25/09/2017

"Tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;"

Betroka, 21 de setembro 2017

“…e novamente: adorem ao Senhor todos vós gentios. Que todos os povos O exaltem…” (Romanos 15:11)

Você já parou para pensar em quantas nacionalidades temos em uma só Igreja? Penso que nos surpreenderíamos ao perceber que em nossas Igrejas ou comunidades, temos decendentes de alemães, poloneses, italianos, portugueses, japoneses, coreanos, árabes, africanos em geral, indígenas, etc.
Em tratando-se de um país tão miscigenado como o Brasil, provavelmente, a lista aumentaria para a casa das centenas. Será que isso já não é prova suficiente de como Deus é fiel em cumprir sua Palavra, e de como Ele deseja que todas as etnias O conheçam?
Nós somos familiarizados com o verso das Escrituras qua afirma ter multidão incontável diante do cordeiro advindas “…de todos os povos, tribos, línguas e nações…”? Será que isso não revela-nos o propósito missionário de Deus encontrado em todos os livros das Escrituras?

Irmãos, sem sombra de dúvidas, Deus é o Deus dos povos, das tribos, das nações. Ele deseja reconciliar pessoas de todas as etnias para receber o louvor sincero e espontâneo delas.  Por isso, a Igreja é chamada para envolver-se em missões. Obviamente, envolver-se por amor, obediência e como expressão de uma nova identidade em Cristo.

Meus amados irmãos, O SENHOR ainda não terminou Seu trabalho. Ele continua atraindo pessoas de todas as etnias, para compor seu povo. Uma nação de crucificados de todas as nacionalidades da terra com uma só identidade. Nosso desejo é que o Senhor continue a dar-nos um profundo entendimento da natureza missionária do Povo de Deus, chamado a Igreja.

BETROKA: Malasos & Malasos (ladrões)
Uma história de dor e sofrimento entre o povo Bara

Armas empunhadas, feitiçaria com chifre de boi para “fechar o corpo”, e um pacto com os demônios. Todas as vilas, pequenas ou grandes são alvo dos Malasos: Os Ladrões de Gado.

Eles surgem na surdina, na boca da noite e, sem despertar a atenção da comunidade, atacam. Matam, roubam e fogem para as montanhas, onde irão negociar o gado roubado.

Há mais de três meses temos ouvido e visto os Malasos  atacarem seja por causa do gado, dinheiro ou qualquer oura coisa que eles encontrarem no caminho. Pouquíssimas noites não fomos despertados pelo som de tiros de espingarda e gritaria. Ao todo, quase 1.000 bois já foram roubados, sem contar casas assaltadas e pessoas feridas e mortas. Estimam-se que há centenas de malasos que compõe diferentes grupos; todos prontos para atacar.

Os donos do gado, que passaram muitos dias cuidando do seu rebanho, agora, não possuem mais nada. O único sentimento que resta é o de vingança. Vimos dezenas de criadores de gado subindo as montanhas esses dias. Sem serem pacifistas, irão a luta para reaver o bem mais precioso que possuem. São chamados de Pañaradya: “aqueles que lutam contra os ladrões”.

Obviamente, esses também possuem suas feitiçarias. A proteção é comprada ao custoso preço de 10 ou 20 bois pago aos “aombyasa” - os feiticeiros. Dizem que quando se reúnem, em número de 100 ou mais e sobem as montanhas, matam todos os que acham pela frente. Armados de espingardas, rifles, machados, lanças, não poupam ninguém da “família dos malasos”; mulheres e crianças são mortas. A idéia é não permitir a proliferação dos ladrões. As vilas também são incendiadas. Uma triste realidade cotidiana.

A polícia, pouco pode fazer. O mal preparo das tropas, a corrupção e o sucateado arsenal militar, advindo de países europeus impossibilita uma ação mais eficaz no combate ao crime. E a guerra pelo gado e dinheiro continua sem precedentes.

