06/06/2017

Escolhemos obedecer ao que Cristo quer de nós.

Abril/Maio 2017

Graça e paz irmãos

Cremos que o Senhor nos trouxe aqui para Moçambique, e sabemos que Ele antes de fazer algo através de nós, Ele faz primeiramente em nós. Experimentar todo esse trabalhar e cuidado é simplesmente maravilhoso, apesar disso não significar ausência de sofrimento e dor. Deus quando chama Moises para a obra “Vem agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.”(Ex3.10) e Moises se justifica não sendo capaz de cumprir tal missão, “...quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Ex3.11) “...Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.”(Ex4 .10) e então, Deus, de forma benevolente em nos auxiliar, responde a Moises, que quem faz tudo é Ele, e Ele quer  simplesmente que sejamos obedientes  e “...Eu serei contigo” (Ex 3.12a).

Quando pensamos e falamos em missões a nossa resposta sempre deve se basear no Senhor e não em si mesmos, pois é o Senhor que envia e providencia capacitação divina para cada pessoa salva por Cristo Jesus. Nós não escolhemos missões, somente escolhemos obedecer ao que Cristo quer de nós.

Estamos em um contexto de imensas necessidades espirituais, físicas e sociais, e muitas vezes olhando para o todo, parece que é impossível fazer algo diferencial, mas então Deus nos traz a memória aquilo que nos dá esperança (Lm 3.22), que Ele é o Deus poderoso, grandioso, majestoso e santo, que nada é impossível para o Deus criador e Salvador, e que temos o privilegio de ser usados por Deus da forma que Ele quiser, pois os planos do Senhor são perfeitos e Ele estará conosco (Mt 28.20).

Temos visto esse cuidado do Senhor através de cada oração que você irmão e igreja faz a nosso favor, a cada mantenedor que mesmo em tempos de crise tem nos dado todo o suporte para estarmos aqui, a cada mensagem respondida via e-mail ou whatsapp. Louvamos a Deus por vocês estarem conosco aqui na África.
E assim, seguimos nossa vida e ministério aqui em Moçambique.

VISITA VILA DE MANIGUELA
Tivemos o privilegio de visitar a vila de Maniguela, que fica a cerca de 230Km de nossa casa, porém levamos cerca de oito horas para chegarmos até lá, pois as estradas por aqui são “complicadas”. A cerca de 80km antes de chegarmos na vila, entramos numa estrada bem aperta, que não se passa carros e não existe transporte, muitas crianças quando viam o carro saiam correndo de medo pois nunca viram um carro, quem dirá pessoas brancas.
Estive auxiliando no treinamento dos líderes de uma pequena igreja que vive em meio ao povo muçulmano. Evelyn teve um tempo com as “mamás” da vila, compartilhando da palavra e ensinando algumas atividades manuais e as crianças (Lucas e Daniel), estiveram brincando o tempo todo com as crianças da vila!!! Foi um tempo muito precioso, tivemos que ter tradutor, pois, todos na vila só falam Makua.


EVANGELISMO/DISCIPULADO COM FUTEBOL
Continuamos com o Projeto de Evangelismo/Discipulado através do futebol onde tenho capacitado dois moçambicanos para que eles se comprometam com o processo de evangelismo do próprio povo. Temos muitos jovens islâmicos que estão tendo a oportunidade de ouvir sobre o único Salvador através do futebol.


CONFERÊNCIA DE JOVENS
Auxiliamos também em uma Conferência de Evangelismo, Discipulado e Missões para jovens, onde desafiamos vários jovens a missões e continuamos o processo de capacitação e discipulado com alguns jovens após a Conferência.


PROJETO CASA NUTRIR
Evelyn tem se envolvido em um projeto de evangelização de mães. Este projeto visa acompanhar 20 famílias que tem filhos de 0 a 5 anos com desnutrição grave, onde se faz o acompanhamento de crescimento e desenvolvimento das crianças, discipulado com as mães e educação nutricional.


AS CRIANÇAS (Lucas & Daniel)
Louvamos a Deus pela vida do Lucas e Daniel, que aos poucos tem se adaptado a escola, nova língua e costumes. Muitas vezes sentem muitas saudades do Brasil e amigos que por lá ficaram, mas o Senhor de forma maravilhosa tem consolado seus corações e os nossos também. Na páscoa tivemos o privilégio de podermos assistir a encenação da crucificação e ressurreição de Cristo realizada pelos alunos da escola, foi um tempo muito precioso. Lucas e Daniel também começaram em frente a nossa casa o seu “ministério”, onde eles jogam bola com várias crianças aqui da vizinhança, e esses dias atrás sentados em nosso sofá, ao final da tarde, ouvimos uns meninos falando sobre Jesus e quando olhamos para a janela podemos ver os dois sentados com os meninos compartilhando do evangelho, nos alegramos grandemente em ver o agir do Senhor neles e através deles.

PLANOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE
Além de continuarmos com as atividades que já realizamos, estaremos iniciando o aprendizado da língua Kimwani e também estaremos auxiliando no INTENA, Seminário Teológico existente aqui em Nampula da MIAF, estarei lecionando uma matéria. Também estaremos mais envolvidos com a CAPRO, missão parceira da MIAF no trabalho de Discipulado e Plantação de Igrejas.

ORE CONOSCO:

  • Louvamos a Deus pela melhora do Lucas que esteve com malária e agradecemos aos irmãos que estiveram orando por ele.
  • Louvamos a Deus pela vida de cada irmão e igreja que tem nos sustentado em oração e financeiramente.
  • Estejam orando por nossa saúde, pois desde que chegamos a Moçambique, todo mês alguém tem estado doente em casa.
  • Esteja orando para que o Senhor nos use e capacite a cada dia para transmitirmos o evangelho ao povo aqui do norte de Moçambique.
  • Este mês estaremos participando da conferência anual da MIAF, que será realizado em Beira, a cerca de 1200km de casa, estejam orando por proteção na estrada, pois são dois dias de viagem por causa das estradas bem precárias.

Para mais fotos, clique aqui.


CONTRIBUA COM A FAMÍLIA COSTA. Clique aqui


Avatar
Publicado por André Metz