24/05/2018

Sempre aprendendo

Beira, Moçambique | Maio de 2018


Professores do Instituto Bíblico de Sofala em nosso "Encontro de Professores", em abril.

Amados irmãos e amigos,

Os dias têm sido cheios nestas bandas do continente africano. Completando nove meses que cheguei a Beira, Moçambique, posso dizer que me sinto um pouco mais confortável com a cultura a cada dia que passa, ao mesmo tempo em que estou sempre descobrindo coisas novas. A “boa” notícia é que os veteranos no campo missionário dizem que estas descobertas nunca acabam, ou seja, sempre nos surpreendemos com um costume diferente, com um aspecto cultural que não tínhamos visto ainda. É aprendizado para a vida toda! Que assim seja, e que o Senhor me conceda um coração sempre ensinável!

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”
Salmo 51:10

Notícias 
Tenho sempre compartilhado nas redes sociais as notícias da caminhada – é uma forma de manter os amigos conectados comigo à medida que as coisas acontecem. Aqui vou resumir as principais atividades realizadas nestes últimos três meses.

Igrejas Baptistas Renovadas da Beira e da Chamba
Além de congregar, ministrei aulas da EBD e preguei em cultos de domingo e quinta-feira. Pude participar ainda da Páscoa – um lindo culto em que as duas comunidades louvaram e cearam juntas, e ministrar um estudo para as solteiras no “Dia da Mulher Moçambicana” (7 de Abril) – um feriado importante, quando as mulheres celebram com muita alegria o privilégio da feminilidade. No final de Fevereiro, tive oportunidade de conhecer outra congregação Baptista Renovada quando visitei a Miss. Marilza, em Chimoio (capital do estado vizinho). Ministrei a irmãos do povo tewe sobre os fundamentos da fé cristã e tive um tempo muito agradável com a colega missionária.


Ministrando à congregação da Igreja Baptista Renovada em Trangapasso, Chimoio.


No "Dia da Mulher Moçambicana", falando sobre a rainha Ester para as princesas da Beira.

Outras atividades
Participei de um programa de missões da Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique, uma igreja formada basicamente de cristãos do povo lomwe. É uma comunidade festiva, que canta muito bem.

Presenciei também o lançamento da “Bíblia para Todos” pela Associação Centro de Literatura Cristã, uma missão que atua na produção e distribuição de literatura cristã. A BpT é uma versão para o Português moçambicano, produzida em formato popular. A ideia da ACLC é que todos tenham acesso à Palavra de Deus. O evento foi um lindo testemunho do amor à Bíblia e do empenho de muitos missionários na sua propagação.


Culto de missões da Igreja Evangélica de Cristo, no final de abril.

Instituto Bíblico de Sofala
A minha principal atividade ministerial em Beira está ligada ao IBS. Desde o fim de janeiro ministro duas matérias para o Bacharel (Hermenêutica e Cartas Paulinas) e tenho participado das reuniões de professores, dia de oração e jejum, cultos da comunidade (capelas). Ainda em meados de fevereiro, a direção do IBS me convidou para assumir a Direção Pedadógica, pois o pastor que ocupa o cargo precisaria ser mobilizado para outra tarefa. Depois de muita oração e de buscar conselho com colegas mais experientes, entendi que era propósito do Senhor aceitar este enorme desafio. Assim, desde de março estou em treinamento para assumir a função a partir de junho.


Encontro de Professores que realizamos em abril; tempo de revisão de conceitos, troca de experiências e comunhão. Veja mais neste link.

Agradeça comigo

  • Por minha saúde (apanhei malária, mas me recuperei muito bem e rápido – glória a Deus!)
  • Pelo suprimento financeiro – Deus tem mostrado a sua fidelidade por meio dos irmãos que se comprometeram com meu ministério e têm caminhado comigo.
  • Pelas oportunidades de trabalho – é uma alegria conhecer mais e mais o país onde vivo e o povo que me cerca.

Ore comigo

  • Pela minha família no Brasil – por proteção, provisão, cuidado de Deus em tudo. Pela gestação da minha irmã, grávida do segundo filho.
  • Pelo meu ministério na Beira – por sabedoria em cada passo, cada ministração e ensino. 
  • Pelo trabalho na Direção Pedagógica – que eu aprenda rápido o que é preciso e possa cumprir as tarefas que me cabem com responsabilidade e amor. Que o nome do Senhor seja sempre glorificado.
  • Pelos missionários da JAMI e Miaf – muitos estão passando por lutas com problemas de saúde, perdas familiares e problemas financeiros. Clame pela graça e direção do Senhor sobre suas vidas.

Em Cristo,
Miss. Lícia Rosalee Santana


Me acompanhe nas redes sociais: Facebook e Instagram
Se deseja ofertar, clique aqui.

Avatar
Publicado por André Metz