25/02/2021

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas..."

Pemba/Moçambique - Fevereiro / 2021


“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10)

“Por muitos anos tentamos compartilhar de Insa Almasihi (Jesus Cristo) para os Mwanis em alguns distritos e vilas onde está ocorrendo a guerra, mas a resistência sempre foi muito grande... nem as bíblias em áudio eles aceitavam e muito menos que nós passássemos o filme Jesus ou contássemos histórias, não queriam nos escutar... mas é maningue nice (expressão moçambicana para dizer que é muito bom) ver esses refugiados Mwanis, que fugiram das vilas que tentamos por tantos anos falar de Insa, tão abertos e pedindo bíblias em áudio, pedindo para assistir o filme sobre Insa Almasihi, pedindo para contarmos as histórias da Bíblia para poderem aprender mais sobre Insa”.

Esse é o testemunho do irmão S., um dos primeiros convertidos entre o povo, em uma visita que fizemos a um campo de reassentamento de refugiados com cerca de 15.000 pessoas. Durante esta visita estive acompanhado deste irmão e mais dois crentes mwanis... no caminho até o assentamento fomos orando e com certo receio de como esses Mwanis refugiados iriam nos receber... quando chegamos, pedimos permissão para o representante do governo para podermos entrar e ele nos falou que deveríamos conversar com o líder do assentamento, um homem que já conhecíamos, um muçulm@ano que anos atrás já tinha impedido do nome de Cristo ser anunciado em sua vila... quando chegamos, deixei que os irmãos Mwanis falassem com ele e eles disseram... “não temos pão para oferecer, mas queremos falar de uma esperança eterna que é Insa Almasihi” e para nossa surpresa (e pouca fé...), esse chefe islâmico falou que podemos ter acesso total ao assentamento para compartilharmos de Jesus Cristo e ele disse que “aqueles que querem aprender sobre Insa e segui-lo, fiquem a vontade”.

É incrível ver Deus usando as mais diversas circunstâncias, e até mesmo uma guerra, para que o nome dEle possa ser conhecido e glorificado entre aqueles que nunca ouviram sobre Jesus “porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois a glória eternamente”. (Rm 11.36)
A guerra continua e o governo tem redirecionado muitas famílias para assentamentos nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, o que se subentende que não há esperança de retorno para suas casas tão logo.  


Continuamos envolvidos no trabalho entre os refugiados, discipulando e evangelizando. Temos realizado ajuda humanitária (comida, construção de casas...), cuidados na área da saúde, distribuição da bíblia em áudio e estudos bíblicos direcionados, para estabelecimento de relacionamento e confiança do povo e pela graça de Deus uma igreja Mwani tem nascido.

Temos caminhado, discipulado, treinado e mentoriado 6 moçambicanos para a obra missionária. Também temos ajudado no desenvolvimento de pequenos negócios para que eles tenham suporte para continuar o ministério entre os povos não alcançados no norte de Moçambique. 

FAMÍLIA
E nossa família? Lucas iniciou o tratamento dentário na capital e a cada dois meses precisamos ir até Maputo para fazer o acompanhamento. Ele também tem um leve  encurtamento de uma das pernas e uma escoliose (precisa de fisioterapia), eu (Marcelo) descobri duas hérnias de disco na lombar (agora sabemos o porque das dores nas costas), já realizei o tratamento medicamentoso porém as dores continuam e preciso de fisioterapia. Por não termos ortopedista e nem fisioterapeuta em nossa cidade, estamos aguardando para tratamento posterior. Evelyn e Daniel... pelo que tudo indica... estão bem. 
As escolas e igrejas estão fechadas devido ao Covid. Os casos tem crescido nos últimos meses e estamos trabalhando conforme as medidas de segurança e obedecendo os decretos das autoridades locais.