24/05/2018

Precisamos de Cristo

Toledo, maio 2018


“…uma geração má e adultera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, exceto o de Jonas…” (Mt 12:39)

Os fariseus e saduceus – religiosos contemporâneos de Jesus – sempre permaneceram incrédulos quanto a identidade de Cristo – obviamente alguns foram iluminados pela graça divina e foram transformados como é o caso de Paulo. Contudo, a grande maioria do Sinédrio, permaneceu cética.

Certamente, a dureza que gerava incredulidade, provinha do pecado que habitava seus corações, pois é assim que Jesus os descreve: maus e adúlteros. Por conseguinte, a mensagem de Cristo “...arrependei-vos e crede no Evangelho”, não era bem-vinda. De fato, a mensagem de Jesus, mesmo sendo vindicada pelos seus milagres e fundamenta nos profetas, era ofensiva àqueles que tinham uma vida imoral e dupla. Não era ofensiva por ser caluniosa ou desprovida de verdade, mas porque expunha o interior desses que tentavam mascarar suas impurezas com uma religiosidade morta, mórbida e  muitas vezes até hipócrita.

Toda essa capa de religiosidade, os impedia de olhar para si mesmos e contemplar, na miserabilidade de seus pecados a necessidade que tinham de ser redimidos pelo Messias e depender totalmente da Graça! 

De fato, esse é o amago da fé cristã descrito pelo Dr. D.A. Carson com fidedignidade: 

“...a exclusividade da fé cristã, não vem por uma aparente superioridade moral, mas pela miserabilidade de homens e mulheres pecadores que pela graça conseguiram enxergar o quanto necessitam de um salvador...”.

Com base nisso, esses fariseus não precisavam ver mais uma manifestação do poder de Jesus (e olha que eles já haviam visto muita coisa) e sim precisavam de um único sinal: A morte e ressureição de Cristo, que poderia produzir, não um “show pirotécnico” na esfera dos milagres, mas vida - a regeneração de corações inclinados ao pecado e tomados pela justiça própria. Eles não precisavam de mais religião, e sim de Cristo. Não precisavam de mais instrução e sim apenas e exclusivamente de Cristo.

Queridos irmãos, durante as eras, a mensagem de Cristo tem permanecido como um estandarte de luz em meio as trevas e nunca será mudado, mesmo apesar do que vemos hoje. Assim, a nossa geração também precisa, não de mais milagres, mas o sinal de Jonas: a morte e ressureição de Deus-Homem, Jesus de Nazaré, que tem poder para regenerar corações e vidas destruídas pelo pecado pela Graça. 

Que o SENHOR nos ajude a proclamar o Sinal de Jonas a todos que adentrarem em nossas vidas.

Portanto:

1 – Precisamos de Cristo e não da religião
2 – Precisamos reconhecer nossa miserabilidade
3 – Precisamos proclamar essa verdade a todos.
 
Por fim precisamos apenas da Graça que vem do alto. 


Aqui no Brasil
Estamos no Brasil desde Fevereiro/2018 e tem sido uma alegria para nos estar aqui. Rever familiares, amigos, irmãos em Cristo é algo maravilhoso.

Contudo, confessamos que toda readaptação cultural sempre é difícil – chamamos isso em missiologia de "choque cultural reverso”, pois ela nos transporta à uma realidade de vida absolutamente diferente da qual estávamos vivenciando no campo missionário.  Assim, as mudanças de uma sociedade para outra são gritantes e chocantes; e o sentimento de estar perdido dentro da própria cultura (Brasil), “desnorteado”, é absolutamente comum nas primeiras semanas do retorno.

Verdadeiramente, esse foi nosso sentimento ao chegarmos no Brasil. Contudo, a graça de Deus tem nos ajudado a reagrupar informações, realocar sentimentos e readaptar-se a realidade de vida brasileira. Assim, após 3 meses aqui, já estamos bem mais adaptados à rotina e aos desafios de nossa sociedade. 

Estamos tendo um tempo muito bom com nossos familiares (embora passamos muito tempo viajando, mas o tempo que estamos juntos tem sido maravilhoso) e com as Igrejas. 

Moramos em Toledo - PR, em uma casa cedida pela ALDEIA Infatil Bestesda e que foi preparada pela IEL-Toledo com muito carinho para nos receber e receber outros missionários que chegarão este ano. 

Louvamos ao Senhor por seu grande amor e graça e pelo carinho desses irmãos. Deus os abençoe.

