04/01/2021

BEBENDO DA FONTE JESUS!

Dez/2020


Queridos intercessores,

É com alegria que compartilho esta carta. Graças a Deus que tem me sustentado até aqui. Primeiro gostaria de refletir sobre alguns textos importantes na caminhada deste mês.


Vemos neste texto que há água disponível e que com alegria podemos tirar água das fontes de salvação (Is 12.3). Não precisamos ficar com sede, mas podemos desfrutar da água viva, que é Jesus, a cada dia. Porém, está é uma escolha individual e diária. Minha oração é que possamos saciar nossa sede em Jesus a cada novo dia.

O salmista afirma que todas as suas fontes estão em Deus (Salmo 87.7b). Para ele não havia nada que substituía Deus. Nada e ninguém ocupavam o lugar de Deus como fonte. Em Deus o salmista encontrava tudo o que precisava. Que cada um de nós possa ter Deus como fonte primária para viver.

O profeta proclama que Deus é aquele que nos guiará sempre, Ele satisfará nossas necessidades e fortalecerá nossa estrutura e como consequência seremos como uma fonte de águas vivas (Isaías 58.11). Se escolho Jesus como minha fonte primária, não preciso temer nada e ninguém, pois Ele vai cuidar de todos os demais detalhes. Que esta verdade seja real em nossa vida e que outros possam desfrutar das águas vivas, brotando de nosso coração.

Por fim, estava lendo este texto em função do natal: Jesus será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Creio que, dependendo do momento que estamos vivendo, um dos nomes ministra mais ao nosso coração. Que cada um destes nomes possa se tornar realidade em nossa vida de maneira impactante.


DIA A DIA
No começo de dezembro, o Adam e o Rodrigo vieram fazer uma visita. Eles são do escritório da MIAF e moram em Kampala. Durante o tempo que estiveram aqui, encorajaram-nos, mas também visitaram alguns dos ministérios. É muito bom ser encorajado na caminhada, mas nada pode substituir Jesus, Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida.


Logo depois, eram os últimos dias do Joseph e da Drusilla estarem aqui em Kotido. Estavam trabalhando aqui como missionários e a princípio, não voltam para cá. Dava-me muito bem com eles, e com certeza vou sentir sua falta, mas Deus tem usado esta situação para me ensinar que Ele deve ter a primazia em minha vida e que n’Ele posso encontrar tudo o que eu preciso.

Nos dias subsequentes, tive algumas visitas inesperadas: James, o filho da Betty e do Amuk estava doente. Em Kacheri, onde moram, parecia não haver melhora do bebê, por isso, trouxeram-no à Kotido. Como ela não tinha onde ficar, acabou ficando aqui em casa por alguns dias. Isso mudou toda a minha rotina, mas foi bom. 

Neste mesmo período, recebi visitas inesperadas de algumas pessoas (o que é bem comum), levando-me a servi-las. E Deus me ensinava que é nestes momentos que podemos retirar da Fonte o que precisamos para demonstrar amor às pessoas na prática.

Como compartilhei, pude levar a mensagem na igreja aqui em Kotido. Foi um desafio, pois era em inglês. Enquanto eu preparava a mensagem, Deus ministrou muito ao meu coração, revelando que é Meu Pai e que conhece minhas necessidades. Ele me mostrava áreas específicas onde permito o medo tomar conta. Precisei arrepender-me diante de Deus. Experimentei-o atraindo meu coração e estendendo Seus braços de amor. Novamente entendi que Ele é a fonte de tudo que sou e tudo que preciso!

Como mencionei anteriormente, Deus me direcionou a trabalhar na unidade de saúde em Rengen. O processo tem sido lento. O bispo falou com o responsável pela saúde (DHO), que pediu uma carta explicando quem sou e o que pretendo fazer, assinada pelo bispo. Após completar esta etapa, estava para entregar a carta, mas o responsável pela administração de Kotido também precisava estar lá para que eu pudesse ser apresentada e ele estar ciente da minha presença no distrito. 