Tanto malasos como pañaradya (os que lutam contra os ladrões), vivem uma vida de escravidão e trevas. Uma vida sem Deus e sem esperança. Uma vida destinada a eternidade no inferno.

Entretanto há esperança. Quando olhamos para a Palavra de Deus, um daqueles dois ladrões crucificados com Cristo se arrependeu. Essa é nossa esperança, que ao ouvir o Evangelho, tanto os ladrões como os “caçadores de ladrões” possam ter suas vidas transformadas. E por isso, nos empenhamos para que a palavra de Deus, escrita ou em áudio, chegue até as mãos desse povo. Pois somente a Palavra de Deus, o Evangelho, pode transformá-los.

Queridos irmãos, esse é o povo que desejamos alcançar com o Evangelho. Você pode orar por eles?

Nós continuamos na Vila
Somos tomados, por uma profunda tristeza em toda essa situação. Nossas orações são para que DEUS, em meio a toda essa tragédia, possa operar um grande milagre e salvar esse povo. Oramos para que o SENHOR os atraía para Si mesmo e lhes dê um novo coração. Só assim a guerra irá acabar.

Certamente pensamos nas circunstâncias e no preço a ser pago. Entretanto, apesar da insegurança, decidimos ficar em Betroka. Temos pregado para as pessoas sobre um Deus soberano, que não está distante como eles acreditam, mas que está presente e se preocupar com sua criação. Um Deus que ainda age, e pode transformar a vida daqueles que se arrependem e se voltam para Ele: Ndrianañahary - o Criador das mãos e dos pés.

Ficamos em Betroka como um testemunho de fé para esse povo. Não temos armas. Não possuímos nada, a não ser Jesus. Nossa única arma é a oração e a proteção do Anjo do Senhor, que acampa-se ao redor dos que os temem e os livra. Com certeza, tomamos algumas medidas de proteção e segurança para nossa casa, mas nossa Rocha e Escudo é o Senhor somente.

Jana tem sido uma guerreira. Uma fiel serva do Senhor. Uma esposa valorosa e companheira nas lutas.  Louvo a Deus por sua vida - um tesouro advindo do Eterno. Apesar do medo e  preocupação escondidos no olhar, ela permanece firme, pacificadora, encorajadora. Como peregrina em terra estranha, seu olhar contempla a verdadeira pátria e como serva, espera a verdadeira recompensa que os ladrões não podem roubar: a coroa de glória que o Senhor tem guardado para todos os que O amam.

Queridos irmãos, continuem orando por nós, para que possamos prosseguir firmes e fiéis ao Senhor.

Como está o Benício?
O Benício está bem e crescendo. Dia 15/09 completou dois anos. É praticamente um “Barinha” (diminutivo de Bara). Entende tanto português como a língua Bara. Fala as duas línguas. Têm feito inúmeros amiguinhos que enchem nosso quintal para brincar. Suas últimas palavras essa semana foram: “ ama Naná” (amo a mamãe) e “da titi deda” (me dê a mamadeira papai) - tradução literal (rs).

Sua saúde está ótima e o Senhor tem nos dado graça diariamente.

O que ele mais gosta é: o carrinho do Maqueen e a …tcham tcham tcham….Bola. Ele diz, ao acordar às 6:30 da manhã: “Gol Déda, gol Déda (papai em Bara)”. Mas é brasileiro mesmo o piá!

Também quando vamos orar perguntamos: Por quem você quer orar Benício? Entre gestos e murmuros ele agradece pelo titi (madeira), o déda (eu), a nana (Jana), a Didi (Elodi - uma amiguinha), o gagá (todo tipo de bicho) e pelo baby-shark (um desenho de um tubarãozinho)….rsrsrs Que inocência maravilhosa. Que possamos aprender a descansar no Senhor assim e sermos simples e sinceros em nossas vidas de oração.

