O evangelho está sendo pregado!
Kampala, Uganda - Março de 2018
“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim." Mateus 24:14.
39% da população da Nigéria é considerada cristã. Já o seu vizinho, o Níger; a porcentagem de cristãos é de 0,1%. Exemplos como este são frequentes na África. Não há ainda continente no mundo com tamanho paradoxo.
Nos países considerados cristãos, as igrejas geralmente se localizam nos centros urbanos, e seguem o nosso padrão ocidental de crescer e multiplicar. Excluindo problemas teológicos, trabalhar para o crescimento não teria nada de errado, se não fosse pelo esquecimento das necessidades de seus vizinhos. Se não fosse pela omissão da responsabilidade do IDE, da dificuldade de entendimento do papel da igreja em levar o evangelho a todos os povos!
Por lacunas e falhas no processo de ensino e discipulado de novos cristãos. A igreja africana vem sendo acostumada e ensinada a ser somente receptora, não compreendendo a abrangente importância de também se doar. Muitas vezes, ainda enxergam “os brancos” simplesmente como fonte de recursos. E infelizmente alguns projetos (mesmo que com boas intenções) ainda continuam reforçando esta visão assistencialista e causadora de eternos dependentes.