entidades – que são importantes no processo de evangelização do povo Bara.
O TOBY por exemplo, é um lugar que acolhe pessoas doentes fisicamente e espiritualmente. Quando algum Bara não consegue ser curado com feitiçarias usuais da sua cultura, e todo seu gado já foi dado aos feiticeiros e aos espíritos, ele vem para o TOBY, onde recebe auxílio, cuidado e principalmente ouve do evangelho. Centenas de pessoas foram libertas e curadas no TOBY pela ação poderosa de DEUS curando enfermidades e expulsando demônios.
Por isso ajudamos diante dessa necessidade. 
 
Também Deus colocou em nosso caminho o Tomima – filhinho do pastor Fidry da Assembléia de Deus. Tomima, um bebe de 1 ano de idade, tinha um hérnia gigante em um dos testículos, o que necessitava de uma intervenção cirúrgica de emergência. Foi pela graça de Deus, que irmãos, queridos da IELT (Igreja Ev. Livre ) e O Brasil para Cristo em Medianeira abriram seus corações para o voz do Espírito e doaram recursos que foram aplicados para a realização da cirurgia do pequeno Tomima e despesas de viagem até a capital Antananarivo. O dinheiro que ainda sobrou ajudamos mais duas crianças doentes que necessitavam de remédios. Infelizmente uma veio a falecer devido ao surto de sarampo que estamos enfrentando.
 
Além disso, são inúmeras pessoas que batem todos os dias em nossa porta em busca de medicamentos e auxílio em alguma área da vida. Já vimos muitas crianças morrerem nesses dois meses que estamos aqui por causa de sarampo. É uma situação desesperadora se olharmos com os olhos humanos.  
Obviamente, não podemos atender todas as necessidades mas àquelas as quais o Senhor nos diz para ajudarmos, temos tentado ser obedientes e sensíveis ao Espírito Santo. Louvamos ao Senhor pelas igrejas e pastores que dispuseram prontamente para ajudar. 
 
No mais, meus amados irmãos, sedes fieis em tudo. Buscando sempre agradar ao Senhor em toda boa Obra!

Louvores & Agradecimentos
Expressamos aqui toda nossa gratidão ao Senhor pelo Seu grande amor e providência. Que muitas orações de ação de graças sejam feitas ao nosso Glorioso Deus, que sustenta, supre, conduz, guarda e nos abençoa. À Ele toda glória, força, domínio, poder, dignidade, majestade e honra.
Como o hino do antigo diz: “A DEUS TODA A GlÓRIA”.
 
Expressamos também nossa profunda gratidão a todos que colaboram com o ministério e contribuem para com os projetos e cuidado das crianças.

Pedidos de Oração

  • Conversão de Malasos (Ladrões de Gado). Quando um deles se converte há um impacto muito grande na vidas de muitos Baras. Porque eles conhecem o poder envolvido nas feitiçarias. Então para alguém abandonar tudo isso, é porque de fato, ele encontrou algo muito superior que o transformou.
  • Pelos treinamentos de Julho/2019 - que cada um que venha sai transformado com o desejo de levar e fazer o nome de Cristo conhecido nas vilas mais longínquas com o evangelho. 
  • Pela nossa saúde física e espiritual;
  • Proteção na nossa casa contra ladrões;
  • Pela nossa viagem até a capital em Maio/2019;
  • Por uma moto nova- assim posso retornar os trabalhos nas vilas;
  • Pela eletricidade e água- que possamos ter mais regularmente;
  • Pelo Projeto Cooperadores. Temos várias frentes ministeriais (crianças, rádio, filme Jesus, treinamentos, projeto histórias, mobilização missionária, Compra de bicicletas, Bíblias em áudio, Biblias, etc). Que Deus use todas essas estratégias para alcançar o povo Bara com o Evangelho e transformá-los.


Louvamos ao Senhor pela vida de cada um e igreja! Um grande abraço, com amor
Família Basso

AMEL
MIAF 


Avatar
Publicado por André Metz