01/12/2020

Servindo entre o povo Bara

BETROKA, novembro de 2020.

Por que Senhor?

"...e sabemos que, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam..." (Romanos 8.28)

Tudo pronto para viajarmos a uma vila passar o filme “Jesus”. O Povo já estava esperando e foi avisado com antecedência de que o “vazaha” (o branco) iria. A grande maioria nunca havia visto o filme. Alguns nem sequer sabiam quem era Jesus. Era quinta-feira pela manhã, e .... a moto quebrou! Como assim? Uma moto com 1500Km rodados, estragou? Por que, SENHOR? As pessoas estão esperando para ouvir sobre as Boas Novas. Ok! Sem problemas. Temos o pastor Emanoel que pode nos substituir. Não! Ele não poderá ir também. Por quê? Porque ele caiu de moto voltando de outra vila e machucou a perna! O que é isso (perguntei a mim mesmo. O diabo está furioso!) Não! Não é o diabo. É o SENHOR.

Achamos muito estranho essa afirmação, mas é verdadeira. Naquela mesma noite em que não pudemos ir para vila passar o filme “Jesus”, apesar da nossa frustração, recebemos uma ligação. A esposa de um evangelista havia dado à luz e teve uma grave hemorragia. Corremos com ela para a clínica/hospital local, e se ela não fosse levada às pressas, poderia ter morrido.

De fato, “...todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam...chamados segundo o SEU propósito...”. Geralmente, pensamos nesse versículo em termos egocêntricos, pensamos em nós mesmos. Mas o final do versículo de Romanos 8:28, explica tudo: “segundo o SEU propósito” e não o nosso. Verdadeiramente, Deus permitiu minha moto quebrar, o pastor Emanoel cair e se machucar, para que essa mulher fosse salva. Realmente, todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus; a esposa do Evangelista certamente O ama!

E o povo a ser evangelizado? Ah! Sem problemas. Deus os ama também! Ele é o maior interessado. Antes do anoitecer, daquela mesma quinta-feira, um pastor local e amigo, iria ao programa de evangelização. Ele levou o projetor até a vila e passou o filme. Deus sabe como usar todos para a Glória do seu filho Jesus. Porque, certamente, há muitos que o amam!

Sobre Nós & Betroka
Após um longo período de lockdown, finalmente o governo de Madagascar começou a reabrir as estradas, comércio, escolas, igrejas, locais públicos, etc; a vida está voltando ao normal, aparentemente.

Foram oito meses de confinamento aqui em Betroka (nossa vila nas montanhas) e agora podemos sair livremente. Bem, nem tanto! O uso de máscara ainda continua obrigatório. Os casos de Covid-19 caíram substancialmente, embora não acreditemos serem totalmente verdadeiros; voos internacionais ainda não foram liberados, mas, ao menos, podemos voltar a servir ao Senhor. Não que não estivéssemos servindo-O, pois nos meses de confinamento, tivemos muitas oportunidades de mostrar a nossa fé “pelas obras”. Louvamos ao SENHOR pelo suprimento em todas as áreas e pela forma como Ele abriu portas para continuarmos honrando o Seu nome.


Bom, Jana e os meninos estão bem. Cada dia que passa, fico mais impressionado com o desenvolvimento do Timóteo e do Benício no aprendizado da língua Bara.  Já estou até querendo “contratar” o Benício para ser meu intérprete no futuro próximo (rs). Culturalmente, estão tão à vontade, que às vezes temos que falar para eles: “...essa não é nossa cultura...”(rs), por exemplo: pegar comida do prato do outro com o mesmo garfo que esta comendo;

Timóteo fala muito, mas pouca coisa em português! Ele mistura todas as línguas! Vai ser um barato quando chegar no Brasil. Bom, eu acho! Teremos o Segundo Mogli (o menino lobo das histórias de Tarzan; o primeiro é o Benício!). No mais, todos estão bem.

