13/04/2017

Três meses de muito trabalho

TRÊS MESES EM NAMPULA/MOÇAMBIQUE!


 
“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Sl 136.1). Louvamos a Deus pelo Seu cuidado e provisão a nossas vidas nesses primeiros meses aqui em Nampula, como também a cada igreja e irmão que tem caminhado junto conosco, seja em oração ou contribuição. Continuamos no processo de adaptação, mas aos poucos vamos nos sentindo a cada dia mais moçambicanos. O português daqui já não soa tão estranho aos nossos ouvidos e também já conseguimos falar de forma que as pessoas consigam nos entender!

LUCAS & DANIEL
Os meninos aos poucos vão se adaptando a nova rotina e língua na escola, ou seja, sair de casa as 06h30 e retornarem somente as 15h00 e terem que estudar em inglês. No primeiro mês eles tiveram várias dificuldades com a língua em entender e conseguir estudar, ainda precisam de mais tempo de adaptação, mas, já conseguem entender e se comunicar dentro da sala de aula.
No mês de março (30), estivemos comemorando o aniversário do Lucas (10 anos), o primeiro em solo africano! Foi um tempo muito precioso onde podemos comemorar junto com novos amiguinhos por aqui. Louvamos a Deus por mais um ano de vida que o Senhor concedeu a ele.

EM QUE PASSOS ESTAMOS?
Toda casa quando é construída, deve ser pensada, planejada e feita com um fundamento adequado, pois a estrutura da casa dependerá disso, permitindo maior durabilidade e segurança. Muitas vezes o fundamento fica abaixo da terra não sendo visto por muitos e seu progresso muitas vezes é imperceptível. Nosso trabalho aqui pode se comparar a esta construção, onde estamos na fase de construção do fundamento, nisto compreende o aprendizado da cultura assim como seus ritos, língua, cosmovisão, estrutura de relacionamentos, construção do saber, etc. Fazemos nesta fase muitas visitas, pesquisas, conversas informais e formais, leitura e treinamentos, pois assim poderemos iniciar a levantar as paredes da construção de uma forma que atenda a real necessidade do povo de forma relevante, duradoura e segura na transmissão do evangelho.

ATIVIDADES EM NAMPULA
Aos poucos vamos nos envolvendo e realizando algumas atividades por aqui. Tenho tido a oportunidade de estar auxiliando num projeto de futebol com crianças e adolescentes, realizado num seminário aqui de Nampula. Onde podemos estar pregando a Palavra através do futebol, a maioria das crianças que participam, são filhos de muçulmanos. Lucas e Daniel tem me auxiliado, o Dani, como ainda não tem idade para estar jogando, ajuda como bandeirinha, buscando bola, puxando o aquecimento... e o Lucas tem aproveitado para estar treinando junto.


Evelyn tem participado com o grupo das “mamás”, que é um treinamento para capacitar biblicamente senhoras de diversas igrejas sobre assuntos diversos, tem sido um tempo muito bom para entender melhor a cultura entre as mulheres.
Também temos feito o programa de orientação da MIAF, isso envolve muitas leituras, pesquisas, visitas, conversas, treinamentos e etc, nestes primeiros meses.


   



PLANTAÇÃO DE IGREJA E DISCIPULADO
Nesse tempo que estamos por aqui, também temos trabalhado junto com uma equipe de missionários moçambicanos, liderados por um casal de nigerianos. O foco do trabalho é o discipulado e plantação de igreja.

VISITA/PESQUISA POVO MWANI
No mês de março, tive o privilégio de estar visitando o extremo norte do país junto com um irmão moçambicano e outro nigeriano. Foi uma viagem a estilo africano, ou seja, pegar o primeiro meio de transporte que aparecia e chegava até o local que iríamos, pegávamos: machimbombo, em cima de caminhão ou van, e até mesmo dentro de um pequeno carro com 15 pessoas.

Foi um tempo precioso para poder aprender um pouco da cultura do povo em Moçambique. Mas essa viagem também teve como objetivo visitarmos os locais onde o povo Mwani vive e conhecermos alguns trabalhos que estão sendo realizados entre o povo, e vermos a melhor forma de auxiliar no alcance deles.

Estivemos visitando Palma, Mocímboa da Praia, Macomia, Quissanga e Pemba. Nos alegramos grandemente em ver alguns mwanis firmes com Cristo, também visitamos alguns trabalhos que estão sendo realizados entre o povo e também podemos conversar com alguns pastores que vivem próximos do povo Mwani, porém, a seara ainda é grande e carece de mais trabalhadores. Existe cerca de 150.000 Mwanis, e somente cerca de 40 conhecem a Cristo como salvador, ou seja, 0,03%. Esteja orando por este povo!

Motivos de oração pelo Povo Mwani
Clique aqui.

ORE CONOSCO:

  • Louvamos a Deus pelo tempo que pude ter de visita/pesquisa ao Povo Mwani e proteção nas viagens;
  • Louvamos a Deus pelos nossos mantenedores em oração e financeiramente que tem nos sustentado;
  • Louvamos a Deus por mais um ano de vida concedido ao Lucas no dia 30/03.
  • Estejam orando por nossa saúde, que no último mês tivemos vários problemas.
  • Estejam orando para que tenhamos sabedoria nesse processo de construção do fundamento e entendimento de aspectos relevantes para a evangelização do povo


CONTRIBUA COM A FAMÍLIA COSTA

Avatar
Publicado por André Metz