Jana, Benicio e Timóteo
Confessamos que não foi fácil a adaptação do Benício, que ao chegar ao Brasil teve muita dificuldade com a língua. Embora ouvisse português todos os dias em Madagascar, a mistura das línguas – Inglês, Português e Malagasy, causava uma grande confusão para ele. Contudo, o Senhor é bom! Após três meses no Brasil, Benício está bem adaptado e falando português – aliás falando bastante. Obviamente não sem misturar com a língua Malagasy, o que torna bem engraçado a sua comunicação.

Uma das frases do Benício: “Dé, vamo casa nóis” (Papai, vamos para nossa casa).

Com a ajuda de uma pessoa muito querida, que empaticamente nos abençoou colaborando na quitação das mensalidade - que o Senhor a retribua com seu amor, conseguimos colocá-lo em uma escolinha na parte da manhã, onde ele pôde ter convívio com outras crianças, o que o ajudou muito a desenvolver a fala. Tudo fruto da graça do Senhor. Nos primeiros dias na escola foi um “chororô que só”, mas agora, esta tudo bem.

Bom, como todos sabem, Jana está grávida de quase 7 meses e o Timóteo, (será esse o nome do “piá”), nascerá no final de julho. Sim! Mais um menino. Glória a Deus. A gravidez está sendo tranquila sem nenhum problema. Jana também está muito bem e saudável.

Viagens
Desde que voltamos ao Brasil, final de Fevereiro (2018), temos viajado bastante para poder visitar todas as Igrejas que apoiam o ministério que o Senhor nos deu em Madagascar e também atender aos convites para falar de missões em outras Igrejas. Já visitamos a região do Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de falar em outras Igrejas no Paraná. Contudo ainda há muito a fazer.

Louvamos ao Senhor pela oportunidade de compartilhar aquilo que Deus tem feito entre o povo Bara através da Sua Igreja em Betroka e oramos para que Ele continue a abrir portas e nos conceder saúde e graça sobre graça para falarmos.

Nose meses de Maio/Junho estaremos na Região de São Paulo e Brasília.


Ore conosco

Agradecimentos
Queremos agradecer a todos que, com amor e carinho, tem apoiado o Projeto Madagascar, seja financeiramente ou em oração. Somos muito abençoados por seu envolvimento nesta que não é nossa missão, mas a Missão do próprio Deus. Gostaríamos que você se sentisse parte do que Deus tem feito em Madagascar. Muito Obrigado!

Motivos de Louvor

  • Irmãos, precisaríamos de muitas páginas para listar todos motivos de gratidão ao Senhor, mas queremos citar alguns aqui, que expressam a gratidão de nossos corações ao nosso Senhor.
  • Louvamos a Deus pelas inúmeras oportunidades que Ele tem-nos dado para ministrar Sua Palavra.
  • Louvamos a Deus pelos nossos mantenedores
  • Louvamos a Deus porque em tudo Ele sempre foi fiel.
  • Louvamos a Deus pelo seu cuidado em todas essas viagens e proteção.
  • Louvamos ao Senhor pelos livramentos que Ele nos tem dado
  • Louvamos ao SENHOR: 
  • Pela gravidez saudável da Jana
  • Pelo Benicio que conseguiu se adaptar ao Brasil e esta desenvolvendo a fala
  • Pelo privilegio de estar com nossas famílias
  • Pelos Projetos em Madagascar assumido pelo Pastor Emanoel que esta dando continuidade ao Evangelismo do povo Bara

Por tudo isso e infinitamente mais, Bendito seja o Senhor!

Pedidos de oração

  • Pedimos pelas viagens e igrejas que temos que visitar. Que o SENHOR continue a avivar a sua obra no decorrer dos anos, e muitas Igrejas sejam despertadas para se envolverem em missões transculturais
  • Que o Senhor continue a levantar recursos para Sua obra e para os projetos que Ele nos deu para que o povo Bara possa ouvir as Boas Novas
  • Pelos Projetos: Ministério Infantil, Rádio, Treinamentos ( Contadores de Historias, Agricultura a maneira de Deus, etc.), Bíblias em Áudio, Bicicletas,  Filme Jesus, Bíblias para o povo, Projeto Mandehana (Pastor Emanoel) visita às vilas
  • Pelo nosso sustento mensal e recursos para trabalho (Work Fund)
  • Pela gravidez e por nossa saúde.
  • Pelos pastores e evangelistas em Betroka. Que eles sejam fieis ao Senhor e suas vidas possam de fato refletir Cristo.
  • Pela conversão dos “malasos” – ladrões de Gado: o povo que queremos alcançar com o Evangelho. 
  • Pelo nosso retorno à Madagascar para mais um período de trabalho.


No mais, “..que o amor de Deus o nosso Pai. A Graça de Jesus e a consolacao do Espirito Santo sejam com todo o povo de Deus hoje e para Sempre, Amém.” 

Avatar
Publicado por André Metz