Minitsérios

Filme Jesus
Com toda a insegurança em Betroka e nas vilas, tivemos que dar uma parada com o filme Jesus e visitas às vilas. Tínhamos programado 3 vilas para esse mês: Katrafay, Matsizo e vila do Buba. Em duas delas fomos avisados para não irmos, porque os ladrões haviam atacado e ainda estavam nas redondezas.

Ficamos tristes, mas o Senhor nunca será vencido. Ele tem seus caminhos e portas.

Há duas semanas fomos na  vila de Matizo e mais de 300 pessoas viram o filme Jesus. Glória a Deus por essa porta aberta.

Ministério Infantil
Alegramo-nos no Senhor por ver nossos pequeninos a cada dia crescer no conhecimento das Escrituras. Sábado 130-140 crianças. Às quartas-feiras 60. Terminamos a história de Moises, e agora chegamos ao Tabernáculo: Deus habitando entre os homens. Queremos expandir o trabalho para mais uma outra vila, 20 minutos de moto de Betroka, onde há pelo menos 80 crianças.  O nome da Vila é Mbararata.

Programa da Rádio
Também está diariamente proclamando as boas novas do Senhor Jesus. Gravamos mais 5 novas pregações, 5 novas histórias e 3 testemunhos para irem ao ar no mês de Outubro. Glória a Deus pelo seu amor e compaixão pelos perdidos.

Projeto Mandehana-Ide
Nesses últimos dias, recebemos ofertas que abençoarão o projeto de visitas, filme Jesus e ensino de missões nas igrejas por mais um ano. Também adquirimos uma caixa de som portátil (com uma bateria que dura 24 horas) para termos uma melhor qualidade de áudio quando formos para as vilas com o filme Jesus.

Ainda falta um pouco para completarmos todos os recursos necessários para o projeto, mas o Senhor, que proveu até agora, irá prover para o futuro também. Ele é o maior interessado em salvar esse povo. Pastor Emanoel, nosso amado parceiro de evangelização nas vilas está felicíssimo. Por favor, continuem a orar por ele.

Clique aqui e veja todo o projeto em PDF.

Treinamentos em Agricultura  e Contadores de histórias
Os Treinamentos em Agricultura à maneira de Deus e Contadores de histórias estão prontos. Serão realizados em Novembro/2017. Dois dias de trabalho intenso e aprendizado. Serão ministrados: Técnicas de agricultura e estratégias de evangelização através da oralidade.

Inseticidas Naturais é o tema dessa vez. Os inseticidas naturais que ensinaremos aos evangelistas, serão usados como estratégia de evangelismo. Através do conhecimento dessa técnica, eles podem visitar as aldeias e oferecer uma solução pratica, acessível aos agricultores, além de poderem testemunhar de Cristo.

Os inseticidas são produzidos a partir de: Folha de Mamona, Fumo, Folha de Nim e Santa Barbara; além de outros.

Contadores de Histórias: Ensinaremos estratégias de evangelismo através de histórias Bíblicas. Como preparar, como contar, como interpretar o texto. Tudo feito para que o nome de Jesus seja conhecido. Obviamente, desejamos traçar uma linha apontando para o sacrifício perfeito e único de Jesus, pois esse é o ponto crucial para o povo Bara.

Bíblias em Áudio
Após dias de trabalho, as Bíblias em áudio foram carregadas com: 30 histórias do AT e NT; 13 Testemunhos de Baras convertidos; O Evangelho de Lucas (26 cap); 3 Salmos; O filme Jesus em Audio (16 capítulos); 5 pregações (Pastor Alexandre Tomoeira), nosso parceiro nas gravações e uma série de 2 histórias que visa mostrar quem entrará no Reino de Jesus e quem não entrará no Reino de Jesus (baseadas nas parábolas das Bodas do rei e na parábola do Fariseu e o Publicano no templo)
Justine, nossa amada irmã Bara e grande contadora de histórias, tem sido uma benção para as gravações. Todas as semanas ela traz uma nova história sobre Jesus. Orem por esses irmãos, Justine e Pastor Tomoeria, preciosos para nós e para o Reino de Jesus.