Jana continua envolvida no planejamento do ministério de mulheres, ministério infantil, etc... e, em Homeschooling. Ela tem trabalhado com muito esmero. Benício, aos 5 anos, já sabe ler e escrever em português e inglês. Ainda precisa de caligrafia! (como eu precisei por muito tempo). Louvamos a Deus pela sua disposição em ensinar o Benício e as outras crianças que estão juntas todos os dias (são 5). No campo missionário, adaptação e flexibilidade, em alguns casos, é fundamental para não perder a sanidade emocional!

Também estamos na expectativa de receber uma missionária de curto prazo para ajudar no Homescholling do Benício. É uma moça americana que deseja ajudar. Louvado seja o SENHOR. Essa é uma reposta de oração de quase 3 anos clamando ao Senhor.

Com a boa adaptação de todos, nossa saúde está muito bem. Todavia, após 7 anos de campo missionário, ganhei minha primeira cárie. O bom em ter cáries em Betroka, é que nem sempre o dentista está disponível. Conviver com o dente “estragado” poderia ser tranquilo se não fosse o pequeno incomodo da dor, e de não poder mastigar do lado em que o dente abriga esse “buraco” (rs). Mas graças a Deus a cárie veio em tempos de “não-lockdown”, então pudemos ir a uma cidade perto para “tapar o buraco”! Benício também teve um “buraquinho”, mas não foi causado por cáries, mas por morder alguma coisa ( eu acho que foi a mesa) e quebrou um pedaço do dente. Tudo normal!

No mais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e sede agradecidos. Alegrai-vos no Senhor! Outra vez, digo alegrai-vos.

Projetos & Ministério.
Queridos irmãos, devido ao número de projetos que o SENHOR nos confiou, percebemos que seria mais fácil gerir os recursos e administrar tempo e objetivos, se dividíssemos o projeto Madagascar (original) em dois projetos, ambos com objetivos iguais (a evangelização do povo Bara) mas com ministérios distintos.
Assim nasceu o Projeto Be Fitiavana, (que é traduzido por: Grande amor). Portanto, agora temos:

O Projeto Cooperadores é focado no treinamento de obreiros, mobilização de igrejas locais, apoio a evangelistas locais (fornecendo ferramentas de trabalho), agricultura à maneira de Deus, Filme “Jesus”, e outros projetos de evangelização;


O Projeto Be Fitiavana engloba várias estratégias de evangelização e desenvolvimento sócio-cultural e espiritual entre o povo Bara e da Igreja local. Envolve o trabalho com crianças (evangelização e discipulado), mulheres (corte e costura, discipulado e no futuro panificação se o Senhor abençoar) e escola (alfabetização de crianças em situação de risco); trabalho sociais (distribuição de roupas, alimentos, etc.).

PROJETO BE FITIAVANA
a) Ministério Infantil & Escola

Obviamente, embora isolados pela pandemia, não ficamos sem contato com as nossas crianças. Não podemos! Elas vêm a nossa casa todos os dias!
Certamente, o COVID-19 trouxe muitas dificuldades, mas o que mais prejudicou a vida do povo Bara aqui no Sul foi a seca prolongada de quase 1 ano. Contudo, o Senhor não se esqueceu deles.

Com ajuda de irmãos brasileiros, e a AIM Internacional, conseguimos abençoar nossas crianças (também pastores e evangelistas da Igreja) distribuindo um total de quase 10 Toneladas de arroz. Louvado seja Jesus. 

Centenas de crianças foram abençoadas, pastores, evangelistas, viúvas, doentes, etc. Os mais necessitados....


...certamente, o nome de Jesus Glorificado em tudo isso! 

Que o Senhor faça resplandecer o rosto sobre esse povo e tenha misericórdia de nós. 

Obrigado a todos que colaboram com o ministério que o Senhor nos confiou. Nada será desperdiçado. As sementes plantadas germinarão, e Cristo será exaltado entre o povo Bara.