Após algumas tentativas frustradas, deu certo. Passaram-me o telefone do responsável pela unidade de saúde. Já falei com ele e pediu-me para entrar em contato no começo do ano. Neste período também, estava sem ninguém para me ensinar a língua (graças a Deus agora tenho alguém). Neste processo todo, dúvidas começaram a assolar minha mente, mas Deus me ensinava que Ele se alegra com a minha vida, mesmo quando aos meus olhos aparentemente não estou fazendo nada.

Este é meu primeiro Natal em Uganda. Recebi alguns convites para passar o natal em outros lugares. Orei para saber o que fazer e entendi que deveria ficar aqui em Kotido mesmo. E Deus me surpreendeu nestes dias. Fui convidada para um chá de natal em Kaabong (não muito longe daqui). Tivemos um tempo precioso e Deus me falava que a cada dia Ele tem um banquete para me oferecer, basta eu desfrutar daquilo que Ele tem reservado para mim.

Festejamos o natal como equipe também, fazendo um jogo de natal, cantando músicas natalinas, ouvindo uma história de natal e desfrutando de uma refeição especial. Na véspera do natal, fui convidada por uma família para o jantar e recebi um presente de boas vindas à Uganda: um bastão típico daqui, que simboliza uma pessoa de autoridade. Entendi claramente que era um presente simbólico, representando a autoridade que o Senhor tem me dado aqui neste lugar. É hora de exercer esta autoridade no dia a dia.

Por fim, o dia de natal foi bem cheio: pela manhã havia culto de natal. Depois, junto com minha vizinha, preparamos um almoço especial para uma família, também da vizinhança, com quem pude compartilhar do porque celebramos o natal e dos diferentes nomes de Jesus. 

Após isto, chamaram-me para um aniversário. E quando ainda estava lá, o bispo me ligou, convidando-me para jantar com sua família e mais alguns convidados. Ao finalizarmos a janta, assistimos o filme Jesus na língua local em um telão. Deus me surpreendeu demasiadamente, demonstrando claramente que se tenho Jesus como minha fonte, Ele cuida de todos os detalhes desafiadores e/ou tranquilos.

Mas este natal também instilou em mim o desejo de compartilhar a história de natal na língua local. Para isto preciso aprender a língua o suficiente. Ao lembrar ore por isso, para que no próximo natal eu esteja apta a compartilhar a história de natal na língua local!

Por fim, fui surpreendida com a visita do casal que primeiro me recebeu aqui na Uganda, em 2014. Eles não puderam ficar muito tempo, mas foi precioso e reconfortante. A vinda deles foi uma resposta de oração e ensinou-me que posso confiar em Deus como minha fonte.

Que a cada dia possamos beber da fonte, que é Jesus, saciarmos nossa sede e assim sermos como este jardim regado cujas águas não param de jorrar!


MOTIVOS DE ORAÇÃO
 Continue orando...
  • Gratidão pelas lições que Deus tem me ensinado
  • Gratidão pela mensagem que compartilhei na igreja
  • Gratidão pelas visitas inesperadas
  • Gratidão por uma nova tutora da língua local
  • Gratidão por todo o processo já finalizado para iniciar o trabalho em Rengen
  • Gratidão por experimentar Deus como meu Pai eterno
  • Gratidão pelas surpresas que Deus reservou para mim neste natal
  • Pelo início do trabalho na unidade de saúde em Rengen
  • Para que Deus me guie em onde e como desenvolver o ministério
  • Para que Deus me ajude a exercer a autoridade que Ele me deu de forma sábia
  • Pelo aprendizado da língua e que no próximo natal eu possa compartilhar a história de natal na língua local
  • Que a cada dia eu possa saciar minha sede na fonte que é Jesus e compartilhar com outros


Desejo-lhe um ABENÇOADO 2021, debaixo da graça de Deus e cheio da Sua presença!

Em Cristo, Dirce.

Avatar
Publicado por André Metz