Bíblias para o Povo
Em outubro, adquiriremos mais 50 Bíblias em capa dura para serem distribuídas e revendidas para àqueles irmãos que não possuem condição de comprar. Com as ofertas  do projeto compramos as bíblias e as revendemos por um preço simbólico. Deus abençoe a todos que ofertaram para esse projeto.

No mais, irmãos meus,”…alegrai-vos no Senhor, outra vez digo alegrai-vos….”. Certamente, soaria um tanto estranho esse desejo de Paulo e até irônico vindo de um prisioneiro romano, acusado inocentemente, se Ele esperasse de Cristo somente nessa vida. Alegrar-se naqueles condições? Contudo, ele conhecia o Senhor e sua esperança não estava enraizada nessa vida, mas na eternidade.

Por isso, ele podia estar contente em meio ao sofrimento, porque sabia “…que Ele é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final…”
Portanto, alegrem-se conosco. Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres.


Motivos de Louvor

  • A Deus por sua graça e provisão. O Senhor tem nos abençoado e agraciado todos os dias suprindo nossas necessidades. O Senhor é bom e seu nome Maravilhoso;
  • A todos que fazem parte desse ministério através de orações, ofertas, apoio;
  • Pelas Igrejas mantenedoras que amam ao Senhor e ofertam para que possamos abençoar o povo Bara;
  • Pelas portas abertas à pregação do Evangelho;
  • Pelo nosso tempo na capital e viagem de retorno;
  • Agradecemos pela vida do Pastor Emanoel, Justine, Pastor Haza, Pastor Tomera, Pastor Tolotra,  Pastor Willian, Derah e Elvilda - nossos parceiros no ministério e grande amigos. Que o Senhor os abençoe pelo trabalho;

Motivos de Oração

  • Pelos projetos e estratégias para o alcance do Povo Bara. Que o SENHOR abençoe e use cada uma delas para que o Evangelho chegue até os lugares mais distantes das terras Baras;
  • Pelos Evangelistas da Igreja local. Que o SENHOR derrame um amor profundo por Ele e pelo povo Bara. Que eles vivam vidas santas e que o desejo de levar o Evangelho ao Bara possa queimar em seus corações;
  • Pelo Filme Jesus. Mais de 1200 Bara já assistiram. Que a vida, morte e ressureição de Jesus possam tocar esses corações e essas sementes não sejam perdidas mas frutifiquem trazendo muitos ao Reino do Filho do Amor de Deus;
  • Pelas crianças do Ministério infantil. Que elas possam ser salvas pelo Senhor Jesus, libertas das tradições dos ancestrais e tornarem-se discípulos do Mestre. Também para que elas possam ser o canal de evangelização em suas casas e vilas;
  • Pela segurança em Betroka- a vila vive sempre sobre tensão com a invasão de ladrões;
  • Pela converção de Malasos ( ladrões de gado) e
  • Que Deus ilumine o coração daqueles que tem encantado-se com o I*slamismo;
  • Pelo sustento pessoal e recursos para o Projeto Cooperadores;
  • Que o SENHOR continue provendo e sustentando-nos aqui em Betroka, emocional, física e espiritualmente todos os dias. Que satanás seja derrotado, e o nome de Jesus glorificado em nossas vidas;
  • Pelos treinamentos que serão realizados no mês de Novembro- Que o Senhor use os conhecimentos transmitidos para o alcance do povo Bara;
  • Que o Senhor use a vida de cada um dos locais envolvidos no treinamento.



Louvamos ao Senhor pela vida de cada um e igreja! Um grande abraço, com amor,
Família Basso


Para ver mais fotos, clique aqui.

Caso queria começar contribuir financeiramente entre em contato conosco por email. Você também pode fazer sua contribuição através deste link.

Avatar
Publicado por André Metz