MINISTÉRIO INFANTIL
Finalmente, após 8 meses sem podermos reunir as crianças, o governo liberou, com algumas restrições, o funcionamento normal de escolas e programas. Louvado seja Jesus!

O ministério infantil em Betroka, alcança mais  500 crianças, que vêm sistematicamente aos programas de Quarta-feiras e Sábados. Cantamos, contamos histórias, rimos, brincamos, comemos um pequeno lanche, e assim, vai sendo formado no coraçãozinho delas, o amor por Jesus.

Não podemos esquecer o que o Mestre disse: "...ensina a criança no caminho em que deve andar..."

Perguntei a um dos meninos que moram em nossa casa:
- O que você mais gostou e tudo que já falei do que Jesus fez por nós?

Ele respondeu:
- Gosto quando você disse que ele pegou os meus pecados e "colocou sobre seus ombros" e assim  Ele se tornou um sacrifício em meu lugar e pode me perdoar.

Não é maravilhoso, quando uma criança, do vasto rincão africano, que nunca tinha ouvido falar de Jesus, agora entende o sacrifício perfeito e único que Jesus fez [por ele, e já entregou seu coração a Jesus?

Louvado seja o Cordeiro que redimiu todas as tribos, povos, línguas e raças....
Vale a pena todo o investimento nelas!!!!

Escola de Alfabetização na língua local


A escola voltou a funcionar (OPS!!! Novidade na área: construímos uma escola nesses dias de pandemia; uma não, duas salas de aula) e já temos mais de 150 crianças ávidas por aprender a ler e escrever na língua Materna. Nosso desejo é que essas crianças possam aprender a amar a Jesus e saber ler a palavra de Deus na sua própria língua.  Madame Justine, uma Bara cristã e professora, é muito dedicada e talentosa com as crianças. Ficamos muito felizes também, pois, recebemos a certificao do CISCO ( como o MEC do Brasil) de escola. Podemos ensinar!
Todas essas crianças são extremamente pobres. Todas elas receberam material escolar, uniforme da escola, e quando possível, damos um pequeno lanche à elas.

Orem para que essas crianças sejam transformadas pelo Evangelho, pelo aprendizado e se tornem cidadãos dignos, que irão mudar a sociedade local para a glória de Jesus.

b) Mahay Manzaity  tsika Keny!  (Mulheres que sabem costurar)

Esse foi um projeto que há muito tempo estava no coração da Jana. Ensinar às mulheres locais algo que servisse de fonte de renda e nos desse a oportunidade de falar de Cristo. Corte e costura encaixaram-se perfeitamente.

Conseguimos, graças ao SENHOR e a doação de recursos por parte de irmãos, comprar 8 máquinas de costura e demos início a esse projeto. Todas as terças e quintas-feiras, as mulheres se reúnem para aprender a costurar. Com o auxílio de uma evangelista da Igreja local (que faz as devocionais) e uma professora de corte e costura (local), ensinamos as mulheres sobre Jesus e sobre costurar. Louvado seja Jesus por esse projeto que nasceu e certamente dará frutos para a Glória do Cordeiro.

E elas conseguiram.... e também aprenderam a ser generosas por causa de Cristo. Todas as roupas feitas, serão doadas para as crianças carentes da vila onde moramos.


Mulheres que sabem fazer pão
Quem não gosta de um pão quentinho? Pois é! O povo Bara também gosta. E ensinar a fazer pão pode ajudar as mulheres a terem uma renda extra e além do mais, podemos sempre falar do Pão da vida à elas e as suas famílias.
Elas tem muita alegria e força de vontade para aprender. Já estão animados para fazerem pão no natal!

Muitas dessas mulheres possuem uma renda mensal de menos de U$10,00. Então, Jana viu uma grande oportunidade de servir a Jesus. Paes e bolos para a glória do Cordeiro.
Não foi Paulo que disse? Quer comais ou bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei TUDO para a gloria de Jesus.

"Pão da vida, pão do céu. Pão que e dá ao coração; alegria, paz e luz." ( HCC)

c) Cuidados

Nesses dias, recebemos ( inúmeros pedidos de ajuda); mas queremos relatar apenas  dois, aos quais, pela graça de Jesus pudemos ajudar.
O primeiro, a esposa do evangelista (vide história na introdução) que deu à luz, e teve uma hemorragia grave.

O segundo, uma família que foi atacada por ladrões. Eles sequestraram a mãe das crianças e atearam fogo na casa. Todos da família se queimaram bastante, mas, pela graça de Jesus, e com a orientação de irmãos preciosos (Dra. Juliana – IPR Arapongas, Enfermeira Cida – IEL Toledo e Dra. Catarine – IEL Toledo), digo, ajuda virtual, conseguimos tratar deles e também testemunhar do grande amor de Jesus. Ainda estão sendo tratados pela “enfermagem de google” da Jana, em parceria com a “consultoria virtual médica” desses irmãos queridos que se dispuseram a ajudar.

Que Deus tenha misericórdia e faça brilhar a luz da glória da Sua graça nessas terras tão sombrias e escravas do pecado.

Obviamente, existem muitos outros...

E assim, pela graça, cada um que bate à nossa porta, e temos condição de ajudar, anunciamos a Cristo, por meio de boas obras, amor, e pelo anuncio do Evangelho. Ninguém pode sair sem ouvir falar de Cristo!

PROJETO COOPERADORES
Filme Jesus & Parcerias

Louvamos a Deus pela disposição do pastor Emanoel, nosso parceiro ministerial. Mesmo em meio a esse ano turbulento, e a despeito da sua simplicidade e muitas restrições financeiras, juntos, tivemos o privilégio de visitar algumas vilas Baras e passar o filme Jesus. Louvamos a Deus pois já visitamos 201 vilas com o Filme Jesus desde 2015 ( quando começamos o projeto)

Também aproveitamos a oportunidade de transmitir o filme “Rei Ezequias – Uma História de Fé e confiança em Deus” em todas as conferências da Igreja local (FLM) em que fomos participantes. O filme conta a história do Rei Ezequias (Isaias 36 e 37). Essa foi uma forma que encontramos para fortalecer os irmãos na fé e desafiá-los a continuarem a confiar em Jesus e terminarem a obra para a qual também foram chamados: anunciar tão grande Salvação aos perdidos.

Outros têm se juntado a nós disponibilizando-se para ir passar o filme “Jesus”. Louvamos ao Senhor pelo incremento no número de trabalhadores.


Agricultura à maneira de Deus (Farming in God’s Way)
O que seria da Agricultura se não houvesse água? Nada! Não haveria. Nosso desejo era perfurar um poço artesiano e fornecer água para todas as crianças do programa infantil, os doentes e viúvas que ficam na Igreja e para irrigação de pequenas plantações que serviriam de alimento para as pessoas do TOBY (Igreja). Água de graça e pura. Água para beber e tomar banho. Água para plantar e ter alimento.

Um valor altíssimo para perfurar o poço, aproximados 10.000 Euros. Deus em sua misericórdia e graça providenciou um doador. Um irmão em Cristo, junto com seus dois filhos, com um coração gigante para com o reino de Jesus nos doou o valor total.

Contratamos a melhor empresa (BushProof Int.), estudos geofísicos (para determinar densidade de rocha, profundidade de fraturas, metragem cúbica de vazão hídrica etc.), mas infelizmente, o poço não será possível. Aparentemente, os estudos apontaram uma não possibilidade de termos água em profundidade. O local é pedregoso e não foi possível furar na rocha.Ficamos muito tristes, mas...bom, o Senhor sabe todas as coisas! Louvado seja o Seu Nome.

Contudo nem tudo é frustração! Em Mananove, a 50 Km de Betroka, conseguimos terminar de cavar um poço pequeno de 10 metros de profundidade. A água servirá para plantio e tomar banho. Louvado seja Jesus!

Treinamentos de Obreiros
Não tivemos muitos treinamentos esse ano devido à COVID-19. Mas esperamos que para o ano que vem, possamos continuar a reunir nossos irmãos para crescermos juntos no aprendizado da Palavra de Deus e missões.

Contudo, mesmo em meio a pandemia e respeitando o limite de 50 pessoas com o uso de máscaras, conseguimos reunir nossos irmãos evangelistas da igreja local (FLM) e trabalharmos 2 dias sobre liderança e evangelismo. Foi muito precioso o tempo juntos.

Em outra oportunidade, tivemos o privilégio de trabalhar junto com a CEF ( Child Evangelism Fellowship) a APEC no Brasil, oferecendo treinamento em ministério infantil a 40 professores da FLM ( Igreja Luterana Malagatsy)

Tivemos outro treinamento junto aos irmãos da FJKM (Igreja Reformada de Madagascar). Foi muito bom e conseguimos prepará-los para ter uma nova visão de evangelismo e liderança.


Louvamos a Deus pela vida do Pastor Ebenézer Bitencourt (Instituto Haggai), que gentilmente cedeu seu tempo para nos dar dicas preciosas sobre liderança e, por meios virtuais, nos deu uma aula via WhatsApp. É isso ai! Tecnologia a serviço do Rei!
Deus tem seus caminhos, e a Palavra não está algemada, diz o apóstolo Paulo. Deus continuou trabalhando em meio à pandemia.

Louvado seja o SENHOR por tudo que ele fez.

Ah! continuamos a cooperar com o Evangelho. Bicicletas são sempre bem-vindas!

Queridos irmãos, ainda há muito mais por fazer! Por que você não se junta a nós na Evangelização do povo Bara?

Motivos de Louvor

  • Agradecemos a AIM Int. e irmãos que doaram recursos para a compra do Arroz que foram doados. Obrigado.
  • Agradecemos a cada mantenedor que ora e contribui, às vezes sacrificialmente, para podermos trazer as boas novas de Jesus ao povo Bara. Que o SENHOR os retribua em abundância.
  • Adoramos o Seu nome pela sua bondade e cooperação.
  • Louvamos a Ele por seu infinito e imensurável amor aos perdidos.
  • Louvamos ao Senhor pelo Seu cuidado com a nossa saúde física e emocional.
  • Louvamos ao Senhor pelos novos projetos e portas que Ele abriu, que cada uma seja para que o Seu nome seja glorificado entre esse povo.
  • Louvamos ao Senhor pela sua provisão, e pelo milagre diário. 

Agradecemos ao SENHOR, Senhor da obra missionária e maior interessado na redenção de pecadores, pela sua Infinita graça e suprimento. Em tudo o Senhor foi fiel nesse ano tão difícil.

Pedidos de oração

Você poderia interceder conosco por:

  • Gostaríamos de ir ao Brasil no final de dezembro para termos um tempo de refrigério e também visitar alguns de nossos mantenedores. Assim pedimos oração para que o Senhor supra as necessidades da viagem assim como nos dê sabedoria com o tempo que será bem curto dessa vez. Não conseguiremos visitar todas as Igrejas
  • Para que Deus continue a abençoar o trabalho dos evangelistas que já foram treinados e que eles continuem fiéis ao chamado do Senhor para suas vidas.
  • Pelas crianças, para que elas sejam transformadas pelo evangelho e sejam também missionárias em sua casa.Que DEUS demonstre seu poder entre o povo Bara e eles se voltem em arrependimento Ao SENHOR.Por mais parceiros para os projetos Be Fitiavana e Cooperadores que já têm  colhido seus fruto

Avatar
Publicado por